Quatro Recomendações de Gravações em Blu-Ray Audio

Oferecemos quatro sugestões de gravações em Blu-Ray Pure Audio que não podem faltar numa coleção audiófila.

Se o SACD representou um grande salto de qualidade em relação ao CD, com o formato Blu-Ray não foi diferente em relação ao SACD.
O BD-Audio, ou como também é chamado lá fora, Blu-Ray Pure Audio, aproveita a alta capacidade de armazenagem de informação do formato Blu-Ray e a evolução tecnológica dos players deste tipo de mídia, e consegue fornecer gravações em alta resolução com uma qualidade bastante elevada, proporcionando detalhes incomparáveis com outros formatos.

Infelizmente, como o mercado nacional está sempre atrasado em relação à oferta internacional de formatos de áudio, o SACD é quase impossível de se encontrar aqui, o que dizer então do BD Pure Audio, que apesar da grande oferta de títulos lá fora continua um desconhecido no nosso mercado?

Quando vejo avaliações de equipamentos sendo feitas com os velhos “CD´s de referência”  dos revisores de áudio, fico imaginando o que eles estão conseguindo avaliar com tantas limitações fornecidas por este formato. Entendo que o CD ainda é o formato mais popular por aqui, mas para conhecermos todo o potencial de um equipamento precisamos ter também gravações tecnologicamente atualizadas, sob o risco de não conseguirmos identificar alguns detalhes importantes da gravação, ou mesmo cometermos um erro ao avaliar positivamente um sistema que conseguiu trazer alguns destes detalhes artificialmente, que é a situação que mais vejo hoje.

Com as facilidades da internet e de meios de pagamento como o cartão de crédito internacional ou o Paypal, ficou fácil adquirir boas gravações em lojas do exterior. Com o simples pressionar de algumas teclas e um mouse, e alguns minutos de busca, os discos chegarão à porta de sua casa com toda a comodidade.

Os discos que recomendo aqui foram adquiridos na Elusive Disc (www.elusivedisc.com), uma loja muito confiável estabelecida em 1989 em Indiana, nos EUA, onde compro meus discos há quase 15 anos.
A loja possui uma grande variedade de títulos e formatos, um atendimento bastante atencioso e envia os seus produtos em embalagens que deixariam muitas lojas daqui bastante envergonhadas. São pacotes extremamente bem feitos e capazes de suportar os piores tratos imagináveis do transporte (principalmente nacional).

Estes foram os últimos quatro discos que comprei para a minha coleção, e vieram numa caixa com o tamanho de duas caixas de sapato empilhadas, e com muito isopor para proteger os discos que vieram posicionados exatamente no centro da caixa.
Muitos outros títulos pode ser encontrados no site, começando por aqui: Blu-Ray Pure Audio.

Importante lembrar que estes discos só podem ser reproduzidos em um player de Blu-Ray. Um bom player de blu-ray reproduzindo um BD Pure Audio, pode proporcionar um resultado sonoro superior ao mais caro e sofisticado player de CD quando reproduzindo a versão do mesmo disco em CD, tendo um sistema adequado.
Mesmo defensores dos discos de vinil se surpreendem com a qualidade das gravações em BD, mesmo aqueles que possuem caros sistemas totalmente analógicos.

Vamos às indicações:

1. AMY WINEHOUSE – Back to Black

uniba45062

Quem é fã de Amy, e já possui esta gravação em outros formatos, vai se surpreender com a qualidade dos graves, dos detalhes e de outras ótimas características sonoras contidas neste disco.
Amy nunca esteve tão natural, numa gravação original que ainda não considero perfeita, mas que ganha uma vida nova no formato BD.

A localização de voz e instrumentos dentro do palco sonoro é bastante precisa. Detalhes que me passaram muito apagados na versão em CD (no CD importado – inglês – porque a versão nacional é muito ruim) assustam pela presença clara nesta versão.
Sua voz ganha maior naturalidade, nos trazendo Amy como ela realmente é.

Mesmo quem não é fã da cantora, não vai resistir ouvir o disco todo para identificar e apreciar estes detalhes.

2. STAN GETZ e JOÃO GILBERTO – Getz / Gilberto

uniba31767

Gosto muito deste disco. Tenho a versão em CD, CD K2 HD (JVC) e em SHM-SACD (a excelente versão japonesa).
Aqui, novamente, não dá para estabelecer uma comparação com os demais formatos.
As vozes de João Gilberto e de Astrud Gilberto ganham uma presença muito realista, enquanto o saxofone de Stain Getz e o piano tocado por Jobin são transportados para a sua sala.

