Mais uma razão para não confiar em reviews

Apesar de escrever meus próprios reviews, sou bastante cuidadoso com as minhas colocações. Mudei meus critérios de avaliação e evito pontuar o equipamento.
A verdade é que a avaliação de um equipamento, normalmente, é cheia de falhas, e é preciso entendê-las e tentar evitá-las.

Quando eu trabalhava em uma da grande montadora de veículos, tive a oportunidade de certo dia presenciar uma agitação muito grande. O motivo era a compra de um carro pela revista Quatro Rodas, para ser testado pela mesma editora.

O objetivo era tentar descobrir quem havia comprado o veículo, já que a editora usava outro nome para camuflar a operação. A intenção da revista era que isso fosse mantido em segredo, para evitar que o veículo pudesse ser identificado pela montadora e sofresse alguma interferência nos procedimentos habituais das autorizadas.

O interesse da montadora, obviamente, era o contrário, cuidar para que o veículo recebesse um tratamento diferenciado pelas autorizadas quando fosse enviado para as revisões ou para alguma manutenção. A ordem era trocar tudo que tivesse a mínima chance de apresentar algum problema, e inspecionar o carro de forma bastante minuciosa em busca de algo que pudesse prejudicar o resultado do teste.

Claro que isso resultava em algumas surpresas, como ocorreu com um carro testado que apresentava componentes no motor utilizados em unidades recondicionadas, ou ainda um veículo que apresentava problemas de aquecimento, e que mais tarde se constatou que havia recebido um radiador de outro modelo menos potente. Quem se lembra disso?

Pois é, a revista estava certa.

Fazendo uma analogia com os testes realizados em equipamentos de áudio e vídeo, notamos que, com raras exceções, não existe sequer a preocupação de comprar o equipamento que será testado, o que permite ao fabricante ou ao distribuidor “personalizar” o equipamento, escolhendo a melhor unidade do lote, testando-a com muito cuidado e, até mesmo, dando um “upgrade” no equipamento.

Não digo que isto é feito por nossos fabricantes e distribuidores “acima de qualquer suspeita”, mas, alguns avaliadores sérios pelo mundo preferem adquirir os equipamentos dentre aquelas unidades distribuídas regularmente no mercado. É raro, porém, mais confiável.

Podemos pensar em quanto uma revista, por exemplo, gastaria com a compra de, na sua maioria, caríssimos equipamentos.
Porém, por outro lado, sabemos que sempre existe a facilidade de vendê-los após o teste, utilizando-se da própria revista para isso, de forma simples e bastante eficiente, e com uma depreciação mínima.
Além disso, já cansamos de ver equipamentos enviados para teste serem posteriormente vendidos pelo mesmo avaliador. Curioso, não?

Eu somente testo equipamentos adquiridos por mim e, raramente, emprestado por algum amigo que também o adquiriu de forma regular em alguma loja.

Não é admissível que um equipamento enviado pelo próprio fabricante ou distribuidor seja testado com total confiança. Quem acredita nisso e age assim, deve receber o equipamento pelas mãos de uma fada, e realizar os testes com um grupo de duendes audiófilos.

Já não basta saber que o equipamento muitas vezes vem dos anunciantes que mantêm a publicação e, indiretamente, pagam pelo prato de comida que o avaliador consome.

Cada vez mais me decepciono com reviews, a forma como são realizados, seus critérios, os interesses envolvidos e tudo mais. Porém, esta questão de receber um equipamento para testes das mãos de seu fabricante ou vendedor é bastante séria.

E não adianta realizar o teste com inúmeras testemunhas depois, porque se o equipamento foi selecionado dentro de um lote, ou “preparado” antes do envio, os testemunhos só servirão para reforçar ainda mais o erro.

O mercado está longe de compreender o significado de um review.
É preciso entender que um equipamento para teste deve ser adquirido de forma imparcial, que a avaliação tem que ser realizada com critérios mais bem elaborados, que os resultados nunca serão totalmente conclusivos, e que o sistema de avaliação com notas ou qualquer outro meio que estabeleça valores já foi há muito tempo superado.

Até lá, devemos interpretar um review com muito cuidado, compreendendo muito bem estas limitações, e na hora de comprar, deve-se ter um cuidado redobrado, para não ser enganado por um teste mal realizado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*