GeralComo recomendação geral, sugiro a instalação de um sistema de ar-condicionado. Já pude comprovar que a temperatura também exerce influência não só no conforto, mas no resultado sonoro, principalmente das caixas acústicas.
Não economize em cabos. Eles são tão importantes como qualquer outro componente do sistema.
Nosso objetivo aqui foi tratar sobre a construção ou modificação de uma sala dedicada de áudio estéreo, principalmente, incluindo ainda algumas sugestões para HT.
Como já mencionamos, alguns conceitos empregados na construção desta sala foram utilizados em vários outros projetos. Dentre eles de um amigo que, apesar de não ter como objetivo uma reprodução
hi-end, ficou bastante surpreso e satisfeito com os resultados obtidos.
Procuramos recomendar várias marcas, pois não temos preferências por motivos comerciais. Nosso compromisso é com a qualidade e a informação honesta. Lamentavelmente objetivos estes pouco acompanhados por revistas e
sites especializados, que favorecem intensamente seus interesses comerciais.
Também já antecipo algumas críticas, pois algumas marcas não foram citadas aqui e isso incomoda alguns fanáticos por marcas, ou aqueles que têm alguma ligação comercial com elas.
Muitas vezes as recomendações são bastante limitadas, como no caso das TVs, onde não incluimos algumas marcas bem conhecidas. Mas, basta uma consulta ao site
http://www.reclameaqui.com.br para entender o porquê.
Fica a regra aqui do “estude, pesquise e conheça” antes de comprar. Muito cuidado com o que se escreve por aí. Desconfie sempre, e consulte os sites de defesa do consumidor para saber sobre as marcas que apresentam muitos problemas e poucas soluções.
Somente sobre áudio
hi-end, já coleciono dezenas de livros e centenas de revistas, muitas já recomendadas aqui. Leia de tudo, com bastante cuidado, e vá formando as suas opiniões.
Atualize sempre os seus equipamentos, substituindo-os totalmente ou parcialmente por outros mais atuais. A tecnologia evolui muito rápido e continuamente, tornando os equipamentos logo obsoletos. Isso funciona com TVs, máquinas fotográficas, celulares, computadores, carros e, certamente, também com equipamentos de som. Não teria porque ser diferente, mesmo com os mais bem produzidos equipamentos
hi-end.
O
Hi-Fi Planet coloca-se à disposição para dúvidas e comentários sobre os temas tratados aqui, preferencialmente por
e-mail.