DVD Player Philips DVP3350KM

Imagem


Teste Expresso

Inauguramos aqui o Teste Expresso. Um review simplificado.

Como sempre, a desculpa é a falta de tempo. Mas, o objetivo é apresentar uma avaliação mais objetiva e simplificada de um determinado aparelho.

Este teste se refere ao DVD player DVP3355KM da Philips.
Na caixa do aparelho, o modelo é indicado somente como mencionado acima, no site da Philips como DVP3350KMX/78 ( http://www.consumer.philips.com/c/dvd-blu-ray/dvp3350kmx_78/prd/br/ ), e no painel traseiro do aparelho e na etiqueta de fabricação da caixa o modelo aparece como no site do fabricante.

Convém mencionar que esse aparelho me chamou a atenção pelo seu preço bem acessível (R$ 159,00 em 06.01.10 na Americanas), e por sua capacidade de converter músicas de CDs em MP3 e gravá-las num pendrive. Além disso, o aparelho possui função karaokê, e como o objetivo era um player bastante simples para diversão na área de lazer, este foi o selecionado para esta “nobre” função.
Além disso, ele é capaz de reproduzir músicas e vídeos (possui decodificação DivX) também a partir da conexão USB. Isso é muito prático, pois permite a reprodução de uma grande quatidade de vídeos ou músicas, com muita praticidade, enquanto “rola a festa”.
Portanto, era perfeito para a minha finalidade e onde seria ligado, numa TV de 29″ CRT (de tubo).

O aparelho é o modelo mostrado nas duas fotos abaixo (esta são as únicas fotos que não foram feitas pelo Hi-Fi Planet, obtidas no site do fabricante).

Imagem

Imagem

Como já foi mencionado, um dos recursos mais interessantes do aparelho é a facilidade de converter músicas de CDs comuns em arquivos MP3, de forma bastante simples e eficiente, sem a necessidade da complicação do uso de um computador.
A operação é bastante simples, bastando seguir as instruções do manual.
O disco não pode ser protegido contra gravação.

A única ressalva que faço aqui, é que só é possível gerar arquivos MP3 com taxa de bits de 96, 112, 128 e 192 Kbps. Apesar de 128 e 192 Kbps serem suficientes para a maioria das aplicações, alguns ouvintes mais exigentes poderia preferir taxas ainda maiores para melhor qualidade de gravação, como 224 ou 320 Kbps, ou ainda o modo de codificação VBR, este ainda mais eficiente.
Mas, em gravações usando a taxa de 192 Kbps, os resultados foram bastante satisfatórios.
Por outro lado, é capaz de reproduzir arquivos de MP3 gravados de 32 a 320 Kbps.
Para melhor compreensão, incluimos um breve descritivo sobre qualidade de MP3 ao final deste teste.

A conexão USB é padrão 2.0, o que garante uma boa velocidade de transferência e uma reprodução de músicas e filmes sem falhas.

É possível também transferir fotos e arquivos WMA para a saída USB.

Não existe qualquer complicação, e a operação de converter e gravar as faixas selecionadas ou do disco todo é bastante simples.
Só para se ter uma idéia, basta pressionar a tecla “Create MP3” no controle remoto durante a reprodução do CD, que uma tela já é automaticamente aberta e a primeira pergunta que surge é “Deseja criar MP3?”
Muito intuitivo.

Além disso, o aparelho possui função “karaokê”, e esse é um recurso interessante para quem deseja essa função para diversão da família e dos amigos.
É uma pena que só é possível a conexão de um microfone.
Vários recursos são oferecidos para esta função, inclusive pontuação.
O aparelho vem acompanhado de um microfone, de boa qualidade.

A reprodução de vídeo admite o formato DivX, inclusive versão 6, e segundo informado no site do fabricante:

Todos os aparelhos DivX da Philips têm o certificado DivX Home Theater Profile e reproduzem os arquivos gerados por todas as versões de DivX (incluindo DivX 6).

