Teste (Review) do CD Player Cambridge Azur 651C

 

Introdução

Chegou a vez do CD player Azur 651C da renomada inglesa Cambridge.

Não vou alongar demais esta introdução, pois muito sobre os testes que realizamos e sobre a marca Cambridge já foi dito nos testes anteriores.

Porque um CD player?
Afinal o mercado hoje parece ser dos players universais.
Realmente parece uma opção bem limitada, mas é importante lembrar que players dedicados, principalmente por serem livres das etapas de vídeo, são geralmente mais adequados para se obter a melhor qualidade possível dos discos de áudio. Além disso, para quem possui uma ampla coleção de CDs e não quer “gastar” seu DVD players tocando seus discos, é mais recomendado ter um player dedicado para esta finalidade.
Ainda, para quem quer um sistema dedicado para estéreo e novamente ouve mais CDs, continua o player dedicado sendo uma das melhores opções.
Além disso, muitos audiófilos já se renderam aos DACs externos (meu caso) e um player mais acessível e dedicado pode funcionar muito bem como transporte.

O  651C não é o topo de linha do fabricante. Este papel é do 851C, da família 851, que é um player mais caro e sofisticado.
Porém, o 651C não é o modelo mais básico da linha (a série 351).
Trata-se de um modelo relativamente sofisticado e com projeto muito bem feito, por um preço bem interessante para quem quer usá-lo numa das aplicações propostas acima ou em outra onde a qualidade de áudio é importante.

Apresentação

O 651C é um player básico, convencional e sem grandes atrativos externos.
No painel frontal temos o display (grande e bem legível), a gaveta e os comandos do aparelho.
No painel traseiro encontramos as conexões habituais de saídas analógicas, saídas digitais ótica e coaxial, conexão do cabo de força, botão liga/desliga e conexões de controle.
Mas, não se deixe enganar por esta simplicidade. O 651C possui um interior que mostra o cuidado com o projeto e a escolha dos componentes.

Sua construção é muito cuidadosa e robusta e, como todo produto Cambridge, feito para durar.

É clara a intenção do projeto, reproduzir CDs com muita fidelidade.
O 651C emprega componentes de ótima qualidade, específicos para utilização em áudio.
Os DACs (conversores digitais/analógicos internos) são os Wolfson WM8742 (24-bit/192kHz), utilizados em muitos players mais caros e DACs externos. Como outros produtos da Cambridge, estes DACs permitem a escolha de três filtros digitais para proporcionar melhor ajuste do som.

O 651C utiliza uma fonte de alimentação interna bem elaborada que emprega um transformador toroidal, e seu transporte bastante robusto possui base de fixação adicional para proporcionar maior rigidez e uma leitura mais precisa.

Seu sistema de servo-controle e leitura é regido por um circuito proprietário de elevada precisão, que utiliza um processador ARM7 para melhor desempenho destas funções.

Sua montagem é bem cuidadosa e superior a muitos players que possuem um gabinete externo mais chamativo e montagem interna descuidada e com pouco desempenho para oferecer, e que custam bem mais.
Esta é uma característica da Cambridge, oferecer produtos de excelente nível por preços justos.

O controle remoto é bastante funcional e de bom manuseio.

Sua construção me lembra o mesmo capricho da Marantz  em muitos de seus players.

Desempenho

Um player tão bem construído tem a obrigação de fazer bonito quando em funcionamento, e o 651C atendeu à esta expectativa.

Seu funcionamento é preciso, e se saiu melhor em nosso compartimento isolado, uma saleta onde ficam os equipamentos fora da sala de audição, livres das perturbações de várias espécies geradas pelas caixas acústicas e outros elementos.
Ou seja, o melhor desempenho do 651C é disposto em uma base rígida e livre de vibrações excessivas. Não recomendo a maioria dos racks vendidos no mercado como “hi-end” e a preços absurdos, pois na prática são incapazes de controlar as vibrações que chegam ao aparelho ou que são geradas por ele, por mais que falem maravilhas destas soluções.
Depois de experimentar outras soluções comercias de acessórios para controle de vibrações, concluí que uma base bem rígida e pesada se mostra mais efetiva, ainda melhor se um peso for colocado sobre o player, como uma placa espessa de granito, por exemplo (pode-se usar um feltro ou pano fino entre a tampa do player e a pedra para evitar riscos e outras marcas).
Mas, de um modo geral,  o player se comporta bem até demais com as vibrações externas, e as diferenças quase não são notadas. É preciso ser um chato e ficar bem atento em comparações AxB para perceber as influências das vibrações sobre o resultado sonoro, quase nulas. De qualquer forma, fica a dica para quem quer aprimorar o desempenho em todos os seus detalhes.

O 651C foi muito testado com os amplificadores disponíveis por ocasião dos testes, entre eles o 851A, onde ele mostrou as suas verdadeiras qualidades. Apesar do 651C não ser o player recomendado para o 851A (seu parceiro ideial seria o 851C), mesmo assim os resultados foram excelentes, e ele pode fazer par com o 851A com muita tranquilidade.
Ele se saiu muito bem também com o pré 840E e powers 840W, mostrando que é muito valente para tamanha responsabilidade.

