TV Tendências – O Futuro Será O Sistema Passivo?

Não há dúvidas de que no futuro os óculos que usamos hoje para ver um programa em 3D serão vistos como algo, no mínimo, “estranhos”, senão engraçados. A evolução não pára, mas, o que acontece atualmente entre os modelos com óculos ativos e passivos?

Muitos compradores ainda não sabem disso, mas existem diferenças entre os tipos de óculos usados em TVs para se obter o efeito 3D. E enquanto a Toshiba (e outros fabricantes) estão trabalhando em aparelhos que não usam óculos, vamos ver o que acontece atualmente no mercado.

TV 3D Toshiba de 55″ que não usa óculos.

Ninguém gosta de usar os óculos para ver TV 3D. São incômodos e esquisitos, e além disso apresentam alguns inconvenientes, como nos modelos ativos em que não podemos esquecer de manter a bateria carregada.
Existem dois padrões comerciais para sistemas 3D. O sistema de óculos ativos utiliza um tipo de óculos alimentado por uma bateria recarregável, e por isso costuma ser maior e mais pesado, além de caro. Já os óculos do sistema passivo não utilizam qualquer bateria, são bem mais leves e muito mais baratos.
Esta questão dos preços já é um importante diferencial, pois óculos para toda a família pode custar quase ou mais que o preço do próprio TV. Já os TVs com óculos passivos, em função do baixo custo destes, costumam vir com vários pares de óculos, o que representa uma grande economia.

Sobre as vantagens e desvantagens de cada tecnologia, os defensores do sistema ativo citam que este é o padrão que consegue atingir plenamente o padrão Full HD, enquanto os defensores do sistema de óculos passivos citam a falta de “flicker” (um efeito desagradável de pulsação de brilho da imagem) como um diferencial importante, além de que o modelo passivo é mais confortável e não produz o efeito de mal-estar do ativo (algumas pessoas passam mal após alguns minutos assistindo TVs com sistema ativo).
Para entender melhor o que é o “flicker”, veja o vídeo ao final deste artigo.

A LG foi a primeira a disponibilizar comercialmente os modelos com óculos passivos, mas em março de 2011 a Philips também apresentava as suas opções neste sistema. A Panasonic apresentou na linha 2012 o seu primeiro modelo passivo, o LCD TX-L32ET5B.

TV 3D Panasonic que utiliza óculos passivos.

A Sony ainda mantém sua campanha direcionada aos modelos ativos, mas já fornece TVs 3D com óculos passivos para o gigante mercado Chinês, e diz não ter planos para lançar o modelo fora da China, será?

Um executivo da Sony teria dito ao articulista Andy Clough, da revista inglesa What Hi-Fi que:  “Nós não negamos as vantagens da tecnologia 3D passiva, é barata, e os óculos são leves e acessíveis”

A Samsung é a única das grandes marcas que não possui ainda um modelo passivo, e afirma que o 3D ativo ainda proporciona a melhor experiência 3D, o que eu não concordo nem o Andy Clough, que em sua coluna afirmou que se tivesse que escolher entre uma dor de cabeça ou uma resolução menor, ficaria com esta última.

Enquanto não nos livramos definitivamente dos incômodos óculos, é bom conhecer bem as duas tecnologias disponíveis antes de escolher seu novo TV, e fazer a escolha que mais lhe parece adequada.
Nossa recomendação? Tecnologia passiva, sem dúvida.

No vídeo abaixo é possível ver o efeito “flicker” de uma TV 3D ativa (à direita) comparada com uma passiva (à esquerda).
Observe pelos óculos que o demonstrador segura como a imagem parece “piscar” continuamente no TV da direita.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*