Os aparelhos atuais já suportam os novos recursos do DivX 6, como o formato de mídia DivX com:

* Legendas XSUB™
* Marcadores de capítulo
* Faixas de áudio alternativas
* A extensão de arquivo .divx

Não é necessário atualizar o software do aparelho para desfrutar desses recursos.

Este aparelho não suporta os formatos DivX HD, MKV, Q-pel e GMC. Os arquivos DivX obtidos de serviços ponto a ponto talvez não tenham um formato suportado. Se o seu aparelho não suporta um determinado arquivo de vídeo, você pode baixar um dos programas de conversão amplamente disponíveis para alterar o formato.

O aparelho não possui conexão HDMI, e portanto não é o mais recomendado para obter a melhor qualidade de imagem em uma instalação mais sofisticada, usando, por exemplo, TVs de Plasma ou LCD com telas grandes, ou um projetor. Nestes casos, seria recomendável o modelo DVP3360, que possui conexão HDMI.
Ainda assim, o player testado possui os recursos “Progressive Scan” e “Video Upsampling”. Não há qualquer explicação sobre este último recurso no manual.

O manual poderia ser mais detalhado em alguns pontos, além possuir aquele abominável formato de uma única folha com várias dobras. O formato “caderno” é muito mais prático.

O player permite atualizações de firmware, se necessárias algum dia.

O menu possui o idioma português como opção.

Em formato de áudio, ele aceita somente o “Dolby” para decodificação por um receiver, portanto, não admite o formato “DTS”.

O controle remoto é bastante simples de operar e funcional, mas não possui iluminação ou teclas que permitem visualização no escuro, portanto, essa é uma dificuldade para quem tentar usá-lo numa sala sem iluminação.

Sua aparência é muito agradável e moderna, com um visual arredondado e bastante limpo.

Ao contrários de alguns players muito baratos, ele possui o útil display de informações no painel frontal, não sendo necessário usar o televisor ligado a todo momento, quando, por exemplo, em reprodução de áudio, obtendo assim informações básicas imediatas do funcionamento do aparelho.

Ele é muito leve, apenas 1,3 Kg. Funciona de 110 a 240 volts.

O manual sempre se refere a utilização de uma unidade “flash” na saída USB. Mas, devo testar em breve a utilização de HDs externos com conexão USB, e postarei aqui os resultados.

Internamente a construção é bastante simples e compacta, mas o mecanismo de transporte é robusto e de boa qualidade, com um funcionamento macio e silencioso.

Os testes mostraram uma qualidade de áudio e vídeo muito boas, considerando o preço do aparelho.
O funcionamento foi perfeito, sem falhas, congelamentos ou problemas de leitura de qualquer tipo, o que reforça a impressão de qualidade do conjunto mecânico.
Possui inúmeros recursos atuais, e que funcionam muito bem.

Os testes foram realizados com TVs de 14, 29 e 42″, de diversas tecnologias, e com projetor LCD em tela de 106″.

De forma resumida, este aparelho é mais recomendado para quem gosta da possibilidade de ter um aparelho de karaokê para eventual diversão, e para quem quer converter discos de áudio em formato MP3, sem complicações.
É recomendado, também , para quem deseja um aparelho simples, para uma instalação menos exigente. Não é recomendado para utilização com telas grandes e com resoluções em alta definição, principalmente que possuam conexões HDMI.

Em nossa avaliação, o DVP3350KM mostrou ser um bom equipamento, com a garantia de uma marca tradicional de e respeito, num mercado repleto de ofertas econômicas, porém de pouca qualidade.

Seguem as características técnicas fornecidas pelo fabricante:

Imagem/tela
Conversor D/A 12 bits, 108 MHz
Aprimoramento de imagens Progressive Scan, Video Upsampling

Som
Conversor D/A 24 bits, 192 kHz
Resposta em freqüência 30 a 20.000 Hz
Relação sinal/ruído > 90
Distorção e ruído (1kHz) > 65 dB
Diafonia (1kHz) > 70 dB
Faixa dinâmica (1kHz) > 80 dB
Sistema de áudio Dolby Digital

