Teste (Review) do Amplificador Integrado Arcam FMJ A38

 

Introdução

Já testamos o CD/SACD player Arcam FMJ CD37, e naquela oportunidade comentamos que ele fazia par com este integrado também da Arcam.
Por sorte, tive acesso aos dois equipamentos ao mesmo tempo para os testes, o que foi importante para avaliar a integração entre os dois componentes.

Muitas vezes os avaliadores de equipamentos testam unidades separadas de seus pares naturais, o que não é uma boa prática.
Equipamentos de áudio deveriam ser padronizados, permitindo que funcionassem isoladamente com qualquer outro equipamento dentro de um sistema, mas não é o que ocorre.
Não que tecnicamente isto seja impossível, é fácil de ser feito. A questão é que os fabricantes podem adotar particularidades em seus projetos que são melhor aproveitadas com componentes também desenvolvidos para se adaptarem a estes recursos. Alguns chamam isso de “sinergia”, mas trata-se apenas de uma questão de compatibilidade entre os equipamentos.

O risco em testar um equipamento isoladamente de seu par está justamente nesta característica de compatibilidade. A avaliação pode não ser favorável naquela configuração, mas o mesmo componente poderia se mostrar muito melhor que outros similares se interligado em seu par natural.
Isto é muito mais comum no mercado do que se imagina, e é importante ter muito cuidado na hora de escolher os componentes do seu sistema, dando preferência por componentes da mesma marca e família daqueles já existentes. É a solução que adoto hoje tanto no meu HT como no meu sistema estéreo. Nestas condições, a possibilidade de acerto é muito maior, já que os equipamentos normalmente “casam” melhor com seus pares originais.
Claro que nada impede que se experimente outras opções e a preferência seja por algo diferente disso, mas em termos de avaliação me parece mais adequado testar os equipamentos com a sua combinação original.

Neste teste, essa escolha se mostrou a mais acertada, pois nas inúmeras combinações realizadas o melhor desempenho do A38 foi obtido com o próprio CD37.

A Arcam dispensa comentários. Como já citei no teste do CD37, trata-se de um fabricante muito sério, com mais de 30 anos de experiência em projeto de equipamentos de áudio, e que produz equipamentos audiófilos de excelente qualidade e com uma construção robusta e durável.

Para melhor entender nossa metodologia de testes, recomendo a leitura da aba “Reviews”, acima nesta página abaixo do logo Hi-Fi Planet.

Apresentação

O Arcam FMJ A38 é um amplificador integrado, ou seja, reúne as funções de pré-amplificação e amplificação de potência num mesmo gabinete.

Sua construção, como todo equipamento Arcam, é muito bem feita.
Para os olhares mais técnicos, é possível perceber pelas fotos internas que trata-se de um equipamento construído com bastante atenção à qualidade dos componentes e com muita dedicação ao projeto.
Sempre que testo um equipamento procuro conhecer esta face “oculta” do mesmo. Como tenho também formação técnica na área eletrônica, consigo extrair muitas informações importantes do equipamento observando os cuidados em sua construção, os componentes utilizados e o projeto em si.
Muitos dizem que uma montagem ou um projeto bem feito pouco dizem sobre a qualidade sonora de um equipamento. Mas, não é bem assim que as coisas funcionam no mundo real.
Componentes de baixa qualidade costumam apresentar grande imprecisão de funcionamento, maior possibilidade de defeitos e vida útil mais curta.
Uma montagem mal realizada costuma ser disfarçada por um painel bonito, mas não esconde o pouco cuidado que o fabricante dispensou no seu desenvolvimento.
E o projeto, seja ele simples ou complexo, nos dá uma idéia da intenção do projetista, e o que ele próprio esperava de seu projeto.
São informações importantes sim, e prefiro tê-las sempre disponível.
Neste ponto, a Arcam se sai muito bem, e o A38 é mais uma prova disso.

O integrado possui um bom número de entradas, mas a amplificação de fono para toca-discos de vinil é opcional.
Se por um lado eu gostaria de ter este recurso disponível, por outro lado um bom pré de fono interno encareceria o produto, e não são todos os consumidores que ouvem vinil.

O controle de volume é digital (não altera a resistência elétrica mecanicamente como um potenciômetro ou um seletor de resistores, por exemplos), utiliza um Burr Brown PGA2320 operado por um botão giratório, e é bastante preciso, podendo ser ajustado para variar em passos de 0,5, 1 ou 2 dB conforme o gosto do usuário através de um menu de ajustes.
O circuito de amplificação de sinal também utiliza componentes Burr Brown, e transistores Sanken na saída de potência.
A temperatura é controlada através de um circuito dedicado, evitando que variações térmicas possam afetar a qualidade do sinal.
Utiliza, ainda, capacitores Rubicon e Stargate de alta qualidade.

O A38 não possui controles de tonalidade, mas permite ajuste do balanço entre os canais, um recurso que considero bastante útil em algumas aplicações. Possui ainda saída para fones de ouvido, que apesar de ser algo que não me atrai muito a atenção, testei por curiosidade com meu bom e velho Grado SR 80, e gostei do resultado.

No painel traseiro encontramos entradas e saídas para todos os gostos, inclusive a possibilidade de desconectar a saída de pré-amplificação do amplificador de potência, o que pode ser bastante útil em algumas aplicações, principalmente quando evoluirmos em nosso artigo “Rumo à Customização“, e lá saberemos o porquê.
Além das entradas e saídas costumeiras e em bom número de opções, o A38 permite ligar dois conjuntos de caixas acústicas estéreo, ou utilizar o conceito de bicablagem (algo que não abro mão em meus sistemas) com bastante versatilidade, podendo ainda alimentar caixas acústicas de um segundo ambiente.

