Cuidados com as lâmpadas de projetores

Prolongue a vida da lâmpada de seu projetor.

Autor: Eduardo Martins

Todo projetor de home-theater possui uma lâmpada. Ela é responsável por projetar as imagens na tela, e seu papel no circuito do projetor é muito importante.
Essas lâmpadas são produzidas com uma tecnologia muito mais avançada que aquelas que usamos para iluminar nossas casas, e por isso são bastante caras. Em alguns projetores usados elas podem custar mais do que o próprio projetor, e mesmo em equipamentos novos o seu custo é bastante representativo.
Os fabricantes estimam o tempo de vida útil de uma lâmpada de projeção de 2.000 a 4.000 horas em média, mas esse tempo varia muito para cada projetor e, principalmente, com os cuidados que temos com o equipamento. É comum encontrarmos casos de lâmpadas que duraram apenas 500 horas, e muitas que nem chegaram na metade da vida informada pelo fabricante.
Uma lâmpada típica de projetor é mostrada abaixo, e podemos perceber que ela não se parece muito com aquelas que estamos acostumados a ter em nossas casas ou em nossos carros.

Imagem
Lâmpada de projeção

Essas lâmpadas são sensíveis, e podem queimar ou até mesmo estourar com alguma facilidade se não forem bem cuidadas.

Uma indicação de que a lâmpada está chegando ao fim de sua vida é a percepção da diminuição (enfraquecimento) de brilho da imagem. Os projetores possuem um medidor de tempo de vida da lâmpada. Consulte o manual de seu aparelho ou o próprio fabricante, e saiba onde encontrar essa informação para ter uma melhor idéia de quanto a lâmpada já foi utilizada.

A seguir, encontramos algumas recomendações para cuidar melhor da lâmpada de seu projetor, e prolongar seu tempo de vida. Note que algumas destas sugestões não estão direcionadas somente à lâmpada, mas também ao equipamento todo, pois todo o circuito do projetor é favorecido com alguns cuidados básicos.

Utilize um bom estabilizador de voltagem, senoidal, com uma filtragem eficiente
A nossa rede elétrica apresenta variações de voltagem e picos de voltagem muito elevados. As lâmpadas são muito sensíveis a isso. Utilize um bom estabilizador de voltagem que possua um sistema de filtragem realmente eficiente, com saída senoidal. Estabilizadores comuns de computadores e filtros de linha normalmente encontrados nas redes de supermercados não são recomendados para esta finalidade. Use equipamentos específicos para essa finalidade.

Utilize um nobreak para alimentar o projetor numa eventual falta de energia
Cada projetor tem uma condição ideal para ser desligado, e quando falta a energia elétrica, ele é instantaneamente desligado, sem passar pelo processo normal de resfriamento. Note que a maioria dos projetores quando são desligados mantêm o ventilador interno mais algum tempo ligado, para resfriar o conjunto numa condição mais ideal.

Procure usar sempre o modo “econômico” da lâmpada
Os projetores oferecem normalmente dois modos de funcionamento da lâmpada, o normal e o econômico. No modo econômico o brilho da lâmpada é reduzido, e isso aumenta muito o tempo de vida da lâmpada. Em muitos casos, não é preciso utilizar o brilho máximo da lâmpada para se ter uma boa qualidade de imagem. Muitos projetores indicam, através do contador de horas de uso da lâmpada, quantas horas ela foi utilizada em modo normal e em modo econômico, separadamente.

Mantenha os filtros do projetor sempre limpos e substitua-os conforme a recomendação do fabricante
Os filtros do projetor retém as partículas soltas no ar que poderiam entrar pelo sistema de ventilação do equipamento e depositarem-se sobre os painéis que formam a imagem, causando manchas na mesma, além de outros problemas. Por falta de limpeza e substituição periódica dos filtros, eles podem diminuir a circulação de ar, prejudicando a ventilação do conjunto.
Siga as recomendações do fabricante quanto à periodicidade da limpeza e troca dos filtros, e redobre a atenção quando o projetor é utilizado em ambientes mais sujeitos à exposição ao pó.

Siga a recomendação do manual para desligar o projetor
Do mesmo modo que uma interrupção repentina de energia pode prejudicar o processo de resfriamento da lâmpada, o desligamento do projetor direto pelo interruptor ou através de uma chave geral, antes de completado o ciclo de desligamento, pode causar a redução da vida útil (ou até um dano imediato) da lâmpada. Por isso, desligue sempre o projetor conforme a orientação descrita no manual. Na falta da documentação do equipamento, consulte o fabricante.

Instale o projetor em local ventilado
De nada adianta o projetor possuir um sistema de ventilação interno se ele está instalado em um local fechado ou com pouca ventilação. Neste caso o ventilador interno do aparelho só conseguirá circular o ar quente, sem conseguir proporcionar um resfriamento adequado.
Instale o projetor em local bem ventilado, sem objetos colocados próximos às entradas de ar, sem outros equipamentos próximos que gerem calor também, e retire qualquer capa de proteção na hora de utilizá-lo.

Evite mover o projetor quando ele estiver ligado
Quando o projetor está muito aquecido, não é recomendável movê-lo. Deixe-o em um lugar definitivo, evitando movimentá-lo quando em uso.

Evite ligar e desligar o projetor com muita frequência
Muitas vezes é preferível manter o projetor ligado sem uso por algum tempo do que ligá-lo e desligá-lo continuamente. A operação de ligar e desligar é muito mais prejudicial à lâmpada do que o tempo que ela permanece ligada, principalmente quando isso ocorre em curtos intervalos de tempo.

Não espere a intensidade da luz cair muito para trocar a lâmpada
No final da sua vida útil a lâmpada perde bastante a sua capacidade de emissão de luz, apresentando-se mais fraca. Não espere mais tempo para trocar a lâmpada, mesmo que o contador de vida da lâmpada mostre que isso ainda é cedo.

Com estes cuidados básicos a sua lâmpada vai “viver” ainda por bastante tempo, e o seu bolso agradecerá.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*