Oppo Blu-Ray Player BDP-83 – 5ª Parte


Fotos da segunda sala utilizada nos testes

Esta sala foi criada para o amigo Dr. Paulo, médico, onde utilizei diversos critérios técnicos que foram implementados em minha própria sala, como a sala anterior para acesso aos equipamentos, rede elétrica dedicada com fios rígidos de cobre puro e tratamento acústico personalizado (ao seu gosto pessoal), entre outros detalhes.
Ainda encontra-se em ajustes e acertos finais, e logo será alvo de uma reportagem de como desenvolver uma sala dedicada.
(Toda a assessoria foi feita gratuitamente, pois não trabalho com projeto de salas)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Infelizmente, ainda não consegui convencer o amigo Dr. Arnaldo a deixar fotografar a sua sala, mas falta muito pouco para isso. Ele ainda quer terminar as mudanças para fazer as fotos e mostrar com orgulho o seu “cantinho”.
Coisas de quem adora o seu espaço exclusivo.
A própria sala do amigo Dr. Paulo já deixa bem claro que não é uma sala para muitas pessoas… e nem será enquanto ele mandar lá…

Perguntas Recebidas

(atualizado periodicamente)

Aqui serão respondidas algumas perguntas que nos foram enviadas sobre este tópico, exclusivamente.
As perguntas podem ser enviadas no fórum de cartas ou pelo e-mail da nossa página principal ( http://www.hifiplanet.com.br ).

1. Que material é esse utilizado nas paredes das duas salas testadas?

Trata-se de espuma acústica. É um material produzido especificamente para tratamento acústico de salas, visando redução de interferências causadas no som decorrentes das reflexões das ondas sonoras nas paredes e teto.

2. Onde foram comprados os Oppos testados?

Foram comprados diretamente da Oppo Digital: http://www.oppodigital.com

3. Não houve algum exagero a respeito da atualização do software do aparelho? Me parece uma operação bastante simples.

A operação para atualização do firmware é relativamente simples. O alerta é quanto aos riscos dessa operação. Apesar de ser um procedimento acessível, podem ocorrer problemas.
Curiosamente, existem inúmeros relatos na Internet de ações bem sucedidas e outras nem tanto.
Convém certificar-se de que os arquivos baixados para atualização não estão corrompidos, o pendrive utilizado seja bastante confiável, e um nobreak seja utilizado durante a operação para evitar interrupção de energia.

4. Vocês importam ou revendem o BDP-83?

Absolutamente NÃO.
Os aparelhos foram importados pela minha empresa, que atua na importação e revenda de componentes para máquinas industriais, apenas por facilidades comerciais.
Não trabalhamos no segmento de áudio e vídeo, que trata-se apenas de um hobby, e sequer recomendamos fornecedores neste caso.

5. Se eu encaminhar um Oppo que comprei para vocês, haveria possibilidade de testá-lo e compará-lo com os que foram usados no teste? Acredito que o meu seja ainda mais diferente dos modelos testados. Mais do que isto, acho que a qualidade dos aparelhos variam muito de um para o outro.

O Hi-Fi Planet é um site pessoal, mantido com recursos pessoais, e sem qualquer objetivo ou vínculo comercial.
Não realizamos testes com aparelhos enviados para nós, ou qualquer outro serviço semelhante.
Nosso objetivo é levar informação séria e honesta para os inúmeros hobbistas que buscam conhecer um pouco mais sobre os temas que tratamos, sem depender de publicações ou sites contaminados com interesses comerciais, e que muitas vezes são grandes divulgadores de bobagens e informações inúteis que atendem só aos seus interesses pessoais.
Gostaríamos de dispor de mais tempo e condições para ampliar ainda mais as informações que divulgamos, mas, infelizmente, compromissos profissionais afastam essa possibilidade.

6. Durante seu teste, você menciona a atualização de outros componentes do sistema. Como foi feito isso? Você pode detalhar?

A tecnologia avança em passos largos. Componentes produzidos há 10 anos (ou até bem menos), mesmo hi-end vão se defasando em relação às exigências de outros componentes mais atuais adicionados ao sistema, ou mesmo em relação às técnicas de gravações (como o caso do blu-ray, SACD, DVD-A, etc.).
Caixas acústicas, amplificadores, cabos, players, alimentação elétrica, condições acústicas e outros começam a causar limitações no sistema, se não estiverem no mesmo nível tecnológico dos demais componentes que o compõe.
Essa foi uma preocupação que sempre tive, e mesmo adquirindo novos componentes, alguns que ficam acabam sendo atualizados, apresentando muitas vezes desempenho ainda superior aos seus substitutos atuais. Nesta direção, realizei atualizações em minhas caixas acústicas que hoje funcionam no sistema de HT, em um amplificador integrado que já era um modelo bem posicionado nas escalas de avaliação, no meu DAC exclusivo para áudio, e até num receiver recentemente comprado. O sistema elétrico também foi aprimorado, e várias outras providências tomaram lugar no sistema, como um controle aperfeiçoado das vibrações.
Como aqui não é o local específico para tratar desse assunto, vou providenciar a abertura de um espaço para tratar exclusivamente destas modificações, que tenho certeza serão bastante interessantes.

