Powerline Protect lp-117


Imagem

APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

O powerline Protect lp-117 da By Knirsch é um equipamento voltado para dura tarefa de melhorar as más condições de nossa rede elétrica.
Sua função é proteger os equipamentos nele ligados, e proporcionar uma filtragem contra os harmônicos presentes na rede, que deterioram a qualidade de áudio e imagem de um sistema de som, ou HT.

Ele é um equipamento mais simples e barato que o modelo Audiófilo, já testado aqui. Mas, ainda assim, apresenta um grande número de sofisticados recursos, não fazendo feio em relação ao seu irmão maior:

-Proteção contra raios, transientes e ruídos normalmente presentes na rede elétrica, e capazes de causar sérios danos ao equipamento. Essa proteção é realizada por um sofisticado sistema eletrônico composto de 4 estágios de segurança, que atuam de tal forma a abranger inúmeras possibilidades de anomalias da rede elétrica.

-Controle da tensão dentro de níveis de segurança, desligando os equipamentos automaticamente quando a tensão sofre variações fora da faixa permitida. O powerline Protect não estabiliza a tensão, pois é sempre mais seguro isolar o aparelho da rede elétrica do que tentar controlar suas instabilidades quando estas escapam de uma condição de funcionamento normal e aceitável, indicando uma anomalia mais grave no fornecimento de energia.

-Depois de desligado em função de algum problema da rede, o religue só poderá ser realizado manualmente. Essa é mais uma segurança para os equipamentos, pois evita que os aparelhos voltem a ser ligados sem a intenção do usuário.

-Filtro interno para os harmônicos de médias e baixas frequências da rede, eliminando as rádiofrequências que são induzidas na rede e prejudicam o pleno desempenho dos equipamentos.

-Tomadas e plug de três pinos, porém não dependem de terra para realizar o trabalho de proteção.

-Possui 9 tomadas de alta capacidade, suportando uma carga total de até 2,4KVA.

-Funcionamento em paralelo com a rede, não limitando o desempenho dos equipamentos ligados ou induzindo harmônicos, como costuma ocorrer em equipamentos que operam em série.

-Voltímetro analógico instalado no painel do aparelho, de fácil leitura, permitindo certificar-se de normalidade da alimentação.

O fabricante dispõe ainda de modelo para fixação em rack, e duas versões, uma para 110 Volts e outra para 220 Volts.

É desnecessário falar da importância de um bom sistema de proteção para preservar a integridade dos equipamentos de áudio e vídeo, já que estes não costumam ser baratos, e são bastante sensíveis à alimentação elétrica.
A proteção funciona como medida preventiva, e capaz de evitar surpresas bastante desagradáveis.

O lp-117 foi testado no lugar do modelo Audiófilo, que faz parte do meu sistema atual. Durante o tempo em que ficou instalado realizou plenamente o seu trabalho, principalmente se considerarmos que estou localizado em uma região onde a rede elétrica mais parece uma armadilha para os equipamentos, pronta para colocar em risco sua integridade.
A queda de raios é constante, principalmente em relação à altura do local e à falta de para-raios próximos. A rede sofre grandes variações, e frequentemente é prejudicada pela presença próxima de algumas fábricas.
Durante todo o tempo que teve em teste, o Protect cumpriu a sua missão, e “barrou” toda e qualquer surpresa trazida pela rede.

Em termos de filtragem, proporcionou uma melhora sensível na qualidade de áudio e vídeo, só por aí já justificaria o seu investimento, já que minha exigência pela obtenção do melhor desempenho possível de meus equipamentos é muito grande. Costumo dizer que de nada adianta as inúmeras trocas de equipamentos sem uma acústica adequada, e sem um bom tratamento da rede elétrica. São básicos em qualquer sistema.

O lp-117 é muito bem construído, muito robusto, com qualidade de equipamento industrial. Aliás, faz amplo uso de componentes de especificação industrial.

Possui um design sóbrio e bastante agradável, muito discreto, não chamando a atenção para si, de forma a não prejudicar a estética de uma instalação. Mas, mesmo quietinho em seu canto, não duvide que ele estará fazendo um trabalho muito bruto, tirando de nossa precária rede elétrica os inimigos que podem destruir nossos sensíveis equipamentos.

Avaliação: Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Testado em Julho/2007

Dimensões (LxAxP): 45x11x21cm

Peso: 4,8Kg

Fabricante: By Knirsch ( www.byknirsch.com.br)
FOTOS

Imagem
Visão frontal do lp-117.

Imagem
Vista do painel traseiro. Muito flexibilidade com 8 tomadas.

Imagem
Amplo voltímetro frontal.

Imagem
Construção bem acabada e robusta, que inclui espessa pintura interna também.

Imagem
Montagem interna impecável.

Imagem
Cabo e plug robustos.

Imagem
Durante os testes, junto com o modelo Audiófilo.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*