LCBM – Antivibradores

Uma solução caseira e barata para amortecer as vibrações.

Autor: Eduardo Martins

Muitos aparelhos sofrem com as vibrações do local onde é instalado, e muitas vezes com aquelas produzidas por eles próprios.
Os fabricantes têm desenvolvido diversos dispositivos, dos mais simples ao mais sofisticados, com a função de diminuir essas vibrações prejudiciais. Instalações hi-end são mais beneficiadas, pois são mais reveladoras das melhorias apresentadas por estes dispositivos.

Uma das soluções desenvolvidas pelos fabricantes é feitas a partir de duas bases com um dos lados côncavos (as vezes apenas uma delas), onde uma esfera é colocada entre as faces côncavas, e as faces lisas ficam em contato com a parte inferior do aparelho e a prateleira.
Normalmente utilizam-se 3 ou 4 dispositivos completos sob cada aparelho, distribuídos sob os pés originais do equipamento, ou dois na frente e um centralizado atrás.

Buscando encontrar uma forma econômica e prática de fazer isso, foi que me daparei com o formato da parte inferior de uma lata de cerveja, e naquele momento nascia a idéia do LCBM, que significa Latinha de Cerveja com Bolinha de Mouse, e já entenderemos o porquê desse nome que lhe dei.

PASSO A PASSO…

1° PASSO

A idéia aqui é utilizar o fundo recortado de uma latinha de cerveja ou outra semelhante, reforçá-la e juntar duas, sobrepostas e livres, com uma esfera metálica, que pode até ser uma bolinha de mouse, como fiz, com bons resultados.

Para cortar a latinha de cerveja (de preferência vazia, é claro), utilize uma serra de dentes finos. Numa latinha da Skol (só para referência e não necessariamente por gosto pessoal), utilize a margem dourada inferior como referência de altura (aproximadamente 15mm). Não corte exatamente na margem, deixe uma folda de aproximadamente 0,5 mm para lixar depois e dar o acabamento final. A latinha da coca tem o mesmo formato, e também pode ser utilizada.
Esta operação de corte é rápida, porém chata, pois a serra fica prendendo na latinha. Muita calma nessa hora.
Como a borda do corte pode deformar um pouco, é possível corrigir isso com um cabo redondo, deixando-o mais regular. Como a lata é macia, fica fácil fazer esta correção.
Entre em contato comigo, se precisar de ajuda para… esvaziar as latinhas…

2° PASSO

Em seguida, corrija um pouco as imperfeições e o nivelamento com lixa 150 (utilizo a lixa para massa com bom resultado), sobre uma superfície perfeitamente plana. Procure chegar bem próximo ao ponto correto de altura, neste caso, junto à margem dourada. Haverá outro processo de lixar ao final, mas não mudará muito esta altura.
Após lixar, lave a peça. Não precisa secar.

3º PASSO

O Objetivo deta etapa é reforçar o fundo retirado da latinha, preenchendo-o para torná-lo mais rígido.
Prepare um a massa epoxi (durepox ou outra equivalente) até ficar bem homogênea. Uma caixinha de 100g é suficiente para duas peças, portanto prepare apenas uma metade para cada peça.
Retire um pouco dessa massa e faça um cordão, colocando-o em volta do rebaixo interno da lata e aperte-o contra o fundo da lata até preencher este espaço. Não é necessário muita força, mas molhar os dedos nesta operação facilita o trabalho e evita que a massa fique grudando nos dedos.
Deixe a latinha levemente molhada por dentro, mas sem acúmulo de água, isto também facilita a operação e melhora a aderência da massa na lata.
Nunca use força excessiva. Não é necessária e pode ainda deformar a peça.

4° PASSO

Ainda com a latinha umedecida, coloque o resto da massa, apertando-a do borda para o centro. Ela deve ficar bem paralela a borda, e toda a sobra deve ficar mais centralizada. Mantenha os dedos molhados nesta operação para facilitar a manipulação da massa.
Sempre cuidado para não cortar os dedos na borda da latinha.
Mantenha a lateral externa da peça limpa e livre de restos de massa, pois é difícil limpar a massa epoxi depois de seca.

5º PASSO

Agora a etapa que exige mais cuidado:
Numa superfície plana e bem molhada, pode ser uma pia de granito ou mármore polido, coloque a peça com a massa virada para baixo.
Faça curtos movimentos circulares exercendo uma pressão média na parte superior. A palma da mão ajuda a distribuir melhor a força.
Esta etapa tem por finalidade tirar o excesso de massa do centro para a borda, nivelando a massa.
É importante manter a superfície sempre bem molhada, ou a massa irá grudar com frequência no granito ou no que quer que seja. Faça poucos movimentos e molhe em seguida, sempre assim.
O ideal é a massa ficar bem paralela à borda, mas se ficar um pouco acima (muito pouco) isso poderá ser corrigido quando lixar ao final.
Mantenha a pia (a superfície) limpa de massa, pois depois de seca é difícil tirá-la.

6º PASSO

Depois de acertar a massa paralelamente à borda, retire o excesso com um estilete ou uma faquinha , com cuidado para não riscar a pia ou a base utilizada.
Mantenha sempre limpa de massa a superfície externa da peça.
Caso a massa ainda esteja muito acima da borda (mais de 0,5mm), refaça a operação anterior. Caso tenha ficado algum “buraco na massa”, coloque um pouquinho da sobra e repita a operação anterior. Pequenas falhas não comprometem a peça.
Lave bem a pia (a superfície) e as mãos com detergente e esponja ou escova.