Reprodução de vídeo
Mídia de reprodução CD, CD-R/CD-RW, CD/SVCD de vídeo, DVD, DivX, DVD+R/+RW, DVD-R/-RW, DVD-Vídeo
Formatos de compactação MPEG1, MPEG2, DivX 3.11, DivX 4.x, DivX 5.x, DivX 6.0
Sistema de reprodução de discos NTSC, PAL

Reprodução de áudio
Mídia de reprodução CD, CD de MP3, MP3-DVD, CD de WMA, CD-R/RW, CD de áudio
Formato de compactação MP3, Dolby Digital, PCM, WMA
Taxas de transferência de MP3 32 a 320 kbps

Reprodução de imagem estática
Mídia de reprodução DVD+R/+RW, DVD-R/-RW, CD-R/RW, Foto CD, Kodak Foto CD
Formato de compactação de imagens JPEG
Aprimoramento de imagens Virar fotos, Girar, Zoom, Apresentação de slides

Conectividade
Conexões frontais / laterais Microfone, USB
Conexões traseiras Saída áudio analógico E/D, Saída progressiva Video Componente, Saída Vídeo Composto (CVBS), Saída digital coaxial

Praticidade
Proteção infantil Censura para crianças, Censura dos pais
Idiomas do menu OSD Português (Brasil), Inglês, Espanhol

Alimentação
Fonte de alimentação 110 a 240 V, 50/60 Hz
Consumo de energia <10 W
Consumo de energia no modo de espera < 1W

Acessórios
Acessórios inclusos Duas pilhas AAA, Cabo de áudio/vídeo, Controle remoto, Folheto de garantia mundial, Manual do Usuário, Microfone

Dimensões
Profundidade da embalagem 282 mm
Altura da embalagem 82 mm
Largura da embalagem 415 mm
Profundidade do aparelho 209 mm
Altura do aparelho 37 mm
Largura do aparelho 360 mm

Aplicações de multimídia
Conexões multimídia Dispositivo de classe de memória USB
Formatos de reprodução DivX, Imagens estáticas JPEG, MP3

Destaques fornecidos pelo fabricante:

Processamento de vídeo de 12 bits/108 MHz para imagens nítidas e naturais
Conversor D/A de vídeo 12 bits que preserva cada detalhe da qualidade autêntica da imagem. Mostra as sombras sutis e uma graduação mais suave de cores, resultando em uma imagem mais vibrante e natural. A limitação do conversor analógico-digital padrão de 10 bits se torna evidente quando usado em telões e projetores.

Progressive Scan por vídeo componente para qualidade de imagem otimizada
O Progressive Scan duplica a resolução vertical da imagem, resultando em uma imagem muito mais nítida. Em vez de enviar para a tela primeiro o campo composto pelas linhas ímpares e, depois, enviar o campo com as linhas pares, os dois campos são projetados ao mesmo tempo. A imagem completa é criada instantaneamente, usando a resolução máxima. Nessa velocidade, o olho humano vê uma imagem mais nítida, sem estrutura linear.
Ligue e aproveite os diversos recursos

O Hi-Speed USB 2.0 Link reproduz vídeos/músicas de uma unidade flash USB
USB (Universal Serial Bus) é um padrão de protocolo usado de forma conveniente para conectar PCs, periféricos e equipamentos eletrônicos de consumo. Dispositivos USB de alta velocidade apresentam uma taxa de transferência de dados de até 480 Mbps – superior aos 12 Mbps dos dispositivos USB originais. Com o link USB 2.0 de alta velocidade, basta conectar seu dispositivo USB, selecionar o filme, a música ou a foto e reproduzir.

O Media Copy transfere fotos e músicas para unidades flash USB
Compartilhe fotos e músicas com a família e amigos em sua sala e em qualquer lugar. Basta copiar seus arquivos favoritos para uma unidade USB e levá-los para onde quiser.

Criação de arquivos MP3 com apenas um toque diretamente de CDs para dispositivos USB
Converta o conteúdo de seus CDs favoritos em arquivos MP3 em seu produto Philips e armazene esse conteúdo diretamente em um thumbdrive ou no seu aparelho de MP3 por meio de um cabo USB. Aproveite a comodidade de criar arquivos MP3 em casa, sem usar um PC, mesmo com o CD sendo reproduzido.

