Gravador de DVD Philips – DVDR3455H

O resultado deste teste será apresentado de forma diferente.
Das outras vezes fizemos as avaliações atribuindo rótulos de valor, no caso utilizando-se de estrelas para pontuar o equipamento avaliado.
Este método de pontuação não funciona. Apesar de algumas publicações utilizarem essa forma de avaliação, ela acaba sendo bastante imprecisa e perigosa, já que muitas vezes (na maioria delas) é distorcida em função dos interesses de anunciantes e outras razões já amplamente explicadas neste mesmo site.

Não se trata de uma suposição, mas de uma constatação, pois vivi estas situações na prática, tanto em publicação impressa como em espaço virtual.

Posso afirmar hoje com toda a certeza que a avaliação por estrelas, notas, nomes de pedras ou metais preciosos, ou qualquer outra forma semelhante NÃO FUNCIONA. Não é confiável e não traz qualquer utilidade para o leitor, tanto que muitas publicações sérias no exterior também já abandonaram este modelo.
Muitas vezes o que observamos são cópias de manuais intituladas de “teste” e que ainda, inacreditavelmente, recebem uma nota de valor. Outras vezes observamos que as notas são dadas segundo uma condição específica, desconsiderando outras aplicações ou situações onde o equipamento avaliado se mostra numa direção oposta daquela conclusão.
Recentemente observamos um player de alta definição ser avaliado no mais alto grau da escala de valor por uma revista nacional. Sofri duras pressões por ter publicado algo contrário, pois o equipamento carecia de inúmeros recursos e apresentava outros tantos problemas.
As avaliações internacionais foram duras com o equipamento, e o seu fracasso em vendas obrigou o fabricante a lançar em curto espaço de tempo um aparelho mais adequado ao mercado. Mas isso não é um consolo para quem acabou adquirindo o equipamento.

Feito esta introdução, a partir deste teste, conforme foi explicado no link já indicado, iremos fornecer o maior número possível de informações, apresentar as avaliações de uma forma diferente, talvez inédita em alguns pontos, e ficará ao cargo do leitor concluir se aquele equipamento testado atende ou não às suas necessidades.

O aparelho aqui testado foi adquirido na Americanas.com, e não cedido para teste. Isso também é importante, já que muitos aparelhos são devidamente “preparados” quando enviados para testes.
Chegou com 1 dia de atraso e com um pequeno amassado na caixa, mas a excelente embalagem protegeu bem o equipamento. Porém, não é recomendável um equipamento desses receber qualquer impacto.

O DVD Recorder Philips DVDR3455H é um gravador/reprodutor de DVD. Possui alguns recursos bastante interessantes, e dispõe de um HD interno (o mesmo utilizado em computadores) de 160GB.
O mercado oferece gravadores de DVD com ou sem HD interno. No caso do gravador sem HD, a gravação é feita diretamente num disco “gravável”, e estes aparelhos custam menos que o modelo com HD. A vantagem, porém, do modelo com HD é a sua capacidade de armazenagem, além de possibilitar outros recursos interessantes como mostraremos adiante.

Este modelo da Philips tem um bonito design e é bem construído. Possui uma altura de apenas 4,9cm, e pesa 3,7Kg. As especificações completas serão apresentadas ao final deste teste.
Ele pode armazenar até 270 horas de gravação em seu HD, ou 8 horas num disco, tanto gravável, como regravável. (DVD+R/RW e DVD-R/RW) Essa capacidade é possível utilizando o modo SEP de gravação, que não apresenta a melhor imagem.
Além deste modo SEP, estão disponíveis outros 6 modos de melhor qualidade de imagem, mas a capacidade de gravação vai reduzindo com a qualidade. No modo HQ, que é o que apresenta a melhor qualidade, a capacidade do disco é reduzida para 1 hora, e do HD para 34 horas. Durante os testes, preferi a combinação do modo SP, que permite 2 horas de gravação em disco, ou 68 no HD. Mas, isso varia de gosto para gosto, e também da utilização e do TV usado. No meu caso, a aplicação maior será a gravação de programas da TV por satélite, com um televisor plasma de 42”.
Outra razão para escolher essa combinação é que a maioria dos filmes possuem duas horas de duração no máximo, e como o gravador transfere do HD para o disco na mesma velocidade gravada, fica mais simples transferir um filme completo num único disco, na melhor qualidade possível para esta condição.

