A revista inglesa Hi-Fi Choice, em sua edição de Março de 2011, comparou 6 caixas bookshelf .
O resultado vemos abaixo, incluindo o gráfico de avaliação pela média do grupo.
As caixas escolhidas para o comparativo foram:
Cabasse Bora
Monitor Audio Platinum 100
Opera Callas
Tannoy Definition DC8
Spendor SP2/3R2
Dynaudio Contour S1.4
Segue o resultado do teste:
A Vencedora do Grupo:
Spendor SP2/3R2
5 ESTRELAS
A Vice-Campeã do teste, que recebeu o selo especial “Recommended”:
Tannoy Definition DC8
4 e 1/2 ESTRELAS
As demais que participaram do teste mas obtiveram 4 estrelas ou menos:
Monitor Audio Platinum 100
Opera Callas
Dynaudio Contour
Cabasse Bora
Comentários finais da avaliação:
Parabéns pelas informações de qualidade do Blog Eduardo!! Já teve a oportunidade de ouvir as Spendor??? Destas só ouvi as Contour e realmente me impressionaram. Fico aqui imaginado a qualidade das demais caixas, sobretudo aquelas que obtiveram melhores avaliações. Aqui em Porto Alegre, infelizmente temos pouquíssimas opções de audição de distintas marcas, seja de caixas (agora temos aqui o distribuidor das Dynaudio e Cambridge) ou de equipamentos (fontes, amplificadores, etc e tal). Abração
Olá Dakir,
Sim, já pude ouvir as qualidades das caixas Spendor ( http://www.spendoraudio.com/ ), que aliás colecionam prêmios e ganham comparativos pelo mundo inteiro. O importador era o Sr. Moisés de Brasília, que também trazia as maravilhosas ProAc ( http://www.proac-loudspeakers.com/ ), outra marca muito conceituada.
Como você pôde ver neste teste, e é possível confirmar em outros tantos publicados por outras sérias revistas européias especializadas, estamos bem mal servidos de caixas. Faltam opções sérias no Brasil, e acabamos convivendo com aquelas que se sentaram no trono e não têm muitos concorrentes locais à altura para incomodá-las (com raras exceções).
Vamos esperar que isso mude. O mercado brasileiro ainda precisa evoluir muito. As publicações também precisam se aperfeiçoar. Ainda vemos reviews feitos com caixas que há muito tempo já não são referências certas para um teste crítico onde se pontua equipamentos (outra coisa já ultrapassada… mas é o que temos).
Abraço
Eduardo
Prezado Eduardo,
Boa tarde.
Em primeiro lugar, parabéns por disponibilizar com muita boa vontade informações técnicas honestas em português irretocável. Os textos do senhor, além de muito esclarecedores, são uma leitura muito agradável, o senhor escreve muito bem.
Em segundo lugar, gostaria, dentro das possibilidade do senhores, de sugestões de integrados no valor de até dez mil reais que casam bem com caixas Monitor Audio PL 100. Sansui Alpha 607NRA, Musical Fidelity M6SI, Marantz PM11S3 são boas opções?
Obrigado
Ricardo
Olá Ricardo
Obrigado pelas palavras gentis.
Marantz é muito bom. Não tem a grife de frescura de outras marcas “hi-end”, mas são equipamentos honestos e que fornecem um bom resultado para a sua necessidade. Musical Fidelity é outra boa opção. Não sei os preços hoje dos modelos da Cambridge, mas vale a pena dar uma olhada também.
Abraço
Eduardo
Prezado Eduardo,
Boa tarde.
Muito obrigado pela resposta atenciosa com as indicações. Você conhece os integrados Sansui da linha Alpha? Poderia comentar algo especificamente sobre o Alpha 607NRA (https://audio-database.com/SANSUI/amp/au-alpha607nra-e.html) e o Alpha 707NRA (https://audio-database.com/SANSUI/amp/au-alpha707nra-e.html), tendo em vista um eventual casamento com as caixas Monitor Audio PL 100?
Abraço
Ricardo
Desculpe, Ricardo, mas não tive contato com esse modelo para te dar uma opinião confiável.
Abraço