Triste retrato de um hobby muito sério

Há alguns dias recebi a ligação de um revendedor de equipamentos de áudio e vídeo.
Seu contato tinha como objetivo, disfarçadamente, me induzir a mudar um comentário negativo que fiz aqui, nas páginas do Hi-Fi Planet, sobre um determinado equipamento que ele comercializa.
Ao perceber que isso seria impossível, sua conversa simpática e amigável se tornou agressiva e ameaçadora, e a conversa logo terminou.

O Hi-Fi Planet foi criado justamente para ser um espaço soberano, onde eu poderia finalmente expor o que é justo e certo, sem ter que acatar com interesses pouco nobres de terceiros.
Já desisti de participar de uma comunidade, onde criei boas amizades e conquistei bastante respeito, justamente porque minhas opiniões tinham que ser controladas para não ferir interesses alheios.
Preferi sair daquele espaço quando os atos que surgiam para preservar estes interesses estavam se tornando muito exagerados, a ponto de que somente algumas poucas marcas de equipamento poderiam ser elogiadas como sendo as melhores do mundo, enquanto as demais deveriam ser tratadas com desprezo absoluto.

Deixei também de colaborar com uma publicação porque, novamente, interesses comerciais foram feridos quando critiquei um player de alta-definição que possuía inúmeras falhas, e não era uma boa opção para o consumidor.
Apesar de muitas publicações sérias no exterior compartilhar de minhas observações, outra publicação nacional preferiu colocar o mesmo aparelho no topo da pirâmide, talvez porque tivesse, como a outra, aquele fabricante como um de seus mais importantes anunciantes.
Não bastasse isso, o mesmo equipamento ainda foi selecionado este ano como um dos melhores do ano passado, recebendo até uma recente premiação especial do editor.
O fato é que o próprio fabricante reconheceu as limitações do equipamento, e tratou de lançar em setembro do ano passado uma versão com importantes correções, para substituir o limitado e falho lançamento anterior.
Isso é preocupante, principalmente pelo fato de que um veículo de informação é um importante influenciador de opinião, e pode levar o consumidor a tomar decisões baseadas na leitura e na impressão de que o que foi publicado lhe parece verdadeiro. Se o leitor se convencer de que, naquele caso, a avaliação máxima e a escolha e premiação do equipamento são fortes elementos para se decidir pela sua compra, vai adquirir um modelo com falhas, limitações e já superado no mercado internacional.

Não vivo financeiramente do mercado de áudio e vídeo, e não tenho qualquer ligação com ele senão como hobby. Minhas atividades profissionais são bem sustentadas, e não têm sequer o menor vínculo com este segmento.
Isso me faz agir sem o interesse puramente comercial que vem tomando conta dos veículos de informação e das comunidades de “hobbistas”.
Parece que cada vez mais aqueles que se dedicam a publicar e manter espaços físicos e virtuais no segmento de áudio e vídeo acabam se envolvendo economicamente com ele, transformando estes espaços em portais para o seu universo comercial.

O que me motiva a manter meu próprio espaço é a paixão pelo hobby, a preocupação com a falta de honestidade nas informações que acabam confundindo o consumidor, e a transformação do áudio e vídeo, hi-fi ou hi-end, em algo banal, tratado com o maior desprezo por aqueles que poderiam contribuir de forma mais séria e construtiva, sem colocar seus bolsos em primeiro plano.

Esta reflexão, que inaugura este novo espaço no Hi-Fi Planet, tem mesmo um tom de desabafo, de indignação e de tristeza.
Muito melhor seria comentar sobre algo positivo, como tantos que ainda sobrevivem por aí.
Mas, algumas vezes é preciso falar de algo desagradável, pois somente a indignação e a manifestação dura e séria pode ajudar a mudar as muitas mazelas que proliferam em nosso país, não só no segmento de áudio e vídeo.

Já me desapontei muito com algumas situações que vivi neste hobby, mas abandoná-lo à sua própria sorte é colaborar para que, novamente, outras pessoas sejam soterradas sob o pomposo castelo de areia que criaram às custas do misterioso universo do hi-end e hi-fi.

Inúmeros artigos estão sendo preparados para em breve figurar aqui nas páginas do Hi-Fi Planet. Muitas novidades, curiosidades e surpresas serão logo incluídas neste site, frutos da pesquisa e da dedicação que consumiram muito de meu tempo, em busca da compreensão de alguns “fenômenos” inexplicáveis que rondam esse hobby.

Não sou contra comerciantes ou qualquer um que venha a transformar esse mesmo hobby em algo lucrativo, e eles poderão até ter espaço de divulgação aqui, desde que seus interesses sejam pautados pela ética e pelo respeito ao próximo, como deveria ser em qualquer outra situação.

Toda colaboração será bem-vinda. Toda participação construtiva e honesta terá espaço aqui.
Mas, infelizes colocações como a do cidadão que me procurou para tentar me desvirtuar do caminho que propus, será pura perda de tempo.

Quando se cria algo sério, com honestidade e sentimento, ele tende a ser forte demais e para sempre. Mesmo que eventuais desilusões surjam pelo caminho, seus verdadeiros valores permanecerão inalterados, e isto será reconhecido um dia, mesmo que a mentira seja momentaneamente forte o bastante para afastar a verdade. A mentira é temporária, a verdade é eterna.

1 Comentário

  1. Eduardo, acabo de ler este seu relato e me identifiquei demais. Ele é um convite a mim e aos meus amigos para que freqüentemos este seu NOBRE espaço. Forte Abraço.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*