Um recurso bastante interessante, não disponível em todos os gravadores do mercado, é o Pause Live TV. Com ele é possível simular o congelamento da imagem de um programa que se esteja assistindo na TV, e continuar assistindo-o depois, como se tivéssemos “congelado” a programação ao vivo. Na verdade, o aparelho automaticamente grava a continuação do programa em seu HD, e quando escolhemos continuar, passamos a ver o que foi gravado no HD, exatamente a partir do instante em que foi paralisado.

É possível transferir o que foi gravado no HD para um disco gravável ou regravável, respeitando-se os limites de capacidade, mas não é possível transferir o conteúdo de um disco para o HD.
Também é possível gravar a partir de um videocassete ou outro DVD player, desde que a gravação não tenha proteção contra cópia (muito comum nas gravações comercias de DVD).
O DVDR3455H possui entradas frontais para uma câmera externa ou outro dispositivo de imagem (inclusive no padrão i.LINK de filmadoras digitais), além da útil entrada USB, que permite a conexão de dispositivos de memória portátil tipo pendrive para reprodução de fotos ou música. Outros dispositivos de armazenagem, como um HD externo, não são indicados para essa entrada.
O player possui saída PAL, mas não no mesmo padrão brasileiro, por isso é necessário que o TV possua o sistema NTSC.
Reproduz MP3, WMA, JPEG, DivX 3.11/4.x/5.x/6.
Possui receptor interno de TV aberta.

Diversas opções de conexão estão disponíveis:
Conexões frontais: Entrada de áudio E/D, Entrada CVBS, Entrada i.LINK DV (IEEE1394,4 pinos), Entrada S-Video, USB.
Conexões traseiras: Entrada de áudio analógica esq./dir., 2 saídas E/D de áudio analógico, Saída de vídeo componente com progressive scan, Entrada Vídeo Composto (CVBS), Saída Vídeo Composto (CVBS), Saída digital coaxial, Entrada antena RF/saída TV, Saída S-Vídeo.
Sentimos a falta de uma saída HDMI, o que tornaria esse aparelho mais interessante como reprodutor de DVD. Para quem é exigente com qualidade de imagem, e possui um TV ou projetor compatível, recomendamos a utilização de um segundo player para discos comerciais. A conexão HDMI (preferivelmente com upsampling) oferece melhor qualidade de imagem.

O controle remoto, infelizmente, não é iluminado. Já está na hora dos fabricantes oferecerem iluminação pelo menos nas teclas mais comumente usadas, já que muitos desses equipamentos são utilizados hoje em salas com pouca iluminação.
As teclas e as inscrições poderiam sem maiores para facilitar seu uso.
O compartimento das pilhas também não é dos melhores, dificultando um pouco a retirada das mesmas.

O manual também poderia possuir uma leitura mais fácil, com fonte maior e combinação de tons mais adequada. A tabela de qualidade de gravação da página 6 (ou 26) é um duro exercício de leitura.

Outra coisa que não me agradou: na parte superior do aparelho vem colada uma etiqueta com algumas orientações de manuseio. A sua retirada faz-se necessária para melhor aparência, porém boa parte da cola fica aderida ao aparelho depois que a etiqueta é retirada, exigindo a sua trabalhosa limpeza que só foi possível com álcool e muita paciência.
Os fabricantes precisam tomar cuidado com isto. Já vi até telas de TVs LCD e Plasma manchadas por causa destas etiquetas.