7. Depois de utilizar seus players agora por mais tempo, você recomendaria ou não o BDP-83?

Há algum tempo procuro ser bastante cuidadoso ao pontuar, recomendar ou qualificar qualquer equipamento.
Vários especialistas no mundo já abandonaram esse formato, e realmente não acredito hoje em avaliações que qualificam com precisão um determinado aparelho.
Apesar deste assunto já ter sido amplamente explorado aqui, as maiores razões são as dificuldades para dizer com certeza que um equipamento vai funcionar muito bem ou muito mal em qualquer sistema. Muitos especialistas que respeito afirmam que isso é impossível, que cada caso é um caso.
Outra razão é o envelhecimento da avaliação. Já vi equipamento ganhar um selo de “não recomendado” e a seguir conquistar inúmeros prêmios por conta de uma atualização ou uma correção feita pelo fabricante, ou mesmo por uma avaliação equivocada. O contrário também já aconteceu. Recentemente tivemos o caso de um renomado amplificador hi-end que recebeu elogios pelo mundo inteiro, mas se tornou um problema para quem o adquiriu, pois ao longo do tempo apresentou variações bruscas de desempenho causadas pela alta temperatura de funcionamento do aparelho (no caso um Krell, mas situação idêntica já aconteceu com marcas como Rotel, Denon, Harman Kardon, etc).
Temos ainda a evolução tecnológica. Como em qualquer área, a tecnologia avança em passos bem largos, e equipamentos vão se tornando obsoletos de forma gradual e contínua. O problema é que muitos ainda continuam a acreditar que a alta pontuação que ele recebeu há alguns anos ainda demonstra que se trata de um equipamento com grandes virtudes.
Ainda, sempre teremos “fãs” de marcas usando os testes como referência quando são positivos, ou como absurdos, quando negativos (quando não por interesses comerciais).
Não é comum o leitor entender o teste como mais uma informação para sua referência, e assim acaba criticando-o por qualquer razão subjetiva.
Assim, preferimos o formato de mostrar resultados práticos de testes, apontar vantagens e desvantagens de forma imparcial, mostrar onde ele se adapta melhor e onde pode não ser uma boa opção. Comparar o equipamento com o que há disponível no mercado também é bastante saudável, como faz hoje muitas publicações européias.
Desta forma, transfiro ao leitor a decisão final. É ele quem vai avaliar as vantagens e desvantagens, suas necessidades, suas exigências e seu sistema, adotando ou não o equipamento como uma possibilidade para sua aplicação específica.
O grande erro de muitas publicações (sejam revistas, sites, etc) é justamente querer pontuar um equipamento. Isso tem causado muitos problemas, e tem feito com que muitas dessas publicações passem a reavaliar seu formato de avaliação.
Esse é o formato que adoto, e mais uma vez, cabe ao leitor decidir o que é melhor para ele.
Não é preciso avaliar uma avaliação. O teste do BDP-831, por exemplo, está causando uma grande confusão no site da WHF inglesa, mesmo se tratando de uma comunidade bastante culta, eles acabam por não entender o objetivo de uma avaliação crítica, e se revoltam quando a opinião da publicação difere da deles. Resultado disso é um grande confronto entre os que gostam do equipamento e aqueles que não o apreciaram tanto assim. Um fato desnecessário, inútil e infantil dentro de uma cultura “européia”.
Como dizia a velha frase: política, futebol e mulher não se discute. Com o tempo o automóvel foi incluído nessa expressão, e agora marcas de equipamento eletrônicos. E isso não acontece só em áudio e vídeo. Basta frequentar um fórum de fotografia para ver as eternas discussões sobre os fãs de Nikon, Canon, Pentax, Sony, etc. Cada teste positivo ou negativo de qualquer eauipamento destas marcas é comemorado por um grupo e vigorosamente atacado e menosprezado pelo outro. É assim, como dizia o poeta: “essas coisas de paixão não tem explicação”…

8. Você não gosta da marca Oppo?

Só tenho 3 aparelhos da Oppo em casa, mas como sócio majoritário da Sony, não posso falar bem deles (risos….).
Em toda a minha vida empresarial e jurídica, sempre fui muito objetivo sobre o certo e o errado. Como advogado, nunca perdi uma ação, pois sempre soube me colocar do lado correto, do lado justo.
Não sou fã de marcas, não tenho qualquer interesse comercial e nem dependo deste site ou deste segmento para a minha sobrevivência, que vem de outras áreas muito distintas. Isto é um grande hobby, que tento usar com o objetivo de ajudar os leitores, o que é raro de se encontrar em outros espaços contaminados por outros interesses.
Gosto da marca Oppo, ou não teria comprado esses aparelhos, mas preciso ser honesto sobre as suas qualidades, ou estarei enganando alguém sem qualquer razão para isso. Só porque gosto e tenho? Isso não são motivos para defender a marca.

Respostas da Oppo Digital sobre as consultas realizadas

A Oppo Digital, através de seu Serviço de Atendimento ao Cliente (Customer Service), é bastante rápida e prestativa nas consultas realizadas.
Seguem algumas manifestações da Oppo sobre nossas consultas, traduzidas para maior facilidade.

Querido Sr. Martins

Estamos cientes sobre os problemas apontados pelo Sr. referente às dificuldades de funcionamento de alguns discos de blu-ray e SACD.
Estamos trabalhando duro na solução destes problemas, e tão logo tenhamos uma solução, reportaremos imediatamente.

Obrigado por nos contatar,

Repondido por:
Customer Service
OPPO Digital, Inc.

Querido Sr. Martins

Com relação à sua consulta, temos a informar que pequenas variações de funcionamento entre aparelhos do mesmo modelo podem ocorrer.
Apesar de todo cuidado na fabricação dos nossos produtos e na qualidade dos componentes selecionados, não é possível evitar que algumas variações ocorram.
Se desejar, por favor nos encaminhe seus aparelhos para que possamos fazer uma análise mais detalhada e corrigir eventuais variações significativas.

Parabéns pelos equipamentos interligados ao nosso player. Realmente as impressões obtidas em sua avaliação estão dentro do esperado. Quanto maior a distância de nível dos demais equipamentos para o BDP-83, certamente maior a possibilidade de mostrar suas limitações.
O BDP-83 é um equipamento de alto nível, como tem sido comprovado por inúmeras avaliações publicadas, mas talvez não esteja ao nível de exigências de equipamentos de referência.
Porém, esteja certo de que suas qualidades são similares ou superiores a maioria dos bons equipamentos utilizados nas intalações mais habituais.

A versão 905 de firmware está ainda em avaliação, e não pode ser considerada ainda oficial. Portanto, é natural que apresente dificuldades como as mencionadas.

Já estamos estudando a possibilidade de oferecer o ajuste de distância das caixas em metros ou polegadas.

Agradecemos seus comentários e sugestões.

Repondido por:
Customer Service
OPPO Digital, Inc.

