Teste do player de Blu-Ray Tectoy DBR 750

Testamos o econômico  player de Blu-Ray DBR 750 da Tectoy.

Introdução

Quando vi esse player por R$ 299,00 no Shoptime não resisti, e adquiri um para teste.

Como todos já sabem, sou contra o empréstimo de aparelhos pelo fabricante, pois muitas vezes eles são escolhas de melhores peças do lote, e ainda podem sofrer algumas modificações para apresentar um resultado superior aos encontrados nas lojas.
Não é imaginação minha, já vi isso.

Assim, procuro testar só os equipamentos que adquiro ou que empresto de algum amigo, que nada tenha a ver com o mercado de som e vídeo.
Além disso, nenhum fabricante gosta muito de me encaminhar aparelhos para avaliação, pois como não dependo de anunciantes, posso contar todas as verdades do equipamento, e isso, claro, muitas vezes não interessa para eles.

Este Tectoy foi o caso. Pelo preço, valia a pena comprá-lo para teste, e depois tenho ainda a possibilidade de vender para algum amigo ou presentear alguém.

Mas, vamos à avaliação, que segue nosso modelo de “teste rápido”, mais geral das principais características do aparelho.

Características básicas

Começando pela embalagem… bem… OK. Manual? Bem fraquinho, mas resolve.

A aparência pode estar um pouco longe dos lançamentos mais recentes de outros fabricantes, mas não faz feio na estante. O ruim mesmo é o seu tamanho: Largura x Altura x Profundidade = 43 x 06 x 32 cm. Um exagero, mais do que confirmado depois que o aparelho foi aberto e mostrou que os espaços vazios são bem generosos.
A Tectoy poderia reduzir um pouco pelo menos a profundidade do aparelho, já que alguns cabos de HDMI, por exemplo, são pouco flexíveis e ocupam muito espaço traseiro do aparelho antes de fazer uma curva.

Não entraremos muito detalhadamente nas características técnicas do aparelho, pois isso pode ser encontrado em qualquer loja de vendas pela internet.
No básico, ele possui entrada bivolt, 110V/240V, automática. Possui saídas HDMI, vídeo composto, vídeo componente, LAN para acesso BD Live, áudio digital coaxial e um par de saídas de áudio estéreo. Tudo isso no painel traseiro. Localizada na frente, coberta por uma pequena tampa articulada, temos um entrada USB que armazena conteúdos do BD Live, reproduz arquivos de áudio e vídeo (gravados em FAT 32) e permite a visualização de fotos e imagens.

O DBR 750 conta com as funções habituais deum  DVD player, além de reproduzir BD-ROM, DVD+R/RW, DVD-R/RW, CD-R/RW, CD, MP3, WMA, WMV, JPEG e Foto CD.
Acompanha um cabo HDMI e permite upscaling, recurso que melhora sutilmente a imagem de DVDs em TVs de alta definição.

Enfim, nada de muito especial até aqui.

Construção

Este é um item que sempre me preocupa, pois o cuidado com o projeto e a qualidade de montagem fala muito sobre a preocupação do fabricante com o que produz.
A construção no geral é boa, sem remendos ou outras adaptações improvisadas, como já vi em modelos mais “renomados”. As unidades de transporte e eletrônica são separadas por um painel metálico, que auxilia na rigidez do conjunto.
O conjunto de transporte também não é dos piores que já vi (até em modelos bem mais caros).

A construção é limpa, sem cabos espalhados para todos os lados ou “arranjos estranhos”, como já vi em unidades como o Oppo que testamos aqui, que utiliza “borrachinas e fitinhas” para resolver problemas que poderiam ter sido vistos por ocasião do projeto.

Os conectores e interruptores são robustos e de boa qualidade.

É impressionante ver o tamanho pequeno do conjunto eletrônico (placa principal e fonte), de uma simplicidade bastante interessante, o que nos faz voltar ao porquê de um gabinete tão grande.

A chaparia empregada (partes metálicas) são bem cuidadas, com um tratamento de superfície também superior a outros modelos testados aqui, que apresentavam até problemas de corrosão.

O conjunto de transporte foi desmontado do lugar (pois é… sou chato mesmo), e avaliado mais minuciosamente. Gostei do que vi. Bem fixado ao gabinete e com o emprego de partes metálicas onde também acho necessárias. Alguns transportes que já vi utilizam plástico em pontos nada recomendados, o que colabora para a pouca durabilidade do conjunto.

O controle remoto também é bem cuidado e com operação bastante amigável, graças a boa distribuição das teclas, porém, bem que poderia ser iluminado.