Como sempre fazemos, abrimos o aparelho para uma avaliação interna.
A construção é exemplar, muito bem cuidada. O aparelho usa um HD convencional, com ligações também convencionais, o que facilita a sua substituição pelos mais habilidosos (é preciso apenas verificar a questão da formatação).
A unidade de DVD também é muito semelhante àquelas utilizadas em computadores, inclusive com as mesmas ligações típicas. Essas características poderiam facilitar substituições futuras, o que pode garantir longa vida útil ao equipamento, já que são justamente esses componentes que mais sofrem com o uso e mais problemas apresentam com o passar do tempo.
As fotos apresentadas no final deste teste são bem elucidativas.

Em teste

Em teste o aparelho se comportou muito bem. Todas as funções funcionaram perfeitamente, sem falhas de qualquer tipo. O ruído de funcionamento é bastante baixo, mas o funcionamento do HD se faz perceptível quando o silêncio é total, e dependendo da distância do aparelho. Numa condição normal, é bastante adequado.
Não apresentou problemas de aquecimento, bastante comuns em alguns aparelhos.

Não é um aparelho de uso tão simples e intuitivo como um DVD player convencional, afinal, possui funções um pouco mais complexas. Uma boa leitura do manual é necessária, e é preciso habituar-se aos comandos para um domínio satisfatório do aparelho, mas nada que não seja superado em pouco tempo.

Os testes consumiram 4 dias, e várias gravações foram feitas. Os resultados foram sempre positivos, e o aparelho agradou muito.
Utilizado para gravar programas da TV por satélite apresentou imagem e som fiéis aos originais, em modo SP.
Os recursos funcionam muito bem, e o Pause Live é muito bem-vindo. As operações são rápidas e precisas.

Não ocorreu qualquer problema nas gravações em disco. Foram utilizados discos DVD-R da Sony, e DVD +RW da Philips, que foram prontamente reconhecidos e não apresentaram falhas de gravação.

Discos comerciais foram reproduzidos normalmente, mas a falta de uma conexão HDMI com upsampling limita a qualidade final da imagem. (lembrando que é preciso ter TV compatível com esse padrão)
O DVDR3455H funcionou muito bem para reprodução de música, tanto em CD convencional como em formato MP3, inclusive através de pendrive na entrada USB.
Mas, é o seu desempenho como gravador de DVD que realmente mais agradou, tornando-o uma das melhores opções do mercado, quando comparados a outros modelos disponíveis.

Como já foi antecipado no começo deste artigo, segue um resumo das qualidades deste aparelho, e assim o leitor poderá estabelecer o seu valor para a sua aplicação específica.

QUADRO RESUMO:

PONTOS FORTES:
– Preço adequado
– Ótimos recursos e excelente funcionalidade
– Ótima imagem das gravações
– Excelente construção
– Grande espaço do HD
– Funcionamento preciso
– Visual bonito
– Entrada USB
– Recurso de Pausa ao Vivo e Repetição Imediata bastante úteis
– Boa compatibilidade com gravações
– Bastante versatilidade de conexões (inclusive S-Video e Vídeo Componente)
– Possui progressive scan
– Permite edição e criação de capítulos
– Reproduz DivX
– Entrada i.LINK
– Timer bastante eficiente
– Recepção de TV

PONTOS FRACOS:
– Controle remoto não é iluminado
– Ausência de saída HDMI
– Não possui saída PAL-M para TV
– Manual de leitura pouco confortável
– Não permite gravar de um disco de DVD para o HD interno
– Não grava DVDs protegidos (não permite cópia de backup)
– Não é destravado para todas as regiões
– Não grava discos DVD DL (dual layer – dupla camada)
– Perde a configuração do relógio quando desligado da energia elétrica

RECOMENDADO
Pela sua versatilidade de gravação, o Philips DVDR3455H é muito recomendável para quem quer gravar seus programas favoritos da TV, tanto para guardar em disco em sua videoteca, como para assistir em outro momento mais oportuno. Também para quem deseja copiar em discos suas gravações (não protegidas) em VHS.
Para quem quer o conforto de poder paralisar seus programas de TV para continuar assistindo-os depois.
Para quem não quer ficar se preocupando com discos, espaço e complicações na hora de gravar seus programas de TV.