Pontuação do karaokê para divertidos e empolgantes concursos musicais em casa
Suas sessões de Karaokê ficarão muito mais animadas com o Karaokê com Pontuação. Deixe que seu desempenho seja julgado para poder se aprimorar ou para competições entre amigos. O Karaokê com Pontuação classifica automaticamente seu desempenho e exibe uma imagem engraçada relacionada ao modo como você se saiu. É diversão que não acaba mais!

Reproduz DivX, MP3, WMA e fotos JPEG de câmera digital
Reproduza praticamente todos os formatos de mídia que desejar: DivX, MP3, WMA ou JPEG. Experimente a praticidade imbatível da incrível capacidade de reprodução e o prazer de compartilhar arquivos de mídia em sua TV ou Home Theater no conforto da sua sala.

Reproduz CD, (S)VCD, DVD, DVD+R/RW e DVD-R/RW
Reproduza praticamente todos os discos que desejar: CDs, (S)VCDs, DVDs, DVD+R, DVD-R, DVD+RW ou DVD-RW. Experimente a flexibilidade imbatível e a praticidade de reproduzir todos os seus discos em um único dispositivo.

Certificado DivX para reprodução padrão de vídeos DivX
Com suporte DivX, você poderá desfrutar de vídeos codificados com DivX no conforto da sua sala. O formato de mídia DivX é uma tecnologia de compactação de vídeo com base em MPEG4 que permite salvar arquivos grandes como filmes, trailers e vídeos musicais em mídia como CD-R/RW e discos DVD graváveis.

Um “tour” fotográfico pelo aparelho:

Imagem
Vista geral do aparelho. Visual moderno e agradável.

Imagem
Destaque dos controles frontais, entrada USB e entrada de microfone.

Imagem
Destaque das saídas traseiras.

Imagem
Vista geral interna.

Imagem
Detalhe do mecanismo de transporte.

Imagem
Detalhe das placas de circuito principal e da fonte de alimentação.

Imagem
Controle remoto.

Imagem
Instalação durante os testes. (para prova de que realmente foi adquirido e testado)
Número de série do aparelho testado: HC010942131856

Dica para Desbloqueio de Regiões

Para tornar o DVP3350 “region free”, ou seja, desbloquear o aparelho da região 4 para todas as regiões, é muito simples:

1. Entre no “SETUP” do aparelho.
2. No menu que se abre, vá até a “Pág. Preferências” e pare aí. Não entre em mais nada. (a página onde se deve estar é mostrada abaixo).

Imagem

3. No controle remoto, pressione: ” 1 3 8 9 3 1 ”
4. Vai abrir uma tela onde se deve usar as teclas de setas “para cima” ou “para baixo” do controle remoto para selecionar a região ” 0 ” (desbloqueado para qualquer região).
5. Pressione “OK” para sair desta tela.

Esta dica funcionou no aparelho testado.

Um pouco sobre MP3…

Como um dos maiores diferenciais deste player é a conversão e gravação (são duas coisas diferentes) de arquivos em MP3, seguem alguns comentários sobre o formato:

O MP3 ainda é o formato mais popular na internet para codificar os mais variados arquivos sonoros.

Muitos DVD players, dispositivos portáteis e até players de carro reconhecem esse formato, oferecendo até entradas USB ou de cartões de memória para maior comodidade.

MP3 é um formato que compacta músicas usando modelos psyco-acústicos que fazem com que sons que nossos ouvidos não notam sejam removidos do arquivo final, reduzindo o que restar de forma eficiente, mas justamente devido a esta característica, este formato de arquivo é comparado ao também famoso JPG e ambos ganham o nome de formato lossy. As imagens JPG removem informações de cores que tenham pouca ou nenhuma influência para a imagem, teoricamente falando, reduzindo assim o tamanho da figura. Voltando a falar do MP3, ele contém cabeçalhos e dados em série (header/data) que chamamos de frame, e que juntando tudo forma o arquivo completo.