O que não me agradou mesmo foi os “pezinhos” de borracha utilizados no aparelho. Muito rígidos, não são capazes de absorver pequenas vibrações e nem de corrigir eventuais pequenas deformações da prateleira onde for instalado.
Recomendo que se cole sobre ele um pedaço de borracha macia. Esta providência vale a pena.

Um detalhe menos importante, mas que sempre incomoda em muitos equipamentos, é a retirada de apliques como o que vem colado no painel frontal do Tectoy destacando alguns de seus recursos. Como ocorreu com o gravador da Philips, mesmo retirado com cuidado, ele deixa restos de cola. A dica é utilizar a própria cola da etiqueta para retirar estes restos, grudando-a sobre a cola e retirando-a novamente.

Infelizmente, neste caso, não poderei indicar o número de série do equipamento testado, pois a violação do aparelho invalida a garantia. Claro que possuo habilidades para realizar essa operação sem causar nenhum dano ao equipamento, mas até explicar e convencer disso…

Funcionamento e desempenho

Achei o aparelho um pouco barulhento, parte em razão do problema dos “pezinhos” citado anteriormente, atenuado com a colocação de borracha mais macia.
O painel superior também produz algum ruído às vezes, vibrando durante o funcionamento. Mas isso também tem um “remendo caseiro” com know-how da Oppo. Bastou colar um pedaço de borracha sobre a divisória metálica interna de tal forma a ficar pressionada com a tampa. Isso reduziu enormemente o nível de ruído também, mas merecia um pouco  mais de cuidado pelo fabricante, que poderia ter estampado um reforço à tampa, como feito por outros fabricantes, ou utilizando uma chapa mais espessa, como outros equipamentos mais “reforçados”. Mas, pelo preço, esta última alternativa certamente não seria aplicável.

Na minha opinião, quem adquire um aparelho destes deve se preocupar mais com a qualidade de reprodução em Blu-Ray, dando também alguma atenção à qualidade em DVDs.

Nos diversos testes que realizei, utilizando filmes como Avatar, 2012, além de muitos shows, o funcionamento do aparelho sempre foi impecável. Não travou nenhuma vez e nem apresentou qualquer falha, tanto de imagem como de áudio.

A qualidade de imagem em Blu-Ray surpreende, considerando o preço do aparelho. Melhor que alguns modelos mais caros de algumas marcas tradicionais. O som também não decepciona, sendo suficiente para fazer justiça ao que se espera desta nova (nem tão nova assim) tecnologia, mas decodificação surround, somente pelo receiver.

Em DVD, posso afirmar que a qualidade é bastante boa, acima também do que eu esperava por este preço.

No geral, tanto a imagem e o som agradaram muito, e não deve causar qualquer preocupação ao interessado em adquirir um player de Blu-Ray econômico e básico.
Não espere o mesmo resultado de um player do nível de um Marantz, por exemplo, desnecessário na maioria das aplicações.
A imagem foi também testada em uma TV de 42” com ótimo resultado, com boa fidelidade de cores e contraste. Alguns ajustes de imagem ainda podem ser feitos no próprio player. Mas, o ajuste de fábrica já é suficientemente adequado para a maioria dos casos.

Conclusão

O DBR 750 é um player bastante honesto, capaz de proporcionar um resultado acima até do que se esperaria de um player nesta faixa de preço.

É uma boa opção para quem busca um reprodutor de Blu-Ray econômico (acredito que até uns R$ 400,00), e não deve decepcionar na maioria das instalações.
Considerando que o formato Blu-Ray ainda está em evolução, este player também pode ser uma boa opção para quem ainda não quer comprar um modelo definitivo, enquanto a tecnologia não amadurecer um pouco mais.

Não é adequado para telas grandes, mas também não apresenta uma qualidade ruim como alguns outros players que já testei.
Não é recomendado para um sistema de home-theater muito sofisticado de um consumidor extremamente exigente.

Informações Gerais

Características

  • Compatível com televisores Full HD (1080p)
  • Cabo HDMI incluso
  • BD Live – Conexão de rede que permite a vizualização de conteúdos adcionais relativos ao filme, como: curiosidades, imagens de bastidores, depoimentos dos atores, etc*
  • Conexão USB:
    Armazena conteúdos exclusivos do BD Live
    Reproduz arquivos de áudio e vídeo
    Permite a visualização de fotos e imagens
  • Compatibilidade com as principais mídias
  • Suporte a Upscaling
  • Função Multiângulos** e Controle de Censura**
  • * Necessita de internet banda larga com conexão de rede. Não inclusa.
    **Estas funções devem estar disponíveis no conteúdo do disco.