Querido Sr. Martins

Reconhecemos que existem várias dificuldades com as recentes atualizações de [i]firmware, o que é bastante normal já que estas modificações exigem muitos testes que os usuários acabam nos relatando para que tomemos as providências necessárias, sempre aprimorando este trabalho. (nota do Hi-Fi Planet: ou seja, os consumidores são as “cobaias” das experiências feitas nestas modificações, o que pode ser perigoso, já que durante as atualizações e testes podem ocorrer problemas que só podem ser resolvidos com segurança pelo fabricante.)
Recomendamos sempre utilizar as atualizações oficiais disponíveis em nosso site, e não as mais recentes que ainda estão sendo depuradas. (nota do Hi-Fi Planet: é uma contradição ao que foi dito anteriormente)
Manteremos nossos consumidores sempre informados sobre a solução destes problemas e o lançamento de novos firmwares em nosso site.[/i]

Querido Sr. Martins

A Oppo Digital agradece pelo excelente trabalho de avaliação do novo BDP-83 blu-ray player em sua revista (Nota do HFP: na realidade eles se referem ao teste aqui publicado), refletindo com bastante cuidado e detalhamento as características do equipamento.
Em relação aos problemas com a atual versão de firmware, estamos realizando os ajustes necessários para otimizá-la, e logo estará disponível para atualização.
O BDP-83 não foi desenvolvido como componente hi-end, para essa finalidade a Oppo desenvolveu opções especiais como a versão SE e em breve uma placa de atualização para o modelo standard, além de outras novidades em breve.
Justamente por isso, os equipamentos podem apresentar pequenas diferenças de desempenho entre eles, o que não é percebido na maioria dos sistemas habituais. Porém, em seu teste os equipamentos periféricos utilizados são de um patamar bastante elevado, de nível genuinamente hi-end, e é natural que o sistema evidencie qualquer mínima variação natural dos equipamentos, o que é bastante compreensível e aceitável. Essas diferenças, desprezíveis e imperceptíveis em sistemas para os quais o modelo foi projetado, não representam falhas e não requerem serviço.
A diferença de componentes internos observados entre as duas unidades é normal, e todos os componentes utilizados mantém as mesmas características técnicas e de desempenho.
Estamos certos que o a nova versão SE vai satisfazê-lo plenamente em suas exigências.
A Oppo agradece por sua colaboração e interesse, e coloca toda a sua equipe à disposição para qualquer outra dúvida.

Repondido por:
Customer Service
OPPO Digital, Inc.

Comparação de imagem entre as duas unidades testadas

Apenas para ilustração das diferenças encontradas entre os dois players testados, seguem algumas imagens extraídas da projeção do blu-ray de Elton John comemorativo de 50 anos.

Importante ressaltar que o que deve ser observado aqui é tão somente as diferenças significativas das imagens, pois devido ao processamento da câmera utilizada nas fotos (Sony D-SLR A700), e pela modificação do tamanho do arquivo e da perda da conversão, não é possível obter uma imagem fiel quanto à cores e outros detalhes, porém as diferenças são mantidas para efeito comparativo.

Os dois players foram ajustados de maneira idêntica, utilizando exatamente a mesma cena de referência, com as fotos realizadas no mesmo ponto, e com a câmera posicionada num tripé.
A saída utilizada foi a HDMI, que não era para apresentar diferenças tão significativas por ser uma saída digital.

As imagens originais em tamanhos naturais destacam muito mais estas diferenças.

(Se você estiver observando estas imagens em um monitor LCD comum, não profissional, compare as imagens posicionando-as no mesmo local do monitor, pois os monitores comuns apresentam diferenças naturais de brilho dependendo da posição do ponto da tela)

Imagem
Aqui a imagem do primeiro player.

Imagem
A imagem do segundo player perceptivelmente mais escura porém mais nítida.

Imagem
Para tirar a dúvida sobre as diferenças de brilho e contraste da imagem estarem alterando também a nitidez, a imagem foi regulada de forma a ficar idêntica ao primeiro player, porém a falta de nitidez ainda assim se manteve.

Imagem
Outra comparação de imagem com o primeiro player aqui.

Imagem
Mesma imagem obtida com o segundo player.

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE

Depois de experiências bem desagradáveis que tive com os dois players adquiridos, resolvi fazer uma ampla pesquisa e muitos testes em relação às atualizações de firmwares que a Oppo vem sistematicamente lançando.

A versão de firmware 601, que colocamos aqui para download junto com o desbloqueio, tem apresentado resultados razoáveis, mas ainda sofre com muitas incompatibilidades, falhas de operação e comportamentos estranhos do player, chegando a desconfigurar alguns ajustes.

As novas versões lançadas pela Oppo resolveram apenas alguns problemas, mas estão somando muitos outros. As últimas revisões estão apresentando mais desvantagens do que vantagens.

Em meus testes, alguns discos que não eram lidos ou apresentavam alguns destes problemas, passaram a funcionar bem, outros melhoraram um pouco, mas ainda continuam com problemas. Porém, depois destas atualizações, alguns que eram reproduzidos perfeitamente passaram a apresentar problemas.
Um problema que me chamou a atenção é que até o áudio tem sofrido variações com esses upgrades, e na maioria das vezes piorou. Variações sutis na maioria das instalações, mas bem perceptíveis em um bom sistema, foram percebidas em quase todos os discos.

Fica claro que a Oppo está com muita dificuldade para acertar o firmware do equipamento, e que as sua revisões estão sendo mais problemáticas do que positivas.
É possível constatar em fóruns estrangeiros um grande número de usuários descontentes com os resultados dessas atualizações.

Além de uma operação de grande risco, atualizar o firmware não tem mostrado muita vantagem, pelo contrário.
Em meu caso, acabei retornando à versão 601.
A versão 925 é muito problemática, cheia de falhas.
A versão 905 foi desastrosa, prejudicando a leitura de vários discos que eram reproduzidos corretamente pela versão 601, além de prejudicar a qualidade de áudio, principalmente em SACD e BD.
Aliás, definitivamente, esse player ainda não pode ser considerado universal, pois seu desempenho em DVD-A e SACD, além de bastante inferior aos modelos comparados, possui uma grande incidência de falhas de leitura e outras operacionais bem irritantes.