Mesmo sendo outra gravação com algumas limitações técnicas da época, com faixas extraídas de vinil 45 rpm e tape, o trabalho técnico de transposição para o BD foi muito bem realizado, com algumas poucas limitações que não chegam a prejudicar o trabalho artístico.
Não me perguntem como eles conseguem um resultado final superior ao LP original ou à fita de onde as faixas foram extraídas, apenas comparem e vejam o resultado, ou melhor, apenas escutem as músicas e esqueçam do resto.

Uma gravação imperdível.

3. DIANA KRALL – The Look of Love

uniba31667

A loira Diana Krall caprichou na interpretação das faixas deste disco, que em termos de escolha das músicas, porém, teve alguns pontos altos e outros baixos. Sua capacidade vocal poderia ter sido melhor aproveitada em outras composições.

Possuo este título também em CD e SACD, e novamente o SACD se mostra superior ao CD, assim como, novamente, é em BD Audio que a magia acontece em toda a sua plenitude.
Sua voz ganha uma naturalidade indescritível, o piano ganha corpo e detalhamento, e todos os instrumentos são reproduzidos com perfeição. É um disco que pode ser utilizado como teste de sistemas, pois é capaz de mostrar todas as limitações do equipamento.

Um amigo que possui a versão em Vinil deste título ficou bastante surpreso com o resultado, e confessou que esta versão é superior àquela que ele possui em vinil, tocado num sistema analógico bastante respeitado. Ele comentou que essa não é a primeira vez que isso acontece, e que pensa agora em investir num sistema digital tendo um bom player de blu-ray como fonte, mantendo o seu sistema atual, afinal a sua coleção de vinil ultrapassa os 4 mil títulos, que dificilmente serão vistos no formato BD Audio.

Para quem gosta deste título, esta versão em BD Pure Audio vai deixá-lo ainda mais satisfeito.

4. ELLA FITZGERALD e LOUIS ARMSTRONG – Ella and Louis / Ella and Louis Again

uniba34980

Mesmo que você não seja fã desta dupla, conheça esta gravação, e talvez se apaixone pelas vozes destes dois importantes ícones do Jazz.

São dois discos em um, gravados a partir de fitas masters originais. O resultado é surpreendente. A voz de Ella e de Louis ganham uma naturalidade que talvez você não tenha ouvido antes em qualquer outra gravação. É como conhecer as suas vozes pessoalmente.
Mesmo com todas as limitações técnicas da época e os inevitáveis ruídos de fundo, é um disco que prende a nossa atenção pelas elevadas qualidades artística e técnica (esta muito valorizada neste formato).

Existem faixas realmente inesquecíveis como “The Nearness of You”, “Let’s Do It (Let’s Fall In Love)”, “April In Paris” e “These Foolish Things (Remind Me Of You)” entre outras que valem a pena ser relembradas ou conhecidas.

Estes discos não são baratos, mas valem o investimento, pois são gravações realmente audiófilas, com elevada qualidade e capazes de aproveitar todo o potencial de um bom sistema hi-end.

Para melhores resultados, ouça os títulos em PCM sem compressão.

Um abraço a todos e até a próxima.

14 Comentários

  1. Eduardo, boa tarde.
    Gostei bastante das “dicas” com gravações em blu ray. Gosto de todos os artistas que você apresentou aqui.
    Gostaria de dar-lhe uma sugestão, caso você não tenha o disco:- trata-se do blu ray do Paul McCartney, cujo título é :- “Kisses on the bottom”, gravado nos estúdios da Capitol, nos Estados Unidos.
    Esse trabalho tem acompanhamentos de Diana Krall, John Pizzarelli, John Clayton, entre outros craques.

  2. Bom dia, Eduardo.
    Pelo que entendi de seu texto, para reproduzir esses formatos, SACD e Blu-Ray audio, preciso de um aparelho que consiga ler esses formatos. Tenho o CD-player Cambridge Azur 851C. Ele não suporta esses formatos? Abraço,
    Oswaldo

  3. Eduardo,
    Com um DVD player BD normal + DAC + integrado + caixas de bom nível estaríamos aptos a obter excelente reprodução destes discos HFPA?
    Abraço,
    Gilberto

  4. Beleza de roupa nova tem agora o site!
    Estou aguardando a resposta à pergunta sobre o HFPA.
    Parabéns pelo bom gosto e também pelas mudanças inteligentes

    Abraço,
    Gilberto

  5. Olá Gilberto,
    Desculpe, mas houve um problema de funcionamento do site que deixou ele maluco. Virou uma confusão e acho que agora está OK.