NÃO RECOMENDADO
Para quem não vai gravar muito, ou só quer converter algumas gravações de VHS para DVD (HD é dispensável o que favorece opções mais econômicas).
Para quem quer ter no mesmo aparelho, além de um gravador, um player com alta qualidade de imagem para TVs com entrada HDMI e resoluções de 720 ou 1080 linhas.

CONCLUSÃO PESSOAL
Um excelente gravador, bem construído, versátil, de marca confiável e preço adequado.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Imagem/tela

Conversor D/A 10 bits, 54 MHz
Conversor A/D 10 bits, 54 MHz
Aprimoramento de imagens Progressive Scan

Som

Conversor D/A 24 bits, 96 kHz
Conversor A/D 24 bits, 96 kHz

Gravação de vídeo

Mídia de gravação DVD+R/+RW , DVD-R/-RW
Sistema de gravação NTSC , PAL
Formatos de compactação MPEG2
Modos de gravação High Quality (HQ) , Standard Play (SP) , Standard Play Plus (SPP) , Long Play (LP) , Extended Play (EP) , Super Long Play (SLP) , Super Extended Play (SEP)
Compressão de áudio Dolby Digital

Reprodução de vídeo

Mídia de reprodução CD-R/CD-RW , DVD-Vídeo , CD/SVCD de vídeo , DVD+R/+RW , DVD-R/-RW , DVD+R DL , DVD-R DL
Formatos de compactação MPEG1 , MPEG2 , MPEG4 , DivX 3,11 , DivX 6.0 , DivX 4.x , DivX 5.x

Reprodução de áudio

Mídia de reprodução CD-R/RW, CD de áudio
Formato de compactação MP3, Dolby Digital, MPEG2 multicanal, PCM

Reprodução de imagem estática

Mídia de reprodução CD-R/RW
Formato de compactação de imagens JPEG
Aprimoramento de imagens Apresentação de slides c/reprod. de MP3

Mídia de armazenamento

Capacidade do disco rígido 160 GB
Aperfeiçoamentos para gravação no HDD Replay imediato, Pausar Programa de TV ao Vivo

Sintonizador/Recepção/Transmissão

TV NTSC, PAL N, PAL M

Conectividade

Conexões frontais / laterais Entrada de áudio L/R (Esq/Dir), Entrada CVBS, Entrada i.LINK DV (IEEE1394, 4 pinos), Entrada S-vídeo, USB
Conexões traseiras Entrada Vídeo Composto (CVBS), Saída Vídeo Composto (CVBS), Saída digital coaxial, Saída S-Vídeo, Entrada de áudio analógico esq./dir., Saída áudio analógico Esq./Dir. 2x, Entrada antena RF/saída TV, Saída de vídeo componente

Praticidade

Eventos programáveis 20
Aprimoramentos de programação/timer Repetição diária/semanal de programas, VCR Plus+, Timer manual, Gravação em um toque

Alimentação

Fonte de alimentação 110 a 240 V
Consumo de energia 50 W
Consumo de energia no modo de espera 3.0 W

Acessórios

12NC do Controle Remoto 242254900971
Acessórios inclusos Cabo de áudio/vídeo, Guia de início rápido, Controle remoto, Manual do usuário, Cabo de alimentação, Cabo de antena, 2 pilhas AAA

Dimensões

Largura do aparelho 435 mm
Altura do aparelho 48 mm
Profundidade do aparelho 325 mm




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*