Nossa recomendação é aguardar até que a Oppo refaça o firmware, ou consiga lançar uma revisão que corrija os atuais problemas sem acrescentar outros. Depois de comprovada sua estabilidade, então migrar para esta versão.

Um e-mail foi enviado para a Oppo com um relatório completo dos problemas observados.
Logo que tivermos a resposta (que esperamos não seja “padrão” como tem sido as últimas), será publicada aqui.

Sistema de ventilação do Oppo BDP-83

Depois de uma pausa em minhas atividades aqui, decorrente da atualização do sistema deste fórum e atividades externas que me impossibilitaram de participar mais efetivamente deste espaço, segue uma nova atualização deste teste.

Na verdade, trata-se de uma resposta à uma consulta que fiz à Oppo, que aliás se mostra bem atenciosa, pelo menos no aspecto técnico. Como a resposta merece alguns comentários, preferi isolar esta daquelas que são constantemente atualizadas.

Percebi que o BDP-83 era bem silencioso, e nunca notei qualquer ruído vindo de sua ventoinha, localizada na parte traseira do aparelho e que tem a função de manter a temperatura interna adequada para o bom funcionamento do aparelho e a preservação de seus componentes.
Porém, durante todo o uso que tenho feito do aparelho localizado no sistema principal, percebi que a ventoinha nunca foi acionada, e questionei a Oppo sobre isso.

A resposta obtida pela Oppo foi esta:

The fan only engages when the internal temperature in the player reaches 133 degrees Fahrenheit.

Ou seja, a ventoinha só é acionada quando a temperatura alcança 133 graus Fahrenheit, ou 56° Celsius.

Diante disso, podemos concluir que seu acionamento não é contínuo, e que só ocorrerá quando a temperatura interna chegar no limite indicado, quando haverá a circulação de ar interna e a troca térmica com o ambiente.

A questão agora é: porque ela nunca é acionada enquanto em uso em meu sistema?

Bem, apesar de haver este sistema de ventilação forçada (ventoinha), existe uma pequena troca térmica com o ambiente através das aberturas na parte inferior do player, pela própria abertura da ventoinha e através do próprio gabinete (como um dissipador de calor). Assim, o acionamento da ventoinha só ocorrerá se estes meios não forem suficientes para manter a temperatura interna abaixo do limite estabelecido pelo fabricante (que eu particularmente acho muito alto).
O fato de não haver o acionamento em meu sistema significa que a troca térmica está ocorrendo satisfatoriamente, mesmo sem o acionamento da ventoinha, e aqui cabe uma explicação.
Meus equipamentos estão localizados em uma saleta dedicada, isolados por meio de uma porta (térmica e acústica) da sala principal. (um sistema de retransmissão de sinais por RF (rádio frequência) cuida dos comandos emitidos pelo controle remoto universal). Esta saleta possui controle de temperatura, proporcionado por um sistema de ventilação exclusivo, que ainda mantém o ar ambiente em constante circulação. Além disso, o player está elevado em quase 3 centímetros da prateleira onde está instalado (através de pés de amortecimento de vibrações), e suas laterais e fundo são abertos, sem qualquer obstrução.
Desta forma, não tem havido necessidade de acionamento da ventoinha como auxiliar da ventilação natural da saleta.

Fica a sugestão aqui de que o aparelho seja instalado em local livre, bem elevado da prateleira, para que a ventilação natural possa ser suficientemente eficaz para que se evite o funcionamento da ventoinha. Não que seu acionamento seja um problema, mas para que a temperatura interna não chegue ao nível limite, e evitando-se ainda o acionamento de um componente com partes móveis sujeitas a desgastes e ruídos.
Já utilizei o player por mais de 5 horas continuamente, e não ocorreu o acionamento da ventoinha.

Feito esta explicação, outras consultas feitas para à Oppo serão atualizadas no local deste tópico específico para isso.

Teste What Hi-Fi

Apesar dos excelentes reviews que o Oppo BDP-83 recebe, alguns não apresentam tanta empolgação.

Em meus testes, concluí que o BDP-83 é um bom player, mas com algumas limitações.
Eu colocaria o player numa faixa intermediária, onde abaixo dela ele seria desnecessário, não valendo a pena alguns riscos. Acima desta faixa, eu daria preferência a outros modelos.
Mas, ainda fico incorfomado com a variação encontrada entre os dois aparelhos adquiridos. Isso faria com que eles se movimentassem de formas diferentes nesta faixa sugerida.
E talvez isso explique algumas opiniões diferentes a respeito do equipamento.

De qualquer forma, a What Hi-Fi magazine também resolveu posicionar o player um pouco abaixo do que normalmente outros avaliadores o coloca.
Para quem não conhece a publicação, uma das muitas que assino hoje, e uma das poucas que respeito, falo alguma coisa dela aqui: viewtopic.php?f=39&t=470 .

A What Hi-Fi classificou o BDP-831 (a versão do BDP-83 para o mercado europeu) como 4 estrelas, de um total de 5 possíveis.
Claro que isso gerou imensas discussões no próprio site, alguns elogiando a revista e concordando com os resultados, por terem tido experiências semelhantes a respeito do desempenho geral do equipamento, outros indignados por achar que a nota foi baixa (4 de 5 seria uma nota baixa? estranho isso…) e que o player é perfeito.
O primeiro grupo acusa o segundo de fazer parte de uma legião de fãs incondicionais da marca, beirando uma seita fanática (exagero?). O segundo grupo acusa o primeiro de não saber nada, e também a revista de estar com segundas intenções com outros fabricantes.
Isso infelizmente existe, se alguém não concorda com uma opinião de outro, ou debate de forma inteligente ou tenta desmerecê-la perante algum grupo.
Tudo isso é bobagem, o que importa mesmo é somar outra opinião.