    Sobre reproduzir estes discos com um player comum, integrado e caixas, somente testando. Eu tenho visto alguns players de BD que estão me surpreendendo.
    Acho que vale a pena fazer um teste. A etapa de áudio de um BD player é bastante elaborada para reproduzir o formato.
    Mas, o DAC não vai lhe ser útil neste caso.

    Abraços

    Eduardo

  6. Um pouco atrasado mas vamos lá…

    Oswaldo,

    O 851C não vai reproduzir este formato. É necessário um player de blu-ray.

    Luiz,

    Vou atrás deste disco que você recomendou.
    Obrigado pela dica.

    Abraços

  7. Eduardo,
    Tudo bem?
    Não entendi porque o DAC não entraria neste circuito. A conversão não seria necessária, ou possível?

    Abraço

  8. Gilberto,

    O formato destes discos é Blu-ray, então você vai depender da decodificação interna no BD player ou do receiver. Neste caso, um DAC tradicional não seria compatível com o formato.
    O ideal é um bom player de BD com decodificação interna, evitando o receiver.

    Abraço

    Eduardo

  9. Eduardo,
    Muito grato! Mais uma vez.
    E mais uma vez parabéns pela bela roupagem do site. Isso foi um verdadeiro upgrade, mantendo as características que destacam esse belo trabalho.

    Abraço
    Gilberto

  10. Boa tarde, Eduardo.

    Tenho o Player OPPO BDP-93 e nas especificações dele não fala em reproduzir BLU-RAY ÁUDIO, só DVD-AUDIO e SACD.
    1)Isso significa que ele não reproduz BLU-RAY AUDIO, ou seja, nem todo BLU-RAY player reproduz BLU-RAY AÚDIO ou pelo fato de ser um BLU-RAY player reproduzirá esse formato?

    2)Estou aguardando chegar o BLU-RAY ÁUDIO da Dianna Krall – The look of love, que comprei na ELUSIVEDISC e fico na expectativa de que meu aparelho reproduzirá?Senão, pode me dar dicas de aparelhos que reproduzam BLU-RAY ÁUDIO?

    3)Pretendo também adquirir o BLU-RAY VÍDEO acima e gostaria que me esclarecesse a seguinte dúvida:o áudio de um BLU-RAY VÍDEO é da mesma qualidade de um BLU-RAY AÚDIO ou o BLU-RAY AÚDIO é melhor, fazendo com que se tenha a mesma gravação com qualidade de áudio diferentes?

    Obrigado e parabéns pelo belo site.

  11. Olá Cláudio,

    1) Sim, o seu player Oppo reproduz o BD Audio normalmente.
    2) Boa escolha. Excelente disco. Vai reproduzir sim, e não deixe de postar aqui o que achou.
    3) Só comparando os dois e considerando o seu gosto. Em tese o BD Audio deveria tocar melhor, e acredito ser o caso deste disco.

    Obrigado,

    Eduardo

  12. Caro Eduardo,

    Uma vez mais me deparando com informações novas e que parecem não ter mais fim, tudo graças em boa parte ao seu blog. Obrigado por compartilhar tudo isso.

    Estou um pouco confuso e gostaria que me tirasse, se possível, algumas dúvidas.

    Você afirma, pelo que entendi, que o SACD e o BD são os os melhores formatos atualmente disponíveis. Isso apenas com relação ao cd? Ou também em relação ao vinil? (imagino que essa parte deve ser mais controversa ou difícil de reponder)

    Agora o principal: esses formatos são superiores à qualidade de áudio de serviços de streaming como o Tidal ou o Spotify (versão hi-fi) que prometem elevada qualidade de áudio (especialmente o primeiro)?

    Por fim, o que dizer com relação ao formato WAV? O Itunes dá a possibilidade de converter os arquivos para esse formato, contudo eles ocupam uma enormidade de memória no computador.

    Enfim, qual a última palavra em termos de qualidade de áudio no momento?

    Aguardando te ouvir

    Abraços,

    Caio

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*