A melhor caixa acústica do mundo. Finalmente !!!

Esta é uma reportagem muito especial, surpreendente e longa (tão longa que receberá um espaço exclusivo).
Antes de iniciá-la, gostaria de deixar uma pergunta para vocês.


Existem inúmeras caixas acústicas no mercado, muitas se colocando como melhor que todas as outras.

Já sabemos que com 4 ou 5 anos uma caixa já se torna obsoleta diante das contínuas  inovações tecnológicas.

E aí vem a questão para ser pensada:

Na sua opinião, como deve ser a melhor caixa acústica do mundo atualmente?

(a artigo foi iniciado com o nome “Projeto “A Caixa””, na categoria DIY, na subcategoria de mesmo nome, em 23.02.2011)

6 Comentários

  1. Deve ser iqual a minha!Que expectativa ouvir música nessa caixa,é um ritual sentar e dar um tok no player e fluir só música,música,música…..Que felicidade ter essa caixa, desde 96 é só alegria.NÃO VENDO, NÃO TROCO,NÃO….É ÚNICA,.Paragon Regent é a fera.Curiosidade,já ouviste música gravada em mídia blu-ray?Não?tá perdendo,cd é coisa do passado,use o progama OKOKER BLU-RAY BURNER e seja feliz amigo.Aurélio.

  2. Sr. Eduardo,
    Sua genialidade, dedicação, conhecimento e principalmente honestidade, fazem falta no HTForum, como quando você era moderador.
    Pessoas como você estão cada vez mais raras naquele fórum. Porque você não volta?
    Já faz tempo. Esqueça o que deve ter lhe acontecido para chateá-lo tanto, e retorne a iluminar aquele cantinho com o brilho de suas contribuições.
    Você está na minha opinião entre os 5 conhecedores mais geniais deste mundo do hi-end, e possui a forma mais peculiar e sincera para debater qualquer assunto.
    Volte para lá e será recebido com muito calor, te garanto isso. Sempre comentamos em nossos amigos que sua volta seria a melhor coisa que poderia acontecer.
    Pense nisso com muito carinho.
    Um forte abraço ao amigo que mesmo sem te conhecer pessoalmente, me ajudou muito no meu desenvolvimento audiófilo, e possui uma personalidade fabulosa.

    Do admirador,

    Dimaeda

  3. Olá Aurélio,

    Obrigado pela participação.

    O artigo que vou oferecer aqui aos nossos leitores foge um pouco de modelo e marca, e por isso é uma surpresa.
    Sua caixa, sem dúvida, é uma excelente caixa, mas você poderia extrair um pouco mais das gravações mais atuais com uma caixa também mais moderna, preparada para as exigências do próprio formato Blu-ray que você sugere que, aliás, para nós não é novidade, e já havíamos comentado algo sobre isso aqui mesmo, em http://hifiplanet.com.br/blog/?cat=130.
    Você tem razão, o novo formato de áudio em blu-ray é muito superior a qualquer coisa que já tenhamos ouvido.
    Só uma dica, não adianta copiar um CD em formato bly-ray, pois a cópia ficará limitada ao padrão CD.
    Tente ouvir um bom blu-ray de áudio num Marantz UD 8004, num sistema bem atualizado (inclusive caixas) , e surpreenda-se ainda mais com o resultado.

    Abraço

    Eduardo

  4. Caro Maeda,

    Agradeço as suas palavras. Quem sou eu? Exagero da sua parte. Sou um mero aprendiz como todos os demais.

    Tudo o que fazemos na vida tem um motivo. Tive os meus quando deixei o HTForum, e mantenho a minha posição de jamais voltar a participar daquele espaço, assim como também jamais voltarei a escrever para a DVD News, ou a participar de qualquer outro espaço que não tenha uma linha de conduta adequada ou respeite as posições que defendo, sempre norteadas pela honestidade de meus atos e de minhas opiniões.

    Nada tenho contra quem quer que seja, é apenas uma posição minha. Aqui está o espaço que eu queria, que eu precisava para expor minhas opiniões, minhas idéias, sem censura, sem me ver obrigado a seguir políticas de interesses, ou ter que me calar diante de situações que me incomodam e nada poder fazer.

    Recebo ameaças, ofensas e atá coisas piores, mas aqui é meu canto. Aqui faço o que quero, e quem se sentir incomodado, que me processe, pois não invento nada. Tudo está aí, claro e bem diante dos olhos de quem quer enxergar.

