O DVD Player “LG” Condenado…

Um caso de revolta.

Vejam o DVD player abaixo:

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As fotos foram publicadas em tamanho grande, propositalmente. A intenção é mostrar o
estado em que o aparelho se encontra. Apesar de usado, ele não possui qualquer mal
trato. Nenhum risco, amassado, ou qualquer outro sinal de mal uso externo.

Trata-se de um player de DVD, modelo 3351N, fabricado NO BRASIL pela LG. Adquirido no mercado nacional, na loja Extra, COM NOTA-FISCAL Nº 286745.
Na época, este modelo foi escolhido por ser uma versão TOP de linha, supostamente
muito superior a outros modelos então fabricados. Apesar da minha desconfiança em marcas asiáticas, o aparelho apresentava características dignas de um equipamento hi-end. Decoders internos, saídas banhadas à ouro, acabamento externo superior, e especificações técnicas de um aparelho de muita tecnologia.

Apaixonado por áudio e vídeo há 35 anos, demorei para escolher este player. A idéia
era que, como um apaixonado por carros, compraria um player para durar, e em troca
o mesmo seria tratado com o maior cuidado possível. O mesmo cuidado que faz com que
o apaixonado por carros mantenha um modelo funcionando por dezenas de anos.
Apenas para se ter uma idéia, o filtro de linha que cuidava da boa alimentação
elétrica do aparelho, custou na época R$ 4.200,00, e os cabos ligados ao player também
custavam uma pequena fortuna.
Mas, a marca foi uma decepção, pois o que se esperava do fabricante era um suporte
digno de quem quer mostrar que as marcas asiáticas são tão confiáveis como as
demais já há longo tempo estabelecidas no mercado de consumo eletrônico.

Em 2005 o aparelho passou a apresentar problemas crônicos de leitura de alguns discos (problema que sempre apresentou mas com menor frequência), tanto originais como gravados em DVD-R, já que recebo inúmeros DVD institucionais e
promocionais para avaliação.
O aparelho foi levado para uma AUTORIZADA LG de São Paulo, para que fosse reestabelecida a sua condição normal de funcionamento. A conclusão da oficina era de
que o leitor óptico do aparelho estava com defeito, e necessitava ser trocado. Mas, havia
um problema… NÃO HAVIA PEÇA PARA REPOSIÇÃO.
O aparelho foi retirado da oficina, e o problema foi se agravando até que foi novamente levado à outra AUTORIZADA da marca, desta vez em Campinas. A conclusão da oficina não foi diferente, e novamente fui informado que o fabricante não dispunha de peças de reposição, pois só era montado no Brasil, e suas peças eram de procedência asiática. Aparentemente o fabricante não se preocupou em importar peças sobressalentes, já prevendo que se trataria de um aparelho descartável.

Revoltado com esta situação, entrei em contato com o Atendimento ao consumidor da LG,
e depois de inúmeras tentativas, e de algumas semanas, consegui ser atendido. Minha reclamação foi anotada e…. só isso !!! Nunca mais tive um retorno.
Depois desse descaso, e inconformado em ver um aparelho tão novo encostado numa prateleira da estante, publiquei em 19.06.2006 uma reclamação no site ReclameAqui.com.
Após isso, consegui finalmente a atenção do fabricante, que pediu que levasse o
aparelho para uma AUTORIZADA em Itu-SP.
A oficina recebeu o aparelho, fez alguns testes e me informou que realmente havia um problema no leitor óptico, mas que não havia peça para reposição.