Especificações gerais

  • 1 ano de garantia para o aparelho e de 3 meses para os acessórios(cabo HDMI, cabo A/V e controle remoto)
  • Sistema Bi-volt automático: 110/220 Volts
  • Consumo de energia: 28W
  • Sistema de vídeo: PAL e NTSC
  • Mídias compatíveis: BD, DVD, DVD-R/RW, DVD+R/RW, CD, CD-R/RW, MP3, WMA, WMV e JPEG

Conexões

  • Saída HDMI
  • Saída de vídeo composto
  • Saída de vídeo componente
  • Conexão LAN para BD Live
  • Saída de áudio digital coaxial
  • Saída de áudio analógica estéreo
  • Conexão USB

Dimensões/Peso

  • Produto: 43 x 6 x 32 cm (LxAxP)
  • Embalagem: 50 x 39,8 x 13,2 cm (LxAxP)
  • Peso Líquido: 3.200 g
  • Peso Bruto: 3.930 g

Conteúdo da embalagem

  • 1 Blu Ray Player modelo DBR-750
  • 1 Controle remoto
  • 2 Pilhas tamanho AAA
  • 1 Cabo HDMI
  • 1 Cabo de áudio e vídeo
  • 1 Manual de instruções com Certificado de Garantia
  • 1 Relação de postos autorizados

Dica de desbloqueio

O aparelho adquirido já veio desbloqueado para qualquer região de DVD.
Para desbloqueá-lo também para discos Blu-Ray, ligue o aparelho sem disco na bandeja, aperte Setup e depois digite 8520. Em seguida, selecione o desbloqueio desejado: Região A (tecle 1), Região B (tecle 2) e Região C (tecle 3). Não é possível desbloquear todas as regiões ao mesmo tempo.

Nossas broncas

Cabem aqui duas críticas à Tectoy:

A primeira refere-se à falta de suporte on-line ao aparelho. Pelo menos as atualizações de firmware deveriam ser publicadas no site do fabricante para possibilitar eventuais correções, comuns à esta tecnologia (Blu-Ray), e que costumam apresentar incompatibilidades com algumas funções do disco ou até mesmo impedir a sua reprodução.

Outra bronca refere-se ao péssimo atendimento que tive do pessoal de imprensa e divulgação da Tectoy.
Nos contatos que fiz através do SAC da Tectoy, buscando algumas informações adicionais do aparelho, fui encaminhado para a sua Assessoria de Imprensa, que nunca retornou meus e-mails e não manifestou qualquer interesse no assunto. Ruim para a própria Tectoy, já que acredito que deva pagar por um trabalho mais cuidadoso. Lamentável !!!

Algumas imagens feitas do aparelho (exclusivas do Hi-Fi Planet)

Vista interna do aparelho. Muito espaço sobrando que poderia reduzir seu tamanho.
Detalhe da placa principal e fonte.
Outra vista interna destacando o reforço central.
Detalhe do conjunto mecânico.
Vista inferior do conjunto mecânico (desmontado).
Detalhe de um dos "pezinhos".

Outras imagens disponíveis

Controle remoto.
Detalhe do painel frontal (gaveta)
Outro detalhe do painel frontal (botões de comando)
Outra imagem do aparelho.

12 Comentários

  1. Pois é meu caro amigo,ficou tão surprêso,que a impressão que fica é que,êsse aparêlho despretencioso bate de frente com outros ditos hi-end,me faz lembrar de uma leitura de um forum hi-end que um amplificador Jeff Rowland deu pane,levado pra concerto,foi substituído por um Lab 70 Gradiente.Frase do propietário:não estou sentindo falta nenhuma do meu Jeff Rowland!!!!!É, vai entender!!!Hi-End=$$$$$$$$$$$.

  2. Tem muita pilantragem nesse mercado de Hi-End.
    Como os fabricantes sabem que a maioria dos consumidores deste tipo de equipamento não é aquele que compra um mini-system ou um DVD player no hipermercado, e que pagam mais caro para ter a famigerada “qualidade absoluta”, cobram muito mais do que o devido por seus equipamentos.
    Some-se a isso fóruns manipulados, importadores gananciosos, revistas “recheadas” de anunciantes com seus reviews “comerciais” e outros aproveitadores, e aí teremos um universo pouco confiável de informações e opções.