Seria esse modelo diferente daquele distribuído no mercado americano? A fábrica afirma que não.
Assim, num jogo de idéias, poderíamos dizer que: o fabricante foi sincero. Bem, se ele foi sincero, então pode haver diferenças de opiniões ou de desempenho deste modelo.
Mas, então vamos considerar que o fabricante mentiu. Bem, se for esse o caso, então ele não seria confiável, e seus produtos podem não ser o que parecem.
Brincadeiras de lado, vamos ao que interessa…

Particularmente, fiquei bastante satisfeito com o teste, pois notei semelhanças com minhas experiências. Por outro lado, talvez todos nós estejamos errados, e os aparelhos apresentam variações de desempenho. Aliás, nesse sentido, existem alguns comentários de usuários no exterior, um deles que inclusive trocou o player e ficou bem satisfeito com o segundo (esse foi um ato de bom senso).

Bem, a What Hi-Fi não considerou a imagem tão excepcional assim, e criticou a parte de áudio analógica do player.

Em suas conclusões, a revista afirma que na relação de desempenho pelo preço ele pode ser superado por outros modelos, sugerindo que o Sony BDP-S760 seria um desses.
Opiniões à parte, vale a pena conhecer mais uma.

Segue o review original em inglês, que pode ser visto neste endereço: http://whathifi.com/Review/Oppo-BDP-831/

Undercuts the other universal players on the market by a big margin, but on performance for the money it can be bettered.

For
Versatility; easy conversion to multiregion; good sound and vision; price

Against
Picture, and sound from analogue outs; can be bettered for the money

‘Long-awaited’ is something of an understatement when it comes to the Oppo BDP-831: our website forums have been whipping themselves into a frenzy of expectation and speculation, fuelled by the availability in the UK of US-spec BDP-83 machines for a few months.

Well, now we have the official UK/European machine – note the subtle difference in the model number – and we can see what all the fuss is about.

While other manufacturers have ‘universal’ Blu-ray players, able to handle BD, DVD, DVD-A, SACD and CD discs, these carry four-figure price-tags; the Oppo is sold direct from the company’s website for just £449.

It has the high-quality VRS by Anchor Bay upscaling for your DVDs, can stream SACDs in their native DSD form over its HDMI output to a suitable home cinema amplifier, and has full onboard decoding for all HD Audio formats, with both 7.1-channel and dedicated stereo analogue outputs.

It can even play a wide variety of compressed audio formats, either from CD-R discs or one of its two USB sockets – one front, one back.

Multiregion is an option
Oh, and there’s the small matter of an easy-to-install hardware modification, not sanctioned by Oppo, able to give multiregion playback for both Blu-ray and DVD. It’ll cost you about £50, takes five minutes to install, and of course invalidates your warranty!

So how good is the Oppo? The simple answer is very good indeed, with a big, powerful sound packed with detail, and a sharp, clean picture, especially when the player is used in its ‘Source Direct’ mode, simply sending what comes off the disc to the display without any onboard video processing.

It’s convincing with DVDs, too, that well-respected upscaling doing a very fine job.

Playing SACDs via HDMI is also a rewarding experience, the player delivering all the extra bite of the discs when compared to the standard CD version, and it even manages to impress with the few DVD-Audio discs out there.

Sony player does it better
And yet, if you just want the very best audio and video performance for your money, the Oppo is edged out by the Sony BDP-S760 for sheer visual punch, and even as a CD player is bettered by the Sony, which has a livelier, more attention-grabbing presentation.

By comparison, the Oppo can sound a bit too relaxed and soft, especially when using its internal digital to analogue conversion.

However, if it’s all-round flexibility you’re after, and you want that multiformat/multiregion playback, nothing else will do what the Oppo does for the money.

Perguntas e Respostas sobre o Oppo BDP-83

Seguem algumas perguntas e respostas sobre o BDP-83, traduzidas de sites estrangeiros para maior facilidade do leitor.

Em função de constantes modficações do firmware do aparelho, alguma informação pode ficar desatualizada para determinados players.

1. É possível baixar o manual do player?

Sim, em inglês, no endereço:

http://download.oppodigital.com/BDP83/B … Manual.pdf

2. Existem outras discussões de usuários sobre este modelo?

Sim, a mais completa, em inglês, pode ser vista em:

http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1124287

3. Existe uma tabela comparativa do BDP-83 com outros players?

Sim, em

http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1050507

4. Onde eu posso comprar esse player?

Diretamente no site do fabricante: em

http://www.oppodigital.com/proddetail.asp?prod=BDP83

ou revendas como:

http://www.amazon.com/dp/B002EEP3MK/?tag=778899-20

ou

http://www.musicdirect.com/products/bra … %20Digital


todas no exterior.

5. Quais são as dimensões do aparelho?

430mm x 336mm x 77mm, 16 7/8 x 13 1/4 x 3 inches

6. A resolução de saída pode ser modificada com o player em funcionamento?

Sim, várias funções podem ser alteradas com o player reproduzindo.

7. O player ver com algum disco de testes e ajustes?

Sim, normalmente com o Spears & Munsil High-Definition Benchmark Blu-ray Edition, que além das explicações básicas publicadas aqui, ainda pode ter seu manual consultado no link:

http://www.spearsandmunsil.com/pdf/UG_S … chmark.pdf

8. O player tem ajuste de atraso de áudio?

Sim, somente pela saída HDMI, com um ajuste de até 200ms.

9. Quais os tipos de discos que podem ser reproduzidos no Oppo?

DVD+RW, DVD+R, DVD-RW e DVD-R. Discos Dual-layer e CD-R/RW
Alguns usuários reportaram que discos BD-R e BD-RE também funcionaram no player.

10. O player acompanha de um cabo HDMI?

Sim, com 1,80 m.

11. Existem resoluções customizadas de saída, como 768 x 1024, por exemplo?

Não.

12. Existem funções ocultas nesse player?

Sim:

a) Pressionando “Eject” no controle remoto irá ligar o player e ejetar a gaveta.
b) Mantendo pressionado o botão “Setup” no controle remoto abrirá diretamente a tela de ajustes de imagem.
c) Mantendo o botão “Display” pressionado por 10 a 15 segundos, retornará todos os ajustes de vídeo para aquele de fábrica (reset).
d) Durante a reprodução de DVD (não blu-ray) ao pressionar o botão YELLOW (amarelo) no controle remoto, retornará o capítulo 1 do disco. Esse recurso pode ser usado ao iniciar o aparelho para pular o material de introdução.