Podemos converter/codificar um arquivo MP3 em::

* ABR significa Average Bit Rate ou Taxa de Bits Média em português.
* VBR significa Variable Bit Rate ou Taxa de Bits Variável em português.
* E finalmente o CBR que significa Constant Bit Rate ou Taxa de Bits Constante em bom português.

Mas o que é taxa de bits?

Segundo a Wikipédia, taxa de bits (bitrate ou bit rate em inglês) representa a quantidade de informações armazenadas por unidade de tempo, no caso das músicas, poderíamos dizer que é a quantidade de bits armazenada em cada frame da canção. Quanto maior a taxa de bits, maior a qualidade, e, portanto, quanto menor a taxa de bits, menor a qualidade. Da mesma forma, quanto maior a taxa de bits, maior o tamanho do arquivo gravado.

Para exemplificar, vamos mostrar alguns exemplos da qualidade do bitrate em arquivos de mídia:

Em áudio MP3

* 32 kbps — Qualidade AM.
* 96 kbps — Qualidade FM.
* 128–160 kbps — Qualidade Padrão.
* 192 kbps — Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). Padrão para músicas em MP3. Com este bit rate, apenas os ouvidos mais treinados conseguem notar a diferença em relação a um CD.
* 224–320 kbps — Qualidade próxima à de um CD.

Em outros tipos de áudio

* 800 bps — Qualidade mínima para se ter uma voz reconhecível.
* 8 kbps — Qualidade de transmissão de voz telefônica.
* 500 kbps a 1 Mbps — Áudio sem qualquer perda de qualidade.
* 1411 kbps — Formato de som PCM, comparável ao CD (Compact Disc Digital Audio).

5 Comentários

  1. olá amigo tenho esse dvd pois adquiri a pouco tempo e tenho algumas duvidas, para ultilizar seu karaoke gostaria de saber de vc se tenho que comprar um cd especifico ou baixar aqueles arquivos de karaoke na internet e outra duvida no menu Desbloqueio de Regiões na area de referencia que vc fala acima estar bloqueada tem como debloquear como faço isso. gosto muito de seus arquivos continue assim terá pessoas sempre te apoiando é de pessoas assim que nosso país precisa que gosta da verdade e não tem medo de passar para outras pessoas o conhecimento. muito obrigado!

  2. Olá NEO,

    Obrigado pelas palavras.

    Te confesso que não sou muito adepto de karaokê, mas mesmo assim comprei um disco contendo várias faixas, o problema é que… ainda não o testei.
    Acredito que tanto é possível usar um disco pronto como um com arquivos baixados da internet.
    Vou fazer um teste com esse disco em breve, pois também estou curioso à esse respeito.

    O bloqueio somente permite a reprodução de discos de região 4. Para desbloquear o aparelho, para ler discos de outras regiões, você deve usar o procedimento descrito no texto acima (Dica para Desbloqueio de Regiões). Se isso não funcionar, é provável que o seu aparelho já tenha sofrido alguma modificação de firmware (pelo próprio fabricante), mas uma busca pela internet deve trazer outras opções de desbloqueio.

    Se tiver qualquer outra dificuldade, volte a escrever.

    Um abraço,

    Eduardo

  3. olá meu amigo eduardo consegui desbloquear mais outra duvida surgiu toda vez que desligar o dvd total na tomada vou ter que fazer sempre o mesmo procedimento ou vai ficar debloqueado sempre free região. obrigado!

  4. Olá, descobri seu site em pesquisa no google. Parabéns, você deu uma aula que colocou o manual da philips no chinelo.
    Eu preciso de ajuda sobre um problema que tive com meu DVD Philips DVP3350KM. Quando coloco um dvd para rodar, o aparelho simplesmente apaga sozinho, até a luz stund by (acho que a escrita é assim…) apaga. É como se a energia acabasse. Aí eu fico um tempão colocando e tirando o cabo de energia na tomada até que a luz stund by (…) liga de novo e aí então posso ligar o aparelho nem que seja para tirar o disco. É muito frustrante. Qual será a causa desse problema? Aguardo uma dica.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*