Teste do Amplificador de Potência MAA 406 da Advance Acoustic – Review

Peguei emprestado para testes o amplificador MAA 406 fabricado pela francesa Advance Acoustic, e os resultados foram muito animadores.

Infelizmente, meus compromissos profissionais têm tomado muito o meu tempo, deixando pouco espaço para me dedicar a este espaço.
Mas, mesmo assim, não abandonarei este projeto, que tem como objetivo levar informação honesta, confiável e útil aos apreciadores de áudio e vídeo de qualidade.
Sempre que possível, publicarei o teste de algum equipamento que adquiri para uso próprio ou através de amigos, e tentarei, mesmo que resumidamente, fornecer as principais características do equipamento.
Como já citei em outras oportunidades, não faço mais qualquer avaliação de resultados por elementos classificatórios, como as tradicionais estrelinhas, ou expressões como “classe A”, “padrão Ouro”, etc., que já estão começando, finalmente, a cair em desuso nas publicações mais sérias, por não ser uma forma fiel de classificar um equipamento, já que os testes dependem de inúmeros fatores que facilmente prejudicam esse tipo de classificação. ( leia mais aqui: http://hifiplanet.com.br/blog/?page_id=7 )

Apresentação

O MAA 406 é o que se costuma chamar de “power”, pois trata-se apenas de um amplificador de potência, ou seja, não possui um pré-amplificador incorporado.
Pode ser ligado em fontes como CD players que trazem um ajuste de nível de saída, em receivers com saídas de pré, ou até mesmo usando um pré da própria marca, como o MPP 206, que forma um conjunto bastante equilibrado.

Sua construção é muito cuidadosa, robusta e com um visual bastante atraente. Seus 19kg de peso provam isso.
Aliás, basta abrir o equipamento para se surpreender com o tamanho do transformador toroidal, que possui uma altura realmente impressionante, montado em base própria, mostrando sobra de energia suficiente para fazer com que o amplificador forneça 150W por canal (em 8 ohms) sem se intimidar com qualquer tipo de caixa ou com passagens muito exigentes de vários gêneros musicais.

O painel frontal possui dois medidores de potência analógicos, muito conhecido popularmente (e de forma errada) por alguns como “VU´s”, bastante utilizados nos equipamentos da década de 80/90, porém raros hoje em dia. Esse adicional, além de bastante interessante, proporciona um visual diferenciado ao equipamento, e todos que conheceram o MAA 406 não deixaram de comentar sobre a beleza destes medidores.

O painel traseiro também é bem completo.
O cabo de força é destacável. Recomendo a utilização de outro melhor do que o acompanha. Apesar do original atender bem as necessidades, o uso de um cabo melhor proporciona um sensível ganho ao equipamento.
Além das entradas RCA, o aparelho ainda possui entradas balanceadas, muito interessantes e recomendadas para quem possui um pré ou outro equipamento com estas saídas.
Existe ainda uma chave para desligar os medidores analógicos frontais, bastante útil para quem, como eu, não gosta de painéis muito iluminados numa sala escura, mesmo com a iluminação discreta do MAA 406, que não chega a incomodar pela cor azul utilizada.
O interruptor de liga/desliga do amplificador fica no painel traseiro, sugerindo que o equipamento não precisa ser continuamente desligado.
Um detalhe que também me chamou a atenção foram os pés do aparelho, de uma construção realmente surpreendente, bem acabados, bonitos e robustos, como não se vê muito por aí, colocando muitos amplificadores de “grife” em situação de vergonha, ao utilizarem pezinhos tão ruins.

Construção Interna

Como sempre costumo fazer, abri o equipamento para conhecer sua construção e projeto interno.
Como possuo formação também em Eletrônica, e abro equipamentos desde os meus 10 anos de idade (somente eu conserto e aprimoro meus próprios equipamentos), considero esse um momento muito importante do teste. A construção interna diz muita coisa sobre o cuidado do fabricante na concepção do equipamento.
Mesmo fabricado na China, o equipamento deve seguir recomendações bem rígidas da empresa francesa. A montagem é realmente excepcional, como poderemos ver adiante em algumas fotos.

As etapas do circuito são isoladas, e rigidamente fixadas à base robusta, reduzindo riscos de interferências entre seus circuitos.

Para quem conhece eletrônica, é possível notar que sua concepção interna e a qualidade da montagem fazem muitos amplificadores de marcas mais renomadas parecerem protótipos de amplificadores. Fiquei bastante satisfeito com sua construção interna, como poucas vezes fico.