    Desculpe o desabafo, mas entenda que não sou arrogante, vingativo ou imaturo (não nos meus quase 50 anos), apenas quero ser eu mesmo, sem ter que mudar o discurso para atender este ou aquele interesse, estes sim, egoístas e falsos.
    Defendo o que é certo, procuro ajudar outras pessoas a dar o passo certo. Não pratico isso por dinheiro, pois nenhum centavo ganho no Hi-Fi Planet. Não tenho anunciantes, patrocinadores, não sou dono de loja de áudio e vídeo, não organizo eventos e nem preciso disso para sobreviver. É apenas por paixão.
    Sempre defendi o correto, como a briga que já comprei com grandes “potências” e gente que se dizia muito poderosa (como faço aqui hoje: http://www.digiplanet.com.br). Defender o certo é o que todo cidadão deveria fazer, mas muitos preferem o oposto, pois isso lhes rende algum proveito.
    Agradeço muitíssimo seu convite, mas a minha posição nunca mudará.
    De qualquer forma, estarei sempre por aqui.

    Grande abraço,

    Eduardo

  5. Eduardo,
    deixe-me compartilhar com você e os demais amigos: hoje é uma dia histórico para mim em minha peregrinação audiófila, pois hoje é o dia que tomei conhecimento deste site.

    Alegria plena ! Este é meu sentimento, este é meu desabafo !

    Ainda agora descbri, lendo os comentários do amigo Maeda, que você é o Eduardo ex-moderador do htforum. Se eu estivesse em sua presença neste momento, certamente daria-lhe um sincero abraço.

    Suas palavras no post acima completam meus pensamentos.

    A partir de hoje, acompanharei tudo o que for escrito no Hi-Fi Planet e recomendarei aos amigos verdadeiros.

    Sua postura e atitude, entendo e aplaudo, é um respiro num mar de tanta degradação que vejo nos sites da internet e revistas.

    Você tem meu respeito e admiriação.

    Forte Abraço.

    fibra

  6. Nobre Eduardo! Boa noite!

    A melhor caixa acustica do mundo talvez nao seja possível de ser feita, pois até hoje me parece que a acustica é puramente uma questao física. Estou me referindo a caixas com graves de presenca, como encontramos sempre nas caixas maiores, por exemplo, nas Wilsom Audio.
    Muito presente, encorpado, com alta pressao sonora… Proporcionando uma experiencia incrível… Isso, até hoje, só é conseguido através de um bom volume de caixa, e obviamente de um belo woofer que seja capaz de receber alta potencia…

    Seria incrivel ter uma caixa pequena capaz de reproduzir a “pegada” dos tambores de uma opera por exemplo, de tremer o peito… Mas, hoje, so conseguimos isto com caixas enormes…. Ou, adicionando um belo subwoofer ao sistema… Mas, como aqui estamos falando somente de caixas acusticas que operam numa gama grande de freuqencias, vamos esquecer dos subs… Até porque uma caixa perfeita nao iria precisar de nenhum sub woofer adicionado para completar as frequencias baixas…

    Talvez hoje, esta seja o maior desafio dos projetistas… “Arrancar” baixas frequencias com alta pressao sonora em espacos reduzidos…

    Hoje existem subs de 8″ que tocam muito pesado… Talvez numa floorstander 3 way, poderia ser integrado um sub… Fazendo um 4 way… Talvez isso ajudaria a preencher os graves que um woofer nao consegue num espaco mais módico… Com certeza seria uma caixa mais completa.

    Vejo que muitas caixas de pequeno porte nao contem woofers de peso, com grandes amortecedores para a excursao do falante… Simplesmente pois estas caixa nao foram projetadas para tocarem a 25hz… No minimo 45hz e olhe lá!!! (Pelo manual do fabricante ainda!!)

    Isso ja nao acontece com medios e agudos, onde um resultado excepcional pode ser conseguido com espacos reduzidos ou as vezes quase nulos!!!

    Finalizando, caixa perfeita para mim seria do tamanho entre uma bookshelf e uma floorstander que tocassem aquelas baixas frequencias com o mesmo peso que hoje só são tocadas por caixas grandes e muitas vezes gigantes!

    Outro ponto…. E que esta caixa nao precisasse de uma sala com o formato retangular ou quadrado para tocar perfeitamente… hoje em dia eu estou muito mais preocupado com a posicao das caixas na minha sala assimetrica do que com a propria qualidade do meu equipamento… isso faz uma grande diferença. Quero eu um dia ter uma sala com o indice o reverberação correto, ou próximo à isso, como nosso amigo Knirsch sempre enfatiza.

    Grande abraço!!

    Patrick

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*