O Hi-Fi Planet traz mais uma novidade para os seus leitores.
Há algum tempo o Hi-Fi Planet abandonou o método de avaliação de valor por “estrelas”, por considerar que dividir equipamentos por notas, classes, categorias e outras formas de pontuação é um grande erro, pois não existe ainda uma metodologia capaz de proporcionar tanta precisão para que esse método seja realmente justo.
Inúmeros fatores podem interferir numa avaliação, principalmente quando ela é feita subjetivamente, considerando apenas os ouvidos do avaliador e seus critérios pessoais. Já vimos aqui, e o mundo também sabe disso hoje, que essa sistemática de avaliação é bastante falha.
Algumas publicações estrangeiras já adotam métodos alternativos, relatando as experiências obtidas com os testes, incluindo medições com equipamentos específicos, realizando testes cegos e comparações com produtos similares, deixando para o leitor a tarefa de tirar as suas próprias conclusões, definindo se um determinado produto pode ou não lhe atender.
Como nossos recursos técnicos são (ainda) bastante limitados, adotamos um procedimento similar, onde os resultados dos testes são apresentados de forma a abranger as suas principais características, apresentando-as num quadro resumo que inclui a recomendação sobre o uso do aparelho, seus pontos fortes e fracos, e um resumo geral.
Buscando incrementar a forma como os resultados são apresentados, sem ainda estabelecer pontuações de valor, o Hi-Fi Planet criou 3 selos que começaram a ser utilizados a partir de nossa última avaliação.
Os selos não irão classificar os produtos por valor pontual, mas apenas dividí-los em 3 grupos para melhor exprimir a nossa conclusão sobre o desempenho destes produtos.
O primeiro objetivo é o de começar a mostrar de forma bem clara se um produto cumpre ou não o seu papel. Sabemos que algumas publicações já comentaram o fato de terem testado centenas de produtos que não atendiam às suas propostas, considerados pelas publicações como “puro placebo”. Mas, normalmente, estes produtos não são mencionados nestas publicações (sabe-se lá por conta de qual interesse), o que é um erro, já que o consumidor tem o direito de saber quais itens estão nas prateleiras das lojas e não passam de falsas promessas.
O Hi-Fi Planet já vem denunciando os casos que identifica, e outros serão em breve incluídos aqui em nosso site. Esta condição deve ficar bem clara para o leitor, e também nesta direção estes novos selos cumprirão um papel muito importante.
São 3 selos com objetivos distintos, a saber:
Este selo indica que o produto cumpre o seu papel.
São produtos feitos com seriedade, com um objetivo bem definido, e que pode atender às necessidades do consumidor por tratar-se de uma concepção honesta.
Se o produto será funcional ou não em determinadas circunstâncias, muitas vezes somente um teste naquelas condições específicas poderá esclarecer isso, pois sabemos hoje que mesmo bons produtos podem ter um comportamento inferior ou até neutro dependendo de muitos fatores que podem interferir nos resultados.
Este selo será utilizado tanto para serviços como para produtos.
Este selo (cinco estrelas) será reservado aos produtos com desempenho excepcional e oferecidos por preços justos. Não adianta o produto ser excelente, mas ter um preço proibitivo ou de óbvia exploração. A idéia de que é o mercado que faz o produto custar caro, pois tem quem compra caviar, é algo inconcebível para quem busca um equipamento de áudio ou vídeo para desempenhar com competência as suas funções. Mesmo que o produto possua qualidades muito acima da média, não pode ser tratado como objeto de luxo, de satisfação de um ego pessoal na busca da valorização de um status somente. Isso é inaceitável em nossa sociedade moderna. Não há mais espaço para que grifes tenham mais valor do que o próprio valor que o produto oferece de fato.
Para receber este selo, o item avaliado deve ter um desempenho realmente inquestionável, independente dos fatores que podem interferir na sua utilização em cada caso específico, e ter um preço que realmente o torne ainda mais especial pelo que ele é, e não pela marca que carrega.
Este selo será utilizado aos produtos e serviços que na verdade não cumprem o que prometem. Valerão também para aqueles conhecidos como “placebo”, cuja finalidade é apenas trocar o dinheiro do consumidor por algo que não lhe proporcionará os benefícios oferecidos.
É preciso que o mercado tenha consciência das qualidades (ou da falta delas) de um produto, para que possa fazer escolhas mais acertadas e não mais alimentar e premiar a incompetência. Este selo terá este objetivo, deixando de forma bem clara esta condição.
A responsabilidade de quem informa é muito grande, e é preciso ser bastante cuidadoso para não causar prejuízos ao leitor ou ser injusto com o fornecedor. Esperamos, com esta novidade, aprimorar a forma como levamos a informação aos nosso leitores.
Gostei da novidade.
Curto muito este blog, mas podia ser atualizado com mais frequencia, desculpe, sei que não deve ser facil, mas ficamos sempre na expectativa da próxima novidade.