Diminuindo as vibrações na gravação de DVD pelo computador

As vibrações do computador são responsáveis por muitos problemas na gravação de DVDs.  Saiba como diminuir esta interferência.

Autor: Eduardo Martins

Quem gosta de gravar cópias de seus programas favoritos em DVD a partir do computador, para sua videoteca particular, sabe o quanto as gravações podem acabar apresentando falhas de reprodução.

Eu tive o cuidado de utilizar filtros de linha, gravadores de primeira linha, mídias de boa qualidade, etc, tudo aquilo que ajuda a minimizar possíveis falhas. Mas, elas ainda apareciam, mesmo raras, ainda estavam lá. Muitas vezes estas falhas nem aparecem logo após a gravação, mas depois de algum tempo. Há um farto material na internet que ajuda a obter gravações mais perfeitas, porém uma delas acabei descobrindo por acaso.

Um dia, utilizando o computador, ao apoiar a mão sobre ele, percebi o quanto o mesmo vibrava. Ao abrí-lo, foi fácil perceber o porquê. Inúmeras ventoinhas utilizadas para garantir o resfriamento de alguns componentes acabam por gerar tanta vibração. Só em meu computador encontrei ventoinhas na fonte, na placa principal sobre o processador e uma na placa de vídeo. Se somarmos ainda as vibrações geradas pelo HD, pelo DVD player/recorder, e outros dispositivos, veremos que elas estão por toda a parte.

As vibrações geradas por estes componentes não parecem muito excessivas, mas se considerarmos que a trilhagem de leitura e gravação de um DVD deve ser micrometricamente precisa, elas podem ser suficientes para causar alguns estragos. Normalmente as unidades de DVD e CD possuem um sistema de amortecimento e compensação das vibrações, mas quando elas são excessivas, será que só esta proteção basta?

Claro que poderíamos reduzir estas vibrações com ventoinhas melhor balanceadas, aumentando o peso do gabinete ou utilizando outros métodos mais “técnicos” de amortecimento. Porém, buscando simplicidade e sem tempo para “invenções”, resolvi colocar um peso sobre o gabinete, na parte frontal, no momento de fazer alguma gravação. Fiz isso utilizando alguns livros pesados, e para minha satisfação, as vibrações sumiram completamente. Coincidência ou não, notei que as gravações ficaram bem melhores, e nenhuma outra falha percebi durante a reprodução dos DVD gravados.

Aqueles que ainda têm problemas com suas gravações, e não conseguiram ainda identificar a causa, vale a pena tentar esta sugestão.

Na foto abaixo é possível ver a solução “caseira” empregada.

Imagem

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*