7º PASSO

Por fim, você terá duas opções: a primeira é deixar a peça cair no chão e acidentalmente pisar sobre ela, e assim ser ter uma desculpa para tomar outra cerveja para obter novo material para começar tudo outra vez….
A segunda opção é colocar a peça para secar, pode ser ao sol.
A massa epoxi seca em duas horas, mas antes disso é bom fazer o acabamento final com lixa 50 na superfície da massa, corrigindo qualquer diferença ainda existente no plano da peça.
Depois de muitas horas, fica mais difícil lixar a massa por causa da sua dureza.

8º PASSO

Depois da peça bem seca, dê um acabamento limpando bem a latinha com aquelas esponjas com face verde abrasiva, com água e sabão, retirando a tinta da impressão na lata e melhorando a sua aparência. Pode ser utilizada uma lixa bem fina para retirar a inscrição em relevo na superfície interna da peça, se achar necessário. (é tão suave que eu mesmo não retirei)

Está pronta !!!

Se quiser, cole uma folha de borracha no lado da massa e recorte o contorno. (pode ser usado pano, veludo ou outro material qualquer, apenas para evitar alguma marca ou risco no móvel)

Um detalhe: existem dois tamanhos de bolinha de mouse, um pequeno e um grande. Testei os dois tamanhos. A bolinha menor emborrachada (a borracha é bem dura e não deforma fácil) fica melhor, mas a grande também pode ser utilizada sem problemas. O único cuidado é se for utilizada a bolinha pequena sem a borracha, as peças encostarão uma na outra, devido à pouca altura da bolinha, fazendo com que o dispositivo perca a funcionalidade.

As bolinhas de mouse podem ser facilmente encontradas em sucatas de informática.

Os dispositivos foram fabricados por vários colegas, e testados em variadas condições, apresentando resultados bem interessantes.
Utilizado sob CD players, apresentou melhorias de palco sonoro e resolução. Sob caixas acústicas melhorou a ontrole de graves e causou maior precisão em outras frequências. Os relatos foram bastante positivos, inclusive com amplificadores, mas bem variados em cada caso. É importante lembrar que dispositivos anti-vibração apresentam resultados bem diferentes em cada aplicação, dependendo do equipamento e de outros fatores, e pode até mesmo não apresentar qualquer diferença em alguns casos.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Boa diversão e……..beba com moderação !!!

FOTOS

Seguem algumas fotos para facilitar o entendimento para construção dos LCBM.

Imagem
Imagem
Na foto superior um conjunto pronto, com a parte superior e inferior. Na foto inferior as duas peças sobrepostas com a bolinha de mouse entre elas. Note que se a bolinha for muito pequena, a parte de cima se apoiará na de baixo, e o conjunto perderá a mobilidade que justamente produz o resultado desejado. Lembrando: todas as peças estão soltas, móveis, e não coladas uma à outra. Depois de colocadas sob os aparelhos, eles ficarão “balançando” quando mexidos, e isso é normal, sendo necessário algumas vezes segurar o aparelho para acionar alguma tecla mais “dura”.

Imagem
Imagem
O corte do fundo da lata é feito com uma serrinha com dentes pequenos para que não “agarre” muito à lata, o que dificulta o recorte. Depois o local do corte recebe um acerto para ficar mais uniforme, já que às vezes o recorte amassa um pouco o local.

Imagem
Imagem
Depois do recorte a peça é lixada com lixa fina, para dar um primeiro acabamento e retirar algumas rebarbas que ficaram depois do corte, além de deixar a peça na altura correta. Em seguida a peça é preenchida internamente com a masse apoxi. Comece com um cordão de massa na dobra interna da peça para garantir que todos os cantos da peça serão bem preenchidos com a massa, e depois complete o restante. Trabalhe com a peça e os dedos molhados, isso facilita bastante o trabalho.

Imagem
Imagem
Depois da peça preenchida com a massa, pressione-a sobre uma superfície bem plana e faça movimentos circulares, para que a massa fique plana com a peça. Se precisar coloque mais massa, até que a superfície da massa fique bem lisa e uniforme. Mantenha a superfície de trabalho bem molhada para que a peça não grude na mesma e dificulte o trabalho. Vá recortando com um estilete a massa que vai sobrando.

Imagem
Depois de acertada a massa, coloque as peças para secar ao sol. Se for necessário lixar mais um pouco para corrigir alguma falha da peça, faça-o com a massa ainda sem secar totalmente, para maior facilidade. (não é com a massa mole, mas apenas antes de curar totalmente)

Imagem
Aqui vemos dois conjuntos prontos (3 ou 4 são necessários, dependendo o caso). A foto mostra duas possibilidades, com a bolinha de mouse emborrachada (original) e com a bolinha “desencapada”, no metal. O ideal seria utilizar a metálica somente, pois a capa de borracha pode se deformar e diminuir os efeitos desejados, mas alguns colegas que testaram preferiram a bolinha emborrachada. A capa de borracha é fácil de ser retirada com uma faquinha.
Qualquer esfera rígida pode ser utilizada, até mesmo de vidro, desde que suporte o peso do aparelho.

Uma parte chata é a colocação das peças sob o aparelho. Elas devem ficar bem centralizadas, a peça superior com a inferior, e também a esfera, e como o conjunto ficará bem móvel, balançando bastante, é necessário alguma paciência até encontrar o ponto certo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*