13. A imagem deste player é muito melhor que outros players similares?

Opiniões variam muito, mas há um consenso de que a imagem é similar a muitos outros players, apresentando algumas diferenças numa ou noutra característica de desentrelaçamento de imagem.
Alguns relatam superioridade de imagem, outros não percebem diferenças entre o Oppo e outro player.
A razão disso pode ter sido esclarecida em nosso teste aqui, e está relacionada à aplicação do player e variações construtivas.

Outra razão é a exigência de quem o utiliza. Se você gosta de ficar realizando testes com discos de calibração e buscando o mais fino dos ajustes, certamente perceberá uma ligeira vantagem de imagem, pouco percebida em uso relativamente normal.
Outros players de boa qualidade pode tornar estas diferenças ainda menores ou praticamente inexistentes.

14. O BDP-83 reproduz bem discos sujos e riscados?

Sim, parece que se sai muito bem com eles, como os melhores players do mercado.

15. O player tem entrada para cartões de memória?

Não, apenas para USB. Mas, alguns adaptadores USB para cartões de memória funcionam no player.

16. O ventilador de resfriamento do aparelho é ruidoso?

Não, trata-se de um dispositivo bastante silencioso a uma distância normal de utilização, além de não funcionar durante todo o tempo.
Ele funciona rapidamente no início de funcionamento de um disco, só voltando a funcionar quando a temperatura interna atinge um limite de segurança, entre .

17. O controle remoto é iluminado?

Sim.

18. Existe problemas de conflito entre dois players da Oppo ao usar o controle remoto?

Podem ocorrer, mas é possível evitar isso através de uma ajuste no BDP-83, no controle remoto e no setup do aparelho.

19. É possível conseguir os códigos do controle remoto?

Sim, eles podem ser baixados em

http://www.oppodigital.com/Download/BDP … e_Code.xls

20. O player tem suporte para RS232?

Somente como opcional, um acessório vendido à parte.

21. A saída de vídeo componente utiliza o chip Anchor Bay?

Não, processamento VRS somente pela saída HDMI.

22. A saída componente suporta 1980p?

Não, somente 1080i na resolução máxima.

23. Existe uma lista de ajustes de “Setup” com os padrões originais de fábrica?

Sim, em

http://watershade.net/wmcclain/BDP-83_S … cklist.pdf

24. Qual a recomendação para o ajuste de espaço de cor (color space)?

Recomenda-se o “Auto”.

25. Todas as saídas de áudio estão ativas ao mesmo tempo?

Sim, mas nem todos os receivers aceitam várias entradas ativas ao mesmo tempo.

26. Qual o ajuste ideal de volume de áudio de saída do player para oferecer a melhor faixa dinâmica?

Acima de 80%. De 80% para menos os sinais de áudio são truncados, diminuindo a qualidade do som. Para o melhor resultado, recomenda-se manter o ajuste em 100%.

27. Esse player pode ser usado como um media server?

Definitivamente, não. Faltam inúmeros recursos.

28. Existe algum site onde posso encontrar mais informações objetivas sobre o player?

Sim, justamente onde foram baseadas várias destas questões acima:

http://watershade.net/wmcclain/BDP-83-faq.html

Absolute  Sound e o Oppo

Saiu o teste do Oppo BDP-83 da revista Absolute Sound, uma das publicações estrangeiras que assino.

O avaliador elogiou bastante o desempenho do Oppo de um mode geral. Na parte de vídeo, comentou sobre a excelente qualidade de imagem sem entrar em muitos detalhes, afinal, esse não é o objetivo da publicação.
Na parte de áudio, as impressões foram muito parecidas com as minhas, excelente qualidade que só é superada por equipamentos verdadeiramente hi-end, custando bem mais caro, como quando comparado, por exemplo, com o NAD M55 de $1.800
Além do desempenho como CD player, a publicação também elogiou a qualidade de reprodução de SACD e DVD-Audio, afirmando que ele foi capaz de mostrar as diferenças marcantes existentes entre os formatos de alta resolução e o CD convencional, o que foi ótimo em minha opinião, já que muitos avaliadores têm dificuldade em perceber e aceitar essas diferenças.
O avaliador afirmou ter presenciado a melhor qualidade de áudio que já ouviu em players na mesma faixa de preço, considerando-o um equipamento de entrada bastante acessível os audiófilos.

Mais um ponto para o Oppo.

Falha de Acabamento

Confirmada mais uma falha de acabamento no BDP-83.

Quando recebi os aparelhos novos, os botões eram bem cromados, brilhantes e sem manchas.
Agora, depois de algum tempo, eles escureceram, e os mais utilizados ficaram manchados.

Comunicado do fato, o fabricante limitou-se a agradecer pela informação(???).

Aparentemente a falha é apenas estética, e esperamos que a qualidade geral das chaves seja um pouco melhor que o acabamento dos botões…

Imagem
Acabamento original dos botões, prateado brilhante (imagem do próprio fabricante)…

Imagem
… que com o tempo ficam escurecidos e manchados

Outra unidade avaliada

A pedido de um colega, que comprou um Oppo BDP-83 há aproximadamente 2 meses, testei em minha sala o seu player, e comparei com os outros dois utilizados neste teste.

Curiosamente, este player testado apresentou diferenças em relação aos outros dois aparelhos. Eu diria que em termos de qualidade de áudio, em DVD e CD, ele se situou entre os dois, nem tão bom quanto um deles, nem tão ruim como o outro.
A maior diferença foi com o SACD, que ficou claramente bem abaixo dos outros dois. Em alguns momentos, pareceu-me até inferior à reprodução de CDs, sem o detalhamento e o amplo palco sonoro típico desta tecnologia.
(Importante ressaltar que todos os players estão com a última revisão de firmware instalada)

O mais curioso, porém, foi o vídeo. Como em vários casos relatados na Internet, ele falhou em vários testes do próprio disco de demonstração que o acompanha, e apresentou uma imagem com mais ruído e menos detalhamento que os outros dois.
O mecanismo também se mostrou mais ruidoso, me parecendo que se tratava do motor. Infelizmente, o colega ficou com receio de que eu abrisse o aparelho, e resolvi respeitar a sua insegurança.