Não é admissível que um aparelho adquirido no mercado nacional e que custava muito mais que os demais modelos então disponíveis no mercado, fosse do tipo “DESCARTÁVEL”, “pifou… joga fora”. Talvez estes modelos baratos, também de origem asiática, e que infestam os camelôs de São Paulo, vendidos por até 100 reais, pudesse ser considerado “descartável”, mas não um equipamento desse nível. Na mesma época que adquiri meu player, um amigo comprou um Sony, e outro amigo um Pioneer, ambos de procedência duvidosa. Um está com o aparelho até hoje, reproduzindo qualquer tipo de disco, até riscado ou com outros maus tratos comuns em discos de locadora. O outro amigo vendeu seu player, e o novo comprador o utiliza até hoje, também sem problemas. Os dois players custaram aproximadamente 1/3 do que paguei no meu LG. Se eu tivesse feito o mesmo, e tido o mesmo problema que tive com esse player, talvez nem me incomodasse tanto, pois eram modelos baratos daqueles fabricantes. Mas, mesmo sendo um LG de “alto nível”, meu player sempre “engasgou” com alguns discos, e alguns sequer reproduziam. A gravação precisava estar muito boa. Se o disco tivesse um risco, era sinal de travamento na certa. A mudança de camada era demorada, e muitas vezes terminava em travamento. Nada disso acontecia com os player daqueles meus amigos. Que inveja !!!

Bem, depois do parecer da última oficina, entrei em contato com o atendimento ao consumidor da LG, esperando uma solução. Num retorno posterior, fui informado que o player estava funcionando bem, sem problemas, e que eu deveria parar de usar discos “piratas”, pois o aparelho não podia ler DVD-R, e isso era uma característica normal.
Fiquei indignado por ouvir tantas bobagens juntas, numa clara tentativa de se isentar o fabricante de qualquer responsabilidade.
Se o aparelho estava realmente funcionando bem, porque 3 (TRÊS) oficinas autorizadas da marca constataram o problema e até identificaram o componente defeituoso?
Se o aparelho não poderia ler DVD-R, como o fazia antes? Talvez ele não soubesse disso. Seria essa a resposta?
E, por último, será que a atendente, pouco informada, acredita que qualquer DVD-R só pode conter cópias piratas de produções originais? Será que ela poderia realmente acusar qualquer um de violação de direitos autorais? Será que ela desconhece que discos DVD-R são amplamentes utilizados hoje em apresentação comporativa e outras tantas finalidades que não representam o crime que ela me atribuiu? Afinal, ela colocou o
DVD-R, hoje vendidos até no supermercado da esquina, no mesmo patamar de drogas proibidas, me fazendo parecer o “pior dos bandidos”. Além disso, o aparelho ostenta em seu painel a capacidade de reproduzir MP3, e será que isso também não pode facilitar a pirataria? Curioso, não?

Inconformado, e cansado dessa jornada inútil de 2 anos, levei o aparelho para casa, ainda na esperança que a oficina tivesse feito algum ajuste e resolvido o problema. Mas, o player não consegue reproduzir sequer um disco completamente, travando sem qualquer motivo ou apresentando outras falhas que impossibilitam o seu uso.

Estou hoje bastante decepcionado com a marca. Estou usando um outro player que possuia, um velho Sony que já reproduziu pelo menos 5 vezes mais discos que o LG, e que ainda faz a sua missão com bastante competência.
Ainda penso em comprar um bom player, para aposentá-lo somente quando uma nova tecnologia superá-lo, e não quando o fabricante não tiver mais competência de fazer a sua manutenção. Afinal, a minha parte eu fiz, cuidei muito bem do aparelho, que parece ter sido retirado da caixa hoje. Mas, o fabricante não consegue fazer a sua parte.
Meu próximo player será outro modelo TOP de linha, mas de outro fabricante.
Quanto ao player LG, terá o fim que merece. Vou destruí-lo com uma marreta, e depois postar as fotos aqui. Ficará para sempre registrado o triste fim de um player abandonado pelo fabricante, como uma sucata qualquer.

E que fique registrado este desabafo, para que outros tomem cuidado para não cair em situações semelhantes.
Não é mais admissível que fabricantes inundem o mercado com aparelhos sem peças de reposição e descartáveis.

por Eduardo » Sex Fev 08, 2008 11:54 am Uma cópia dessa reclamação foi enviada ao fabricante.

Numa demonstração de total descaso, não houve qualquer manifestação.

Cuidado com essa marca.

Depois de quase 4 meses desta publicação, devidamente informada ao fabricante ( LG do Brasil), não houve nenhum contato do mesmo para solucionar o caso.

DEFINITIVAMENTE: NÃO RECOMENDAMOS ESTA MARCA

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