|
Porque mudar?
Autor: Januário M. Nakamura
O que leva as pessoas a mudarem de conceito e opção sobre a sua eletrônica audiófila?
Seria devido à preferência por uma marca famosa e mundialmente conhecida, ou porque custa mais caro e isso lhe que causaria um certo status quo? Pode ser por tudo isso ou em partes.
Porém, nem sempre isso vai lhe causar a melhor impressão. Talvez, na sua construção estética, você possa ter um retorno positivo, mas por outro lado pode deixar de lhe oferecer o melhor em sua qualidade sonora. Logicamente, essa questão pode se diferenciar de pessoa para pessoa, o que torna esse mundo mais interessante devido à sua diversidade, diferentes opiniões e gostos, e a sua maneira de como ouvir os detalhes musicais.
E isso é muito positivo pelo ponto de vista social, já que quanto maior a diversidade de opiniões, maior será a quantidade de clientes com buscas incessantes por ideais diferentes, o que faz com que o mercado passe a se tornar mais exigente e competitivo.
Eu mudei há pouco tempo, e hoje estou com um sistema estéreo todo hand-made. Desde o pré-amplificador até as caixas acústicas. Foi uma mudança muito gratificante, pois também faz com que sempre estejamos buscando o melhor a cada audição, pois dependendo do estilo musical, a satisfação pode estar em sintonia ou em busca de sua melhoria. E isso realmente é desafiador, já que te instiga a sempre buscar informações e a aguçar os seus ouvidos.
Minha última busca, digamos loucura, está sendo um projeto DIY de um sub musical, selado, que está em projeto e que em breve deverei estar incrementando com a adição de um crossover hand-made também. E o que é mais gratificante, tudo feito por pessoas que adoram esse hobby.
Será que vamos chegar um dia e dizer que não precisamos ouvir mais nada porque o que já temos é o melhor do supra-sumo? Talvez, pois acredito que quando chegar esse dia vamos ter alcançado o que procurávamos para atingir a satisfação ao ouvir um CD preferido, onde se possa sentir todas as nuances dos instrumentos e de poder apreciar uma boa gravação.
Mas, seria isso o fim de novos experimentos? Não, acredito que não se deva parar por aí, já que a cada dia surge algo novo em termos de tecnologia, novas apostas, novas comparações, e isso faz com que fiquemos sempre atentos aos novos desejos de melhoria nesse mundo do áudio, tanto em aparatos eletrônicos como nos acessórios e instalações.
Então, mudar é revigorante, é estimulante, é viver um novo dia, é uma nova experiência, é uma nova descoberta aos paradigmas, é um novo som, e isso tudo é reconfortante aos nossos ouvidos e ego. Faz bem a alma.
E, em breve estarei adicionando ao meu set-up stereo uma caixa sub com 4 woofers de 10"(DIY) e distribuido via crossover hand-made.
Loucura? Talvez, mas esse mundo que curtimos é assim mesmo. Faz com que sempre procuremos algo que soe cada vez melhor. Pelas primeiras impressões de testes que me deram pelo DIY, o resultado está maravilhoso. Vamos ver como soará na minha sala.
Experimente você também!
Felizes experiências a todos!
/
|