Visivelmente chateado, mencionou que provavelmente venderá o aparelho, e pediu para não identificá-lo aqui.
Não é a primeira vez que vejo alguém insatisfeito com problemas com o aparelho vendê-lo no estado.
Quem me conhece sabe que abomino essa prática, e que chego mesmo a criticar equipamentos que compro, e jamais vendo essas unidades. Quando muito, consigo devolução do aparelho ao fabricante e o devido ressarcimento, como já aconteceu com a Samsung.
Acho que transferir o problema não é a solução mais adequada nestes casos. Mas, respeito a forma de pensar de cada um, e ele tinha os seus argumentos.

Este amigo disse ter ficado desapontado com o aparelho logo nos primeiros dias, quando ele apresentou problemas de leituras em vários de seus discos, coisa que não acontecia com o player antigo, um Samsung (isso não é um elogio – continuo com minhas reservas em relação à essa marca). Porém, depois da última atualização de firmware, o problema ficou limitado a 3 ou 4 discos, mas ainda continuou.
Mas, nesse ponto ele ainda se considera parcialmente satisfeito, pois notou uma qualidade melhor de imagem do Oppo sobre o Samsung.

Ainda, atualizando as informações deste player, notei algo bastante curioso em relação aos dois aparelhos que adquiri. Apesar de serem quase sequencialmente produzidos, com números de série bastante próximos, alguns componentes internos são diferentes, mais especificamente capacitores e alguns resistores. Os valores são iguais, mas de fabricações diferentes. Isso pode colaborar com a variação de desempenho notada entre as duas unidades, e talvez até no equipamento do meu amigo (pena que não consegui abrí-lo).

Há algumas semanas a Oppo se ofereceu de trocar um dos aparelhos que adquiri, mas depois não mais respondeu aos meus e-mails.
Em novo e-mail que encaminhei para a Oppo questionando sobre as diferenças encontradas nos componentes, novamente fiquei sem resposta.
Acho que cansaram de mim…

Por coisas como essas que não aprovo testes onde os aparelhos são enviados para avaliação pelos fabricantes, distribuidores e revendedores. Isso permite à quem envia a possibilidade de escolher o melhor em um lote ou mesmo de realizar algumas modificações no aparelho especificamente para o teste.
Quando adquirimos as unidades numa aquisição regular (compramos como um consumidor comum) acabamos por adquirir um aparelho como ele realmente é, neste caso, com bastante variação de desempenho.

Mantenho a minha recomendação para aguardar um pouco mais antes de comprar equipamentos recém lançados, principalmente aqueles que iniciam uma nova série do fabricante. Isso evita chateações como adquirir um aparelho com variações de qualidade, e também ficar realizando atualizações contínuas de firmware para correção de problemas básicos.
O pior é que mesmo adotando esse cuidado em tudo que compro (não só eletrônicos), caí no conto dos reviews, e acreditei que esse aparelho já estava 100% acabado.
Agora, uma dúvida, os avaliadores (reviewers)que avaliaram o aparelho, e não foram poucos, nunca notaram os problemas de acabamento, as falhas de leitura, a incompatibilidade com inúmeros discos, as variações de desempenho e os erros de firmware (alguns básicos inclusive)?
Teria sido muita distração ou os aparelhos que eles testaram eram perfeitos?

Um detalhe também curioso é sobre o “ciclo” de um teste. Mais especificamente, este aqui.
Publiquei um teste honesto e bastante detalhado, mostrando particularidades que ninguém havia comentado ainda. Cheguei a receber algumas críticas (sei lá por qual motivo) sobre o meu teste.
Em seguida o mercado começa a confirmar as falhas apontadas, inclusive de acabamento e que foi tão negada até o último minuto. Logo depois o fabricante confirma as falhas, informa que já está tomando providência para corrigí-las, diz que algumas variações são realmente normais, e ainda insinua que o mercado exagera um pouco sobre as qualidades do aparelho.
Após isso as críticas contra este teste desaparecem, e o fabricante se silencia.
Quando vamos aprender a ser imparciais e a assumirmos as nossas falhas?

Atualização

Novamente, estou aqui atualizando este teste.

Curiosamente, este teste foi o que provocou o maior número de manifestações, algumas a favor, com usuários que identificaram as mesmas virtudes e os mesmo problemas apontados neste teste. Outras manifestações vieram de pessoas indignadas com um teste que não disse que o Oppo era “perfeito”.
Uma delas, bastante engraçada, exagerava muito na defesa do aparelho, e dizia que todos estes defeitos não existiam. Mais tarde, o mesmo remetente deste primeiro e-mail me escreveu perguntando detalhes sobre alguns problemas que havia notado em seu aparelho, pois havia recebido o dele e notou alguns “probleminhas” … Ou seja, o missivista havia se manifestado sem sequer ter um aparelho como este.
Não tem problema… o objetivo deste site é apenas ajudar, já que não possui qualquer vínculo ou obrigação, qualquer que seja.

Recebi críticas evidentes de “revendedores” do aparelho, e acreditem, não são poucos hoje.

Em primeiro lugar, não existe um aparelho perfeito, seja pela sua concepção, seja pela aplicação específica.
Cada equipamento tem suas virtudes e seus defeitos, ou simplesmente não é o mais adequado para uma determinada necessidade.
O Oppo BDP-83 não foge à regra.

Fico preocupado quando começo a ver sites, fóruns e revistas que anunciam o Oppo em suas páginas, elogiá-lo tão efusivamente, enquanto outras publicações sem qualquer vínculo comercial não mostram avaliações tão animadoras (a What Hi-Fi inglesa teve seu teste duramente criticado através de e-mails).

