Tamanho da tela da TV x Distância

A distância do espectador da tela da TV é muito importante, pois ela define o conforto visual e o aproveitamento da qualidade da imagem.

Quando a TV está muito distante, perdemos tamanho de imagem, o que altera o impacto visual e a imersão proporcionadas pelas telas grandes.
Por outro lado, quando a TV está muito próxima ao espectador, a qualidade da imagem fica comprometida, pois os pontos que formam a imagem (pixels) podem começar a se tornar visíveis, granulando a imagem. O conforto visual também é comprometido neste caso.

Em função disso, há uma distância ideal para se posicionar à frente da TV.
Essa distância pode ser modificada conforme o gosto pessoal, quando se deseja, por exemplo, uma tela grande, mesmo com alguma perda de qualidade da imagem.
Por isso, antes de comprar, observe com cuidado algumas opções de tamanho na loja onde for adquirir seu TV, e decida-se por aquela que mais lhe agrada, considerando também os aspectos aqui mencionados.

Há muita discussão sobre esse assunto, inclusive com opiniões diferentes mesmo entre fabricantes como Sony, Samsung, LG, etc.
Alguns defendem que a distância deve ser a mínima possível enquanto os pixels de formação da imagem não são percebidos, obtendo assim o maior tamanho de imagem possível. Para isso chegam a fazer diferentes cálculos para TVs Full HD, 4K, 8K, etc.
Mas, há quem defenda que o tamanho da tela e a distância devem oferecer uma percepção de imagem grande, mas com conforto para o usuário, e que para isso existe um ângulo mais adequado. Esta é a proposta da Samsung: “A melhor experiência visual, e mais imersiva, é quando a tela ocupa 40 graus do seu campo de visão.”
Esta proposta nos parece bem adequada, pois oferece uma percepção de imagem grande sem causar desconforto ao telespectador.

Você pode definir o tamanho da tela que irá comprar em função da distância que ficará dela, ou mesmo definir a melhor distância para uma TV que já possua.

Para facilitar a sua vida, o Hi-Fi Planet criou uma calculadora on-line para você encontrar o melhor tamanho de tela a partir da distância do espectador, ou o contrário, a melhor distância a partir de um tamanho de tela.

Preencha os campos abaixo de acordo com a sua necessidade, e obtenha a informação que você precisa.
Não esqueça que o tamanho de uma tela de TV é medido na diagonal, como na imagem acima. Não inclua as bordas, se houver.
O tamanho de TV sugerido é resultado do cálculo exato, portanto, escolha um modelo com o tamanho mais próximo do indicado.
E, lembre-se, seu gosto também importa, portanto, não precisa seguir essa orientação caso a sua preferência seja diferente.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*