Importante ressaltar que ele ainda dispõe de uma chave comutadora de 110/115 – 220/240 Volts, permitindo a sua utilização em tensões elétricas diferentes, como aquelas encontradas no Brasil.

Todas as entradas e saídas são banhadas a ouro, e o display no painel frontal fornece uma leitura fácil.

O controle remoto CR90 é bastante completo, acessando todas as funções do aparelho.

O A38 fornece, segundo o fabricante, uma potência máxima de saída de 1o5 watts por canal em 8 ohms, e 200 watts em 4 ohms, o suficiente para uma sala média com um volume “normal” de utilização.

Desempenho

Novamente, se fizermos uma pesquisa rápida pela internet, encontraremos opiniões diversas sobre o A38, com elogios extremos e opiniões nem tão favoráveis assim.
Por esta razão, sempre recomendo que não se confie em reviews como última opção para decidir pela compra de um equipamento.
Reviews são imprecisos, e nada substitui a avaliação pessoal do usuário, que deve fazer a sua escolha de acordo com o seu gosto, suas características auditivas, seu sistema e sua sala.
Recomendo que reviews sejam utilizados como mais uma informação, porém, não conclusiva.

Nos testes que realizei, notei uma variação no desempenho do equipamento com diversas configurações. Em todas ele se saiu muito bem, com a qualidade que se espera de um produto Arcam. Mas, foi em combinação com o seu “parceiro”, o CD/SACD player FMJ CD37 que ele mostrou todas as suas qualidades.
Isso não significa que ele não se sairá bem com outra fonte, mas, como todo equipamento, ele se ajusta muito melhor ao player da mesma marca e família. A sintonia entre os dois é perfeita.

O A38 esbanja força, permitindo atingir um bom volume sonoro. Óbvio que isso também depende da sensibilidade das caixas acústicas, mas mesmo com caixas de sensibilidade média ou média/baixa, ele não vai deixar nada a desejar.

O A38 te leva para dentro da música, com uma reprodução bastante agradável, precisa e detalhada. Os graves são corretos quando utilizado com caixas também controladas e salas adequadas, e os médios e agudos dentro daquilo que se espera de um equipamento audiófilo com a clássica qualidade sonora inglesa.

Ele oferece um palco sonoro bem adequado, com boa largura e profundidade, e um ótimo posicionamento de instrumentos e vozes.

Sua característica de tonalidade é mais para o neutro, sem tentar evidenciar graves, médios ou agudos. Isto é apenas um conceito de projeto, pois alguns fabricantes preferem outras soluções, e que também funcionam muito bem.
Esta característica de neutralidade é mais informativa do que crítica, pois, como já tratamos em artigos anteriores, ser neutro pode não ser nenhuma virtude diante de tantos fatores que envolvem a percepção sonora.

O A38 é um amplificador rápido, bastante controlado e preciso, que certamente agrada aqueles que procuram um amplificador com qualidades audiófilas, de nível hi-end. Novamente, aqui, confirmei que preço não significa muito em se tratando de equipamentos de áudio. Já ouvi amplificadores mais caros com desempenho inferior, como já citei em outras oportunidades.

QUADRO RESUMO

Pontos Fortes

– Construção excelente e robusta, feito para durar
– Excelente seleção de componentes internos
– Excelente qualidade sonora, com detalhamento, equilíbrio e força quando mais exigido
– Grande versatilidade de conexões e ajustes
– Palco sonoro muito correto
– Preço bastante interessante

Pontos Fracos

– Amplificador de fono é opcional (para quem ouve vinil e não gostaria de investir num pré de fono avulso)
– Não possui entradas balanceadas (para quem prefere e faz uso desta opção)

Recomendado

Este amplificador integrado é recomendado para quem procura um equipamento que forneça boa potência para salas até 40m2, com nível de reprodução sonora audiófila, como deve ser um verdadeiro equipamento hi-end.
É um amplificador para satisfazer plenamente um sistema dedicado de áudio, principalmente acoplado ao CD/SACD player Arcam CD37, quando apresenta o seu melhor resultado geral.
Indicado para quem não quer gastar muito com equipamentos bem mais caros, e deseja um resultado semelhante ou até superior, dependendo do concorrente.

Conclusão Pessoal

Novamente, esta conclusão é válida para este teste, podendo variar em outras instalações.
Porém, é difícil não gostar de uma produto Arcam. Os ingleses geralmente produzem equipamentos de sonoridade bastante agradável, e com uma construção bem feita que garante o bom desempenho por muitos anos de uso.
Conheço alguns produtos da Arcam que estão funcionando há mais de 12 anos com uma qualidade acima de muitos modelos atuais de alguns fabricantes bem conhecidos. Certamente agradará quem montar um sistema audiófilo e não se preocupar com a troca de componentes por algum tempo.

Preço

Pode ser encontrado em mercados virtuais da internet numa média de preço de R$ 4.200,00.

Dimensões e peso

Dimensões: 43 x 37 x 11 cm (largura x profundidade x altura)
Peso: 9,5 Kg

Manual do aparelho

Para mais detalhes, baixe o manual do fabricante Aqui

Fotos produzidas pelo Hi-Fi Planet

Abaixo algumas fotos produzidas por nós (dentro da qualidade que conseguimos) que proporcionam uma visão geral do equipamento.

Visão geral frontal do A38
Visão geral traseira
Detalhe frontal
Outro detalhe frontal
Outra vista frontal
Detalhe das conexões traseiras
Outro detalhe das conexões traseiras
Vista interna
Detalhe interno

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