Falha na Abertura da Gaveta do Oppo BDP-83

Um problema vem atingindo inúmeras unidades fabricadas do player de Blu-ray Oppo modelo BDP-83.
Conheça aqui as causas e a solução.

A Oppo é um cultuado fabricante Chinês de players de DVD e Blu-ray, que ao longo dos últimos anos ganhou forte destaque em alguns mercados.

Já tivemos a oportunidade de testar alguns modelos aqui no Hi-Fi Planet, e apesar do bom desempenho destes produtos, sempre tivemos algumas ressalvas quanto à sua qualidade de fabricação.

As principais queixas são em relação às constantes atualizações de firmware dos aparelhos, que muitas vezes resolvem um problema mas introduz outros, e também quanto à qualidade de alguns componentes, que apresentam falhas com o tempo, oxidam (parafusos, gabinete e botões frontais), além de outros pequenos defeitos bastante chatos.

Hoje vamos tratar de outro problema ocorrido no modelo BDP-83.

O Defeito

Ainda possuo um modelo BDP-83, pouco usado, e que foi bastante vendido no mercado americano e também no Brasil.
Ao tentar fazê-lo funcionar depois de alguns meses sem uso, percebi que a gaveta do disco não abria. Era possível perceber que o mecanismo internamente até tentava realizar a abertura, mas a gaveta não se movia e a operação era interrompida.

Depois de pesquisar na internet ( disc tray fails to eject ), descobri inúmeros consumidores que estavam sofrendo com o mesmo problema em seus aparelhos, e resolvi entrar em contato com o fabricante.
O atendimento da Oppo é talvez seu ponto mais forte, rápido e bastante atencioso, um exemplo para inúmeros fabricantes nacionais que deveriam ter vergonha da forma como tratam seus clientes, não é Motorola? Samsung? LG? Brother?….

Como sempre, a primeira orientação da Oppo é “virar o equipamento de cabeça para baixo, dar umas leves pancadas no gabinete, balançá-lo, etc”. Esse é o passo mais chato, pois não parece ser uma solução muito aceitável.

Na minha insistência de que o problema continuava, fui informado que eles já tinham conhecimento do problema, e que para ser consertado, o aparelho deveria ser enviado ao fabricante. Insisti que a burocracia, e os custos de saída e retorno deste aparelho do Brasil não compensariam o reparo. Pedi por uma assistência técnica nacional, e não me recomendaram nenhuma, mas me perguntaram se eu tinha um técnico de confiança. Informei que sim: eu mesmo. Tenho muita facilidade com eletrônicos, pois trabalhei muito com eles quando era mais jovem, consertando-os e modificando-os.

Diante disso, me encaminharam as peças para substituição e um guia de instruções para realizar o reparo.
O material chegou em 3 semanas, e pode ser visto na foto abaixo.
Trata-se de uma parte do mecanismo da gaveta e uma correia de tração.

A Solução

Para realizar o reparo é enviado um guia contendo instruções para desmontagem das peças e substituição por aquelas enviadas pela Oppo.
Não é uma tarefa difícil, mas requer um pouco de habilidade manual e alguns cuidados para não danificar outras partes mais delicadas do conjunto.

Seguem as orientações do fabricante para a realização do serviço (original em inglês):

As instruções são bastante claras, e apenas recomendo cuidado com a sugestão de limpar as lentes do leitor, uma operação bastante delicada e que deve ser feita por quem tem conhecimento para tanto, para reduzir os riscos de danificar permanentemente o leitor.

Boa sorte !!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*