Desempenho

O MAA 406 parece uma usina de força. A sensação que dá é de que sua potência é maior que a declarada, já que ele tem energia de fonte suficiente para suprir qualquer passagem musical mais difícil, mesmo com caixas acústicas difíceis.
Seu silêncio de fundo é muito bom, o que colabora para o resultado final.
A Advance Acoustic aperfeiçoou seus equipamentos, fazendo ajustes para melhor. Seus equipamentos são muito elogiados por publicações especializadas, tendo sido esse amplificador, com o pré MPP 206, bem avaliado pela publicação inglesa Hi-Fi Choice, em 2008, ou seja, antes de ser ainda mais aprimorado pelo fabricante.

Durante os testes, o amplificador mostrou qualidades para fazer parte de um sistema de alta fidelidade, apresentando um som bastante “limpo”, ainda resultado de um bom cuidado com o ruído de fundo.
Os graves são potentes o suficiente para qualquer “grave maníaco”, e de boa qualidade se utilizado com as caixas certas.
Todo o espectro de frequências recebe um bom tratamento pelo amplificador, colaborando para um resultado bastante similar a amplificadores bem mais caros que já testei (aliás, muito mais caros…).

A música flui de forma muito agradável, sem provocar qualquer cansaço auditivo ou outro incômodo qualquer.
O amplificador trabalha em classe A até 30 watts, passando para classe AB depois disso, porém, sem deixar isso transparecer numa audição normal. A transição é muito bem feita.

O som é refinado o suficiente para atender às necessidades de qualquer apreciador da boa reprodução musical, e com uma dinâmica que realmente impressiona.

Boa extensão, distorção imperceptível, grande dinâmica, bom refinamento, detalhamento, e potência de sobra. Assim eu resumiria suas principais qualidades.

Defeitos? Ninguém gosta de falar em defeitos em avaliações de equipamentos. Mas, o MAA 406, para o mercado a que se propõe, e pelo preço muito acessível, não deixa espaço para qualquer reclamação.

QUADRO RESUMO:

PONTOS FORTES:
– Preço muito acessível comparado com a ganância comum de outros fabricantes
– Som de boa qualidade, com eletrônica de alto nível capaz de satisfazer quem busca um bom sistema estéreo, ou ainda quer melhorar a saída de um receiver de HT (várias unidades podem ser necessárias, mas vale a pena).
– Excelente construção, robusta e bem acabada, além de uma apresentação muito bonita
– Saídas banhada à ouro
– Possibilidade de apagar o painel frontal
– Medição de potência de saída com mostradores analógicos

PONTOS FRACOS:
– Merecia um cabo de força mais robusto (por favor… esqueçam cabos caríssimos… é bobagem)

RECOMENDADO:
Pela suas qualidades, é indicado para quem busca um amplificador robusto, bonito e bem construído para ser durável.
Para quem procura um amplificador que apresenta uma sonoridade bastante agradável, correta e com potência de sobra.
Para quem quer compor um sistema de ótima fidelidade para ouvir suas músicas com muita satisfação.
Para quem quer melhorar a qualidade e a potência de saída de seu receiver de home cinema. Mesmo utilizando várias unidades, o resultado ainda poderá ser mais interessante que a utilização da maioria dos amplificadores  multicanais do mercado.

NÃO RECOMENDADO:
Para compor sistemas hi-end topo de linha, (não é o seu objetivo). Para isso o fabricante dispõe de modelos ainda mais sofisticados.

CONCLUSÃO PESSOAL:
Um excelente amplificador, bem construído, de marca confiável, preço muito acessível, e com ótimas qualidades sonoras. Gostei muito do MAA 406, que acabou sendo adquirido por um colega que também gostou muito do equipamento.

PREÇO:

Pode ser encontrado em mercados virtuais na internet (espaços legalizados).
Preço Médio: R$ 1.890,00 (é isso mesmo !!!)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO MAA 406

Potência de saída em 8 Ohms 2 X 150 W
Resposta de frequência (-3 DB ) 10 Hz -50 kHz
Distorção < 0,1%
Relação Sinal/Ruído ? 120 dB
Separação entre canais ? 100dB
Impedância de entrada 20 k?
Nível do sinal de entrada 1,2 V
Alimentação 115 – 230 V
Consumo em STAND BY 4 W
Consumo apenas ligado 75 W
Transformador 1 (800 VA)

Dimensões e pesos

Dimensões (A X L X P) cm 17,5 X 44 X 44
Peso Líquido/Peso Bruto 19 / 22 kg


FOTOS DO FABRICANTE:

FOTOS EXCLUSIVAS DO HI-FI PLANET:
(feitas amadoramente e em condições precárias, porém todas verdadeiras, sem montagens)

Local do teste, logo atrás dos demais equipamento. Aqui testamos de verdade. Não dizemos que testamos só para agradar anunciantes (aliás… nem temos e nem queremos).
Vista geral da montagem interna.
Detalhes do banco de capacitores de fonte. Energia de sobra.
Detalhe do enorme transformador toroidal que ocupa quase a altura do aparelho.
Detalhe de uma das placas montadas nas laterais. Montagem muito caprichada.
Foto do painel traseiro.
Detalhe de um dos 4 pés do aparelho. Construção robusta superior a muitos amplificadores vistos por aí.


