Tratamento Acústico

Aspectos importantes sobre um dos elementos mais importantes de uma boa instalação.

Autor: Eduardo Martins

Uma sala tratada acusticamente, para HT ou mesmo para audição de música, é capaz de proporcionar um resultado sonoro surpreendente. Não é por menos que muitos colocam o tratamento acústico em primeiro lugar no projeto de sua sala, defendendo que um bom tratamento acústico chega a ser mais importante que o próprio equipamento.
Mas, porque isso é tão importante?

Tratamento Acústico

Um tratamento acústico tem por objetivo dar à sala as condições adequadas para proporcionar inteligibilidade e clareza aos sons, fazendo com que a sala não altere o resultado final da gravação. Dependendo das características do ambiente, os sons podem ser modificados de tal forma que chegam a se tornar incômodos.
O tratamento acústico pede ter a função de Isolamento ou de Condicionamento.

Isolamento Acústico

O isolamento acústico busca evitar que o som do ambiente incomode locais vizinhos, e também o contrário, que sons externos se misturem com aqueles reproduzidos pelo sistema de áudio. Paredes grossas e lajes de concreto proporcionam um forte isolamento acústico do ambiente, mas outras soluções podem ser utilizadas para aumentar esse isolamento, ou para proporcionar o isolamento necessário onde a construção de alvenaria ou de outro material não seja ainda suficiente.

Condicionamento Acústico

Depois de uma boa isolação acústica, vem o condicionamento acústico, que visa controlar a forma como o som é distribuído no ambiente. Isto é necessário porque cada ambiente interage de uma forma diferente com o som reproduzido, fazendo com que algumas frequências sejam refletidas ou absorvidas de forma descontrolada num ambiente comum, chegando até a tornar o som bastante desagradável, sem clareza ou naturalidade.
Quando nos sentamos em frente nossas caixas para ouvir música ou ver um filme, recebemos sons que são emitidos diretamente das caixas acústicas, e outros que são refletidos no ambiente, em paredes, piso, teto e objetos, e que chegam atrasados em relação àqueles sons diretos. A esse fenômeno damos o nome de Reverberação, e medimos em segundos o tempo que os sons perduram no ambiente. Comumente esse tempo de reverberação costuma ficar abaixo de 1 segundo, mas mesmo assim é capaz de provocar efeitos bastante destrutivos à qualidade dos sons.

Absorvedores Acústicos

As reflexões dos sons num ambiente podem ser controladas através de materiais absorvedores aplicados nas superfícies refletivas. Cada material possui um coeficiente de absorção sonora, e que varia em cada frequência que compõem os sons graves, médios e agudos. Este coeficiente está relacionado ao percentual da energia sonora que é absorvida pelo material, não retornando ao ambiente. Lajes, paredes de alvenaria, pisos frios e vidros são exemplos de materiais de baixa absorção e, portanto, mais refletores. Já estofados, cortinas grossas, espumas e lã de vidro são elementos de grande absorção acústica.

Difusores Acústicos

Os difusores acústicos são dispositivos que, empregados conjuntamente com os absorvedores, auxiliam no tratamento acústico da sala. Sua função é “espalhar” o som no ambiente, eliminando as reflexões diretas que atingem o ouvinte.

Armadilha de Graves (Bass Trap)

São usadas para absorver o excesso de graves originados nos cantos das paredes e por outras causas. São dispositivos que podem ser posicionados na sala, buscando o melhor local para o seu máximo desempenho.

O mercado dispõe de vários produtos para tratamento acústico. Placas de espuma moldadas e pintadas, painéis de lã de vidro revestidas com tecidos de diversos padrões, difusores e armadilhas de graves podem ser encontradas em lojas especializadas.

Em breve, entraremos em mais detalhes sobre o assunto, inclusive com dicas práticas para melhorar as condições acústicas de sua sala.

Para mais informações, consulte também os sites:

www.illbruck.com.br

www.isover.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*