Projeto “A Caixa” – Parte V – Spikes, Telas e Dutos

Nesta continuação, depois de concluída a apresentação ds trabalhos de marcenaria para construção das caixas, veremos como foi feita a construção e montagem dos demais componentes da caixa.

A base

A base da caixa foi construída também com MDF de 30 mm. Recebeu uma pintura de preto acetinado nas faces que ficariam expostas (superior e laterais), e espessa camada de tinta brilhante na parte inferior, para isolar qualquer possível umidade do piso.
Para eventual instalação de spikes, foram introduzidas porcas cravadas na chapa, como aquelas que se usam habitualmente em caixas acústicas, mas, incluiu-se aqui um reforço externo adicional para maior fixação e segurança destas porcas.
Os spikes foram usinados sob encomenda, num modelo feito exclusivamente para estas caixas, muito resistente, robusto e produzido em aço inoxidável.
Seguem fotos.


As bases dos spikes foram importadas, e são banhadas a ouro. (não me pergunte porque…)


Base da caixa montada. (apoiada sobre calços e folhas de borracha para não danificar a pintura).
Vários parafusos foram utilizados para garantir total rigidez do conjunto.

A tela frontal

A tela frontal também teve que ser fabricada, já que não existe pronta no mercado. Sua construção foi bem reforçada, como a caixa toda, e foi pintada de preto fosco para não ficar visível atrás do tecido ortofônico.


O tecido foi colado e grampeado, para melhor fixação. Note um dos pinos de encaixe no meio da lateral. Foram utilizados 6 pinos por tela.


Pinos de encaixe (importados) utilizados nas caixas e telas para fixação das partes. A tela é removível.

O duto sintonizado, que permite a caixa trabalhar em modo bass-reflex (esta caixa pode funcionar tanto neste modo como no modo “selada”) é um componente importante, mas muitos fabricantes não lhe dão muita atenção. Não me refiro ao cálculo de seu comprimento e diâmetro, mas em sua construção, que normalmente é de plástico.
A Wilson Audio, por exemplo, emprega um duto metálico, muito melhor neste caso. Inspirado nessa opção desse fabricante, pedi para fabricar os dutos em aço inox, que posteriormente receberam o devido acabamento. Abaixo os dutos ainda crus, sem qualquer acabamento.

Estes dutos foram montados no painel removível traseiro. Abaixo seguem os detalhes desta montagem.

Depois de polidos internamente e pintados de preto fosco no acabamento, os dutos foram montados nos painéis removíveis com vedante de silicone e parafusos.

Na parte interna, os dutos foram travados com peças de madeira com cola PVA de um lado e cola especial de poliuretano do outro, para evitar qualquer vibração do duto.


Isolando a área de contato com a caixa para aplicação da tinta emborrachada.


A aplicação de tinta emborrachada elimina a possibilidade de qualquer ressonância do tubo, tornando-o completamente inerte.


Colagem do feltro para início do processo de revestimento acústico (falarei sobre isso depois) e para aumentar o amortecimento do tubo.


Peça concluída. A volta interna da peça, que ficará pressionada na caixa depois do fechamento, recebeu uma tira de espuma de vedação.

Para tampar os dutos, fazendo com que as caixas trabalhem seladas, deve-se utilizar o componente abaixo, que garante excelente vedação e boa pressão de montagem, sendo uma opção aos convencionais tarugos de espuma (abafadores). Deve-se somente tomar o cuidado de colar um anel de borracha na face interna da chapa de aperto, para evitar contato com o duto, o que poderia causar algum tipo de ruído caso fosse distraidamente montado encostado.

Capítulo finalizado, mas a reportagem ainda continua.

5 Comentários

  1. Uma verdadeira aula de como se faz. Cada detalhe que vc nos apresenta é um aprendizado. Muitos vão dizer: “Por que não pensei nisso ?”. Inclui-se aí vários fabricantes consagrados, tenho a certeza. Vejo que há detalhes que são de extrema importância e cujos custos são demasiados pequenos, diria irrisórios ! Gênio !

    Continuarei acompanhando e divulgando aos amigos.

    Abrçs

  2. Boa tarde amigo,
    Muito completo o tutorial, eu estou montando um dockstation como trabalho de faculdade, e até hoje não sabia o nome do tecido que ia na frente das caixas, graças a você descobri! : )
    Porem ainda fiquei na duvida de onde comprar e do preço, tens noção de quanto custa e onde eu poderia encontrar na internet?

    abraços

  3. Olá Deivit,

    Você pode encontrar esse tecido na Altana Tubes ou na Compomil, ambas .com.br
    Mas, esse tecido é mais para proteção contra pó nos falantes, ou para uma audição sem compromisso.
    O ideal é sempre retirar a tela frontal para audição, pois ela pode interferir no resultado.

    Abraços

  4. Amigo, estou montando umas caixas monstro também! e gostaria de saqber onde acho estes pinos de engate ou você teria 12 pares sobrando para me vender?
    grato

  5. Olá,

    Não tenho sobre destas peças.
    Você pode encontrá-las na Madisound USA. Eles vendem para o Brasil.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*