Comparativo de Streamers da Hi-Fi Choice Aponta o Squeezebox como Melhor Opção

A respeitada publicação inglesa Hi-Fi Choice escolheu o Squeezebox Touch como a melhor opção em um teste comparativo que contou com marcas muito conceituadas do mercado hi-end.

A conceituada revista inglesa Hi-Fi Choice, em sua edição número 351 de Novembro de 2011 (já entregue no Brasil), realizou um teste comparativo entre diversos reprodutores de arquivos digitais, do tipo Streamer, opção hoje bastante comum até nos meios audiófilos pela sua facilidade de reproduzir arquivos de áudio de alta definição, como o FLAC.

Participaram do teste, em formato de review comparativo, os seguintes equipamentos:
Cambridge Audio Sonata NP30
Cyrus Stream X
Logitech Squeezebox Touch
Marantz NA7004
Rotel RDG-1520
Yamaha NP-S2000

Apesar destes nomes de peso, o vitorioso do teste foi o modelo Squeezebox Touch da empresa Logitech, mais conhecida no Brasil por fabricar acessórios para computador.
O resultado foi surpreendente, e mais uma vez demonstra que as “grifes” do hi-end nem sempre conseguem superar equipamentos e acessórios de marcas mais modestas.
Situação parecida já conhecemos em nosso teste de cabos, que está sendo repetido pelo mundo inteiro, e comprovando que cabos caros e de grifes muitas vezes não proporcionam qualquer vantagem (ou ainda são piores) sobre cabos muito mais baratos ou feitos em casa. Claro que algumas publicações, fóruns e outros espaços sempre tentarão desvirtuar este fato, já que muitos destes veículos dependem diretamente de anunciantes e patrocinadores, quando ainda não possuem lojas próprias ou estão diretamente ligados a algum distribuidor ou importador.

O comparativo foi bastante cuidadoso, e, como sempre, acompanhado de testes de laboratório (muito importantes e necessários apesar de muitos tentarem convencer do contrário), além do tradicional “teste cego”, onde um grupo de avaliadores seleciona o melhor equipamento do grupo levando em conta seus ouvidos e gostos pessoais, mas que pode causar distorções como aquela que ocorreu com o DAC PD1 da Electrocompaniet, que apesar de aparentar um som mais “agradável”, mostrou limitações e falhas gigantes nos testes de bancada, colocando-o como o pior do grupo. Por isso a avaliação de bancada é tão importante.
Neste comparativo, o Squeezebox foi aprovado pelos ouvintes e pela bancada de testes.

Compare agora o preço das unidades testadas (em Libras), mas não se assuste com as diferenças de preços entre os modelos testados e aquele do equipamento vencedor.
Cambridge Audio Sonata NP30 – £ 400
Cyrus Stream X – £ 1.400
Logitech Squeezebox Touch – £ 239
Marantz NA7004 – £ 600
Rotel RDG-1520 – £ 795
Yamaha NP-S2000 – £ 1.400

Mais uma vez o audiófilo descobre que pode ter um excelente equipamento sem ter que gastar um absurdo por isso. Uma tendência que vem se tornando cada vez mais comum.
Obviamente, alguns tentarão tirar os méritos desta reportagem, como sempre o fazem, mas o consumidor deve ficar atento, pois há uma forte manipulação de interesses neste mercado, e nem tudo que se lê é confiável.

O Squeezebox Touch pode ser encontrado no e-Bay por até US$ 229,00.

Recomendo a utilização de um bom DAC junto com o Squeezebox, como o excelente M1DAC da Musical Fidelity, ou o mais econômico V-DAC, do mesmo fabricante. Com essa combinação o resultado certamente será ainda superior, e o preço total ainda inferior aos praticados por muitos revendedores em suas “grifes hi-end“.

O Squeezebox não apresenta o mesmo apelo visual dos seus concorrentes avaliados (apesar de seu uso mais intuitivo e agradável), e nem é tão robusto como seus competidores, mas mostrou-se um campeão.

Abaixo, foto da capa da revista onde foi feito o teste, onde é possível ver os modelos testados, e em seguida alguns comentários da publicação.

A Revista Hi-Fi Choice é distribuída no Brasil direto pela editora, e pode ser assinada através do link: Hi-Fi Choice Subscription

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*