7 Comentários

  1. Olá Eduardo, bom dia,
    Tenho fundamentado minhas novas aquisições em seus reviews e sugestões. Aproveito a sua experiência para ganhar um salto na minha.
    Vi os excelentes artigos sobre customização. Em meu caso, o primeiro complicador é a sala, moro em um pequeno apartamento e não tenho, nem terei nos próximos 5 ou 6 anos, espaço para uma sala dedicada. Isto limita muito, principalmente o ajuste acústico. Penso que talvez alguma armadilha (bass-trap) na parte próxima as caixas e equipamentos seja possível, além de tapetes. Mais do que isso é inviável no momento.
    Outro limitante é a energia elétrica, tentei instalar uma rede separada para o HT. Percebo que a energia já chega de forma problemática, pois meu amplificador multicanal (UPA-500 da Emotiva) já desarmou algumas vezes e depois de algum tempo voltou a funcionar.
    Gostaria de pedir algumas sugestões:
    Primeiro: em relação à acústica da sala, com todas estas limitações, você tem alguma dica do mínimo investimento, sem afetar a estética da sala (fator esposa).
    Segundo: Já comentei em outros posts que meu conjunto é formado por UMC-200+UPA-500 da Emotiva (para multicanal), com caixas Baubo e surrounds da Loud. Adquiri, conforme sugestão e após o excelente review, o Dspeaker. Penso em adquirir um amplificador 2 canais, para as Frontais. Estou entre os Emotiva XPA-2, o Cambridge 851W e o AA MAA406. Como meu sistema atual não é exatamente Hiend e tenho estas limitações de sala e rede, qual amplificador você considera mais adequado? O 851w me parece melhor, dentre os três. Mas não sei se neste horizonte de 5 anos preciso de tanto.
    Abraços e parabén pelo espaço.
    Arturo

  2. Olá Arturo,

    Compartilhe estas dívidas no Clube Hi-End, acho que assim podemos explorar mais as opções, já que não se trata de algo de implementação simples, mas de um tratamento que requer alguns cuidados e implica em várias alternativas.
    Assim consigo te ajudar melhor e dividir idéias com outros colegas.

    Abraço

  3. Buenas Eduardo, um tópico muito bem escrito e esclarecedor. Não sou audiófilo mas sei diferenciar um som produzido por um bom equipamento. Meu som é um Logitech Z5500 que não me satisfaz mais. Estava pesquisando sobre equipamentos e ao ler este tópico me decidi pelo MAA 406. Poderia me indicar boas caixas de som que casem com ele? Onde encontra-lo a venda?Muito obrigado, parabéns pelo Blog e boa noite.

  4. Olá Fernando,

    Obrigado pelas suas considerações.

    Eu tenho recomendado muito as caixas da Monitor Audio. Trata-se de um empresa que tem apresentado excelentes opções ao mercado sem o exagero de preço que costumamos ver por aí.
    As caixas B&W são excepcionais também, mas os preços praticados aqui no Brasil são muito altos.
    Existem outras opções, mas o ideal é você ouví-las e escolher aquelas que mais lhe agrade e melhor casem com as suas características auditivas, já que cada pessoa tem um audição característica.
    Se preferir comprar usadas, encontrará boas opções da Tannoy, Quad, da própria B&W e Monitor Audio, e tantas outras.
    Fique à vontade para me consultar sobre os modelos que for achando.

    Não sei que representa o MAA 406 no Brasil. Mas, você pode encontrá-los em sites legalizados de negócios como o OLX e o Mercado Livre.

    Abraços

    Eduardo

  5. Adquiri recentemente um MPP 206 e estou prestes a adquirir um MAA 406 (Só estamos negociando valor) e gostaria, se possível que me fosse indicado o cabo ideal para ligá-los, informando marca e modelo.
    Agradeceria bastante essa informação.
    No aguardo.
    Grato

  6. Olá Carlos

    Um bom cabo, é só o que você precisa.
    Você tem algumas opções em vista para eu te ajudar a escolher?
    Cabos da QED, DNM, Supra e outros são os meus preferidos, mas não sei como está a facilidade de adquirí-los hoje no Brasil.
    O ideal era fazer uma pesquisa de disponibilidade na internet para selecionarmos um modelo.
    Conte comigo para ajudá-lo.
    Abraço

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*