Seu som é bem detalhado, aberto, com médios, graves e agudos bem precisos e presentes. O palco sonoro parece ser sempre um destaque deste fabricante, preciso, amplo e com ótimo recuo. Músicos e instrumentos são posicionados corretamente e percebidos sem esforço neste espaço imaginário.

O som flui naturalmente e de forma muito agradável, chamando a atenção para a música e não para os detalhes técnicos da reprodução, como alguns players que já ouvi.

A qualidade de reprodução do 651C atenderá ao audiófilo que procura um player de nível hi-end e preço justo.

QUADRO RESUMO

Pontos fortes

– Excelente detalhamento
– Amplo e preciso palco sonoro
– Bom desempenho em todas as faixas de frequências
– Baixíssimo ruído de fundo
– Sonoridade muito agradável e de nível audiófilo
– Som aberto com apresentação bastante natural
– Construção de excelente qualidade e com o emprego de componentes de elevado desempenho
– Excelente transporte

Pontos fracos

– Não reproduz SACD ou outros formatos além de CD, o que pode ser uma limitação para muitos usuários
– Não é a última palavra em velocidade, mas ainda assim muito superior a players muito mais “famosos”

Recomendado

O 651C é melhor recomendado para quem busca um player de CDs de nível audiófilo, e não quer gastar uma fortuna com players que muitas vezes apresentam desempenho até inferior.
Atende à um sistema estéreo com amplificadores e caixas de bom nível, sem fazer feio em sistemas mais sofisticados também.
É indicado como transporte para utilização com DACs externos, independente da qualidade e do preço destes.
Não é recomendado para quem quer reproduzir outros formatos como SACD, FLAC, SACD, etc., a não ser que sua coleção de CDs seja significativamente maior ou que ouça preferivelmente CDs, já que por ser um player dedicado, consegue oferecer neste formato um resultado superior a maioria dos players universais.

Conclusão Pessoal

Um excelente CD player com desempenho de nível audiófilo, e que não faz feio em sistemas mais sofisticados. Mais um produto com a costumeira qualidade de construção e desempenho da Cambridge.

Preço

Pode ser encontrado em mercados virtuais da internet numa média de preço de R$ 1.850,00

Peso e dimensões

– Peso: 4,8 kg
– Dimensões: 430 x 85 x 305mm (16.9 x 3.4 x 12.2″) (largura x altura x profundidade)

Especificações técnicas do fabricante

Pode ser obtidas clicando AQUI

Manual do aparelho

Em inglês, pode ser obtido clicando AQUI

Fotos exclusivas produzidas pelo Hi-Fi Planet

.

.

.

.

.

.

.

9 Comentários

  1. É ao meu ver inadmissível um aparelho deste nível vir sem saída para fones ! Qual sua impressão do Marantz CD5005?? Obrigado

  2. Concordo. Uma saída de fones poderia ser interessante em alguns casos, e não custaria tanto assim.
    Gosto muito desta série da Marantz, e o CD5005 é um ótimo player.

  3. Adquiri um audio Cambridge Azur 651C há cerca de um ano (2014). Subitamente, o aparelho se recusa a fazer a leitura dos CD’s, abrindo a gaveta automaticamente. Já li todas as recomendações constantes do manual. Aparentemente não há nada de errado mas, estamos diante de uma máquina passível de falhas. Gostaria de receber ajuda e aconselhamento sobre como agir. Muito grato!

  4. Olá Paulo,

    Gostaria de sugerir que colocasse esta questão no clubehiend.com.br. Acredito que muitos colegas lá poderão lhe ajudar melhor.
    Eu tinha um player da Sony que tinha uma chavinha interna que detectava a gaveta fechada. Com o tempo ela começou a dar mau contato e não identificava a gaveta fechada entendendo isso como uma falha de carregamento, e assim a abria a gaveta novamente.
    Pode ser o mesmo caso ou outro problema diferente.

    Tente no Clube Hi-End. Ao menos o pessoal deve conhecer um técnico que trabalhe com esse tipo de aparelho.

    Boa sorte.

    Abraço

    Eduardo

  5. Olá Paulo. Também adquiri um player 651C, em meados do primeiro semestre e tive o mesmo problema relatado por você.
    Contactei meu fornecedor e fui informado por ele que tratava-se de um lote que tinha saído da CA com um pequeno problema no sistema de transporte. A própria CA admitiu o problema, ainda segundo meu fornecedor, e estava encaminhando todo o sistema de transporte do CD para troca o que, foi feito no meu 651C.
    Inspecionei, inclusive, toda a peça trocada/substituída que seria encaminhada para a CA em Londres.
    Desde então, nunca mais tive nenhum tipo de problema.
    Agora, é só alegria.
    Uso meu 651C conectado a dupla 851E/851W.
    Fica a dica.
    abs

    Nilo

  6. Bom dia ! Eduardo tenho o 651c juntamente com 85e/851w , e estou querendo ir para o 851c. Gostaria de orientação.

  7. Prezado Eduardo, vc ja ouviu o 851C e o M6CD ? Poderia fazer um paralelo entre eles caso positivo?
    Grande abraco, Bruno.

  8. Olá Bruno,

    Não consigo traçar um comparativo entre os dois players, até mesmo por conta da falta de afinidade com o M6CD.
    Certamente, os dois são excelentes produtos, bem admirados no exterior e com avaliações sempre muito positivas.

    Abraço

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*