Na verdade, não existem dois extremos, e ao final, as avaliações são bastante parecidas. O que muda é o grau de exigência para o avaliador classificar o equipamento. Alguns exigem imagem e som perfeitos, outros são mais tolerantes em relação ao som, pois acham que o equipamento foi feito para ser ligado a um bom receiver. Em outros casos, alguns avaliadores se incomodam com pequenos detalhes de acabamento, de incompatibilidade, de atualizações constantes e problemáticas de firmware, entre outros. Mas, muitos não se incomodam com esses “detalhes”, muitas vezes até irritantes.
Uma avaliação feita por uma revista nacional o classificou como o player a ser “batido”. Quem leu o teste ficou horrorizado com tamanha superficialidade e quantidade de erros.
Enfim, as opiniões não são pacíficas, e chegam mesmo até ao exagero quando envolve o fanatismo e o interesse comercial pela marca.

Todas as virtudes apontadas aqui foram percebidas pelos inúmeros reviews já feitos sobre o modelo, mas, constatou-se também que estas qualidades não estão presentes em todas as unidades, o que demonstra uma sensível variação da qualidade de produção dos aparelhos.
A Oppo justificou que essas diferenças são normais, mas algumas não deveriam ser, pois estão diretamente ligadas ao processamento interno da imagem do aparelho, e isto não depende de variações de produção, mas de características intrínsecas do projeto.
Notei que realmente existe uma grande variação de componentes em cada aparelho. Internamente, dois aparelhos com seriais muito próximos possuem componentes de marca e qualidade diferentes.
Isso não tira o mérito de uma unidade bem produzida, que realmente tem um desempenho geral muito bom.
Inúmeros casos já foram conhecidos de compradores do Oppo que, ao perceberem algo “estranho” com a sua unidade, venderam seus aparelhos com alguma desculpa qualquer, adquirindo outro modelo ou até mesmo um equipamento idêntico para nova tentativa de sucesso.
Afinal, muitas de suas qualidades são bastante reconhecidas.

Em relação aos defeitos, nenhum daqueles encontrados por nós diferem daqueles encontrados por outros reviewers ou proprietários do aparelho.
Sequer o fabricante negou os problemas. Cada um deles foi relatado ao departamento de suporte do fabricante, que sempre reconheceu as dificuldades, mas limitando-se apenas a informar que estavam “trabalhando” nisso.
Porém, excluindo-se problemas estéticos e de menor importância (como a oxidação dos botões, por exemplo), outras dificuldades assombram os proprietários do modelo. Grandes variações de desempenho em áudio e vídeo, dificuldades sempre presentes nas constantes atualizações de “firmware” e problemas de leitura de alguns discos em muitas unidades fabricadas são inaceitáveis.
Em recente teste que fiz com um Sony, ele leu todos os discos que o Oppo não reconhecia, a maioria importados. Já testei todas as revisões de firmware já lançadas, e o que se percebe é que alguns problemas são corrigidos, mas outros surgem com as novas versões. Alguns proprietários do modelo usam as versões mais antigas até hoje, que sugerem mais estabilidade do que aquelas concebidas para corrigir as falhas. Isso não é muito aceitável.

A conclusão é que, por mais que encontremos no BDP-83 tantas virtudes já conhecidas por todos, não podemos fechar os olhos para as suas limitações. Não é possível querer que um aparelho na faixa de preço dele seja perfeito em acabamento, produção, desempenho de áudio e de vídeo, com qualidade de reprodução musical hi-end, entre outras.
A Oppo não possui nenhuma “caixinha preta” interna no modelo. Todos os componentes e concepções de projeto estão à disposição de todos os fabricantes. Não há nenhum segredo na produção do Oppo, mas cada fabricante seleciona as opções para o mercado que deseja atingir, seja ele de grande consumo ou de nível hi-end.
Posso afirmar com certeza que a grande maioria dos compradores de Oppo teriam feito melhor negócio comprando um Sony, por exemplo, em 12 vezes e por um preço menor, isso no próprio site da Sony, para a sua necessidade específica.

As duas unidades por mim adquiridas estão retornando à fábrica para uma “checagem”, já que tenho muita facilidade de acesso na movimentação de produtos para dentro e para fora do país, por ser importador e exportador devidamente habilitado.
Tenho total certeza que as unidades que retornarão serão perfeitas, obviamente selecionadas ou produzidas com o maior cuidado do mundo, assim como sabemos serem aqueles equipamentos oferecidos para testes para muitos avaliadores.
Trabalhei em indústrias automobilísticas, e me recordo da preocupação dos fabricantes em tentar descobrir qual o número de série do veículo adquirido pela revista Quatro-Rodas para teste de longa duração. Quando isso era identificado, em qualquer revisão que o veículo fizesse, inúmeros componentes eram substituídos, para correção de problemas ou aumento do desempenho do veículo.
Isso acontece em qualquer segmento de mercado, ou alguém realmente acredita que um fabricante quando envia uma TV, por exemplo, para um teste de revista ou outro meio qualquer, escolhe uma unidade aleatória de um lote? Acho que ninguém mais se ilude com essa possibilidade.

Enfim, continuaremos atualizando esta avaliação na medida do possível, agradando ou não a alguns leitores, mas sempre conduzindo nossas palavras na direção da imparcialidade, honestidade e precisão do que é relatado.

Estou insatisfeito com as minhas unidades adquiridas, mas tenho certeza que a maioria dos usuários não perceberia muitos dos problemas relatados.
Alguns até já comentaram que a oxidação dos botões é “original” de fábrica, dizendo que a cor prateada dos botões, presentes até em fotos do fabricante e em meus testes, nunca existiram…
???

2 Comentários

  1. Prezado Eduardo, bom dia
    Vc chegou a fazer uma avaliação / comparação com o Oppo BDP83-SE ? Obrigado pela atenção.

  2. Olá Marcelo,

    Não fiz esta comparação, mas sabe-se, através de inúmeros usuários e avaliadores sérios, que o SE possui uma qualidade de áudio superior, com um projeto bastante elaborado neste estágio.
    Não sei, porém, se o preço vale a pena, já que alguns modelos como o Cambridge 751, por exemplo, parecem superiores nesta área.

    Abraço

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*