  3. Olá Eduardo !!! tive problemas com aparelho da Tec Toy esse mesmo que fez o teste,DBR 750,após um pouco mais de um ano de uso afinal comprei meu aparelho em 05/2010,o mesmo apresentou defeito, justamente na (placa principal e fonte), onde eu posso comprar essas duas placas pra eu pode fazer o reparo do aparelho,por gentileza me indique uma loja pra eu comprar essas peças,já procurei nas lojas virtuais da Sta Efigenia e como não sei o modelo numeração e nomenclatura não conseguir achar onde vende,fico agradecido desde já,fora esse problema ele tem uma qualidade de imagem fora de série….por gentileza se puder ajudar.

  4. Olá Ronaldo,

    Como você identificou estes defeitos?
    Que peças você está exatamente procurando?
    A TecToy tem a obrigação de resolver isso para você. Se não demonstrarem vontade disso, use um caminho que sempre funciona: http://www.reclameaqui.com.br

    Se preferir, me envie um e-mail.

    Abraço

    Eduardo

  5. Olá Eduardo, bom dia, os defeitos forma identificados pelos tecnicos da autorizada Tec Toy,após levar mais de 15 dias pra darem o orçamento,e foram identicados que os problemas estavam na placa principal, e na placa da fonte,as unicas que tem dentro do aparelho,e ao chegar em casa,abri o aparelho e puder ver que eu mesmo poderia fazer o reparo,bastando eu ter as peças em mão,algo simples de trocar.
    Fiz isso devido ao valor muito alto que passaram do orçamento, R$ 268,00 pra trocar as duas placas,sendo que o mesmo aparelho encontro aos montes no Carrefour por R$ 299,00, e outro Phillips por R$ 199,00,e achei que nao havia cabimento um orçamento nesse valor,por isso gostaria de saber onde posso comprar essas peças,que ambas aparecem nas fotos que ilustra esse blog,desde já agradeço a dica ,se puder informar mais uma vez obrigado.

  6. Caro Ronaldo,

    Te enviei um e-mail para tratarmos dessa questão com mais facilidade.

    Acredito que a Tectoy deveria atender o caso em garantia, já que esta venceu há pouco tempo, e um equipamento eletrônico não deve durar só o período de garantia.

    Abraço

    Eduardo

  7. Boa tarde. também quero expressar minha indignação à respeito de uma empresa, lança certos produtos eletrônicos , mas não dar suporte para os clientes,como técnico fico indignado estou tentando consertar um bluray tectoy dbr 750, não se encontra esquema para que se faça manutenção, já tentei,perdi muito tempo não sei precisar,o quanto em buscar tais informações,quando muito se encontra são manuais de usuários,que não são dúvidas a se resolver: procurar algo similar não
    existe, fazer o que , resta devolver o aparelho ao cliente.e não se lamentar pelo tempo perdido em
    quer resolver. fica meu desabafo.junto com os demais insatisfeitos por mera falta de respeito.
    para com os técnicos e seus clientes .

  8. Fala Eduardo, gostei muito do seu blog e espero que vc possa me ajudar. Estou querendo comprar um DVD TOSHIBA STI – 9070 SR que realiza UPSCALING COM CHIP ANCHOR BAY ABT-1030 que dizem ser um dos melhores do pais já que tenho muitos dvd’s e não fiquei satisfeito com o upscaling de meu blueray panasonic 3D, você conhece esse dvd e se conhece qual sua opinião?

    Um abraço!!

  9. Eduardo…..

    gostei muito de tuas colocações a respeito deste modelo de Blu Ray. Tive indicações de que este aparelho é um dos poucos no mercado que está aberto a todas as regiões (DVD normal) e fico feliz por isso pois tenho muitos DVD’s importados, mais dos EUA na realidade.Mas queria aproveitar e te fazer uma pergunta: baixei muitos musicais, concertos, ballets, etc da internet e gravei todos como AVI….sabe se funcionariam nesse aparelho?
    Se pudesse indicar uma outra marca/modelo aberto a todas as regiões e sistemas como o AVI, você saberia qual me indicar?
    Grato e um forte abraço. Giovanni

  10. Olá Giovani,

    Esse modelo é bastante difícil de encontrar hoje.
    Muitos players do mercado reproduzem arquivos AVI, mas é difícil encontrar um liberado para todas as regiões. Porém, alguns modelos podem ser destravados.
    Recentemente testei um modelo da Pioneer, e ele funcionou bem com AVI, incluindo arquivos HD, e consegui destravá-lo com sucesso.
    Seria bom verificar os modelos disponíveis nas lojas onde você costuma comprar, e avaliar estas características através de uma pesquisa na internet, ou me encaminhar estes modelos por email que eu verifico para você.

  11. Eduardo,

    muito obrigado. Verificarei sim e antes de comprar te pergunto, pois nas lojas nunca indicam se podem ou não podem ser destravados.

